Caldo de cana – emagrece ou engorda?
Alimentos

Caldo de cana – emagrece ou engorda?

janeiro 15, 2018   •   por Karen Coelho

cado de cana benefíciosO caldo de cana é uma bebida que gera muitas dúvidas em quem está fazendo uma dieta, procurando emagrecer ou até mesmo fazendo somente uma reeducação alimentar com o objetivo de melhorar a sua saúde. Isso por que o caldo de cana é bastante doce. Costuma-se consumi-lo puro ou mesmo adicionando frutas cítricas como o limão, o abacaxi dentre outras frutas que contrastem com seu sabor açucarado

Caldo de cana: funções e composiçãocaldo de cana composição

O caldo de cana é obtido a partir da moagem da cana. Seus principais nutrientes são: Vitaminas (A, complexo B e C), proteína vegetal, ácidos graxos, Carboidratos (glicose, frutose. Amido e sacarose) e minerais (cálcio, ferro, potássio, fósforo, sódio e magnésio).

Dentre as suas principais funções no organismo encontramos: prevenção a tromboses, melhora do sistema imunológico, recarga de energia e uma ótima ação antioxidante.

Caldo de cana para praticantes de exercícios físicoscaldo de cana exercícios

O caldo de cana é um alimento com alto grau energético pois ele possui um índice glicêmico alto. Assim, o caldo de cana é um excelente repositor de energia para praticantes de exercícios físicos, podendo ser utilizado após os treinos e também durante competições que demandam mais tempo e mais energia como por exemplo corridas. Ele ajuda na reposição dos estoques de glicogênio hepático e também do glicogênio muscular, o que auxilia na melhora da recuperação dos tecidos musculares e evita a famosa sensação de fadiga muscular.

O caldo de cana engorda ou não?caldo de cana açúcar

Devido à sua grande concentração de glicose e também da frutose o caldo de cana enquadra-se na parcela de doces e açúcares que compõem a pirâmide alimentar. Desta forma, o caldo de cana, por si só, não engorda, mas deve ser ingerido conscientemente. Assim como todos os alimentos que ingerimos. Nada em excesso faz bem, ou tudo em excesso engorda, menos água. A recomendação de açúcares é de apenas uma porção por dia. Ou seja, se você estiver pensando em ingerir o caldo de cana, fique atento à quantidade de açúcares que vai consumir durante este dia. Em um copo pequeno de caldo de cana com 150 ml temos aproximadamente 123 calorias e 30gramas de açúcares.

Caldo de cana faz bem ou mal?caldo de cana faz bem

O caldo de cana faz muito bem, ele é um ótimo repositor hidroeletrolítico natural, assim como a água de coco. Como dito acima, é muito importante ficar atento à quantidade de calorias e açúcares na sua dieta em um geral. Porém, mal não faz. Pessoas diabéticas precisam ficar mais atentos devido à sua condição especial. Intoxicações alimentares por causa do caldo de cana são incomuns e têm relação principalmente com a higiene  do local onde é processado, guardado e consumido.

Mais um benefício do caldo de cana

Pesquisas já apontam que o consumo de caldo de cana durante a gripe ou um resfriado auxilia na melhora do sistema imunológico e também de processos inflamatórios. Ainda melhora o ânimo devido a sua função energética.

Considerações sobre o caldo de canacaldo de cana para a saúde

O caldo de cana muitas vezes é deixado de lado, porém quem opta por não ingeri-lo acaba perdendo todos os benefícios que ele é capaz de fornecer para a nossa saúde. Assim, a partir de agora, antes de eliminar um alimento de sua dieta de vez, procure encontrar os benefícios que ele pode te trazer e apesar de não consumi-lo todo os dias, pelo menos adicione-o á sua lista de alimentos liberados.

 

Caldo de cana – emagrece ou engorda?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. arnaldo almeida sousa
    janeiro 15, 2018

    muito obrigado

Deixe seu Comentário