Centella Asiática emagrece?
Alimentos Emagrecimento

Centella Asiática emagrece?

junho 13, 2019   •   por Karen Coelho

Centella Asiática emagrece?  Neste artigo descubra como você poderá usufruir das inúmeras propriedades do consumo desta planta de origem indiana.

Conhecida como Centella Asiática, esta planta de origem asiática, a gotu kola, tem inúmeras propriedades, sendo uma das plantas mais estudadas no mundo. Muito indicada para quem quer livrar-se e evitar o aparecimento da vilã número 1 das mulheres: a celulite, auxilia em outros aspetos da pele, regenerando-a por estimular a produção de colágeno.

O fato é que a Centella Asiática emagrece. E isso se deve ao alto poder diurético desta planta que tanto poderá ser consumida em cápsulas, tintura e chá. O consumo desta planta auxilia na redução das gorduras que estão acumuladas nas células responsáveis por armazenar a gordura, conhecidas como adipócitos. Para além disso, são responsáveis por melhorar o funcionamento dos rins, contribuindo para a melhoria significativa da eliminação das toxinas e do excesso de líquido.

Vale a pena, sempre, lembrar que muitas vezes a sensação de quilos a mais é tão somente o excesso de líquidos. Neste sentido, a centella asiática ajudará numa drenagem do corpo mais eficiente.

Centella Asiática emagrece

Geralmente, a rotina alimentar da maioria das pessoas que vivem em grandes cidades é pouco atenta as necessidades do organismo. Na maioria das vezes, as refeições são baseadas em alimentos processados e industrializados com altos níveis de sal, açúcar e sódio. Estes elementos aumentam e muito a retenção de líquidos.

E já que falamos de grandes cidades e sociedades em que vivemos, não poderemos deixar de referir um fenômeno do nosso tempo: a ansiedade. Considerada uma das mais frequentes doenças da atualidade, este estado contínuo de alerta está diretamente relacionado com o aumento de peso.

A ansiedade aumenta a produção de um hormônio conhecido como cortisol. Não é à toa que ele é referido como o hormônio do stress. Mas como a Centella Asiática poderá ajudar?

O consumo desta planta estimula a redução dos níveis de cortisol. A ansiedade faz aumentar o apetite por alimentos altamente calóricos, como carboidratos e açúcares. Neste sentido, fica simples entender o porque da centella asiática ser recomendada para emagrecer.

Para além dos benefícios já indicados como a redução da gordura nos adipócitos; a diminuição da ansiedade e o consequente controle do apetite; a ação diurética, é importante salientar mais duas propriedades. O consumo de Centella Asiática é um ótimo aliado para combater a inflamação no organismo.

Leia também:

Como emagrecer de uma maneira saudável e duradoura

Você sabia que a celulite é uma microinflamação do tecido adiposo? O consumo de muitos carboidratos, gorduras e açúcares contribui para a o estado inflamatório do organismo. E isso é importante porque há evidências que comprovam que um organismo inflamado poderá causar resistência não só a insulina, mas também a leptina, o hormônio conhecido por controlar o nível de apetite e o metabolismo do organismo.

Agora, que você já sabe as propriedades, os benefícios e que, sim, a Centella Asiática emagrece, resta esclarecer qual é a dosagem indicada, como tomar e as contra-indicações. A dose recomendada da planta é de 180 a 500 mg, sendo dividida em duas a três vezes diárias.

No caso de optar pelas cápsulas, a posologia recomendada é de 2 vezes ao dia. Já o chá, beba de 4 a 5 xícaras diárias. Para complementar o tratamento, você poderá usufruir dos benefícios do creme de Centella Asiática, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite.

Mas será que há efeitos colaterais? Apesar de ser uma planta e ser mais natural o seu tratamento, não poderemos descartar que há sim alguns efeitos colaterais que você deve ter em conta. Como exemplos, temos o aumento da sensibilidade ao sol, prurigem e dermatite.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário