Cagaita – para que serve? Descubra agora!
Saúde

Cagaita – para que serve? Descubra agora!

agosto 16, 2017   •   por Karen Coelho

A Cagaita é uma fruta típica da região do Cerrado, especialmente nos estados de Goiás e Minas gerais. Pouco conhecida pelo rosto do país, a cagaita tem inúmeros benefícios para a saúde por ser rica em vitaminas, como a vitamina C, que protege nosso organismo e nos livra de doenças. Se você nunca teve contato com essa fruta, não se preocupe, neste artigo vou te contar tudo sobre ela. Confira!

Cagaita - para que serve

Cagaita – para que serve

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vim falar um pouco mais sobre essa fruta desconhecida da maioria das pessoas: a cagaita. Sua árvore pode chegar até 10 metros de altura e sua madeira é utilizada de várias formas – até mesmo para criar móveis.
Embora a maioria do país não saiba muito sobre ela, a cagaita é muito benéfica para a saúde e seu consumo deve ser incentivado, já que além da vitamina C que citei lá em cima, ela ainda é rica em antioxidantes, que são essenciais para manter o organismo forte e combater os radicais livres.

E como consumir a cagaita?

A Cagaita é muito saborosa e suculenta e seu consumo é bastante variado: pode ser através de doces, vitaminas, sucos ou mesmo de forma natural. Na região do cerrado, ela é uma das frutas mais populares, justamente pelo seu sabor e flexibilidade. E,  por lá ela também é muito utilizada como sorvete!
Também é muito comum encontrá-la em forma de polpa, mesmo na região sudeste. Isso será possível em supermercados grandes ou mesmo em feiras livres e típicas de algumas regiões. Congelada, ela mantém seus nutrientes, o que facilita o transporte. Mas, se você tem espaço de sobra em casa, como eu disse, sua árvore não é grande e cultivá-la é bem simples. Basta comprar algumas sementes e deixá-la ao sol, pois é uma árvore tropical.

Cagaita - para que serve

Cagaita – para que serve

Benefícios da Cagaita – para que serve à sua saúde?

Vamos agora aos benefícios dessa fruta tão exótica e saborosa. Acompanhe todos eles:

Benefícios da Cagaita – para que serve ao sistema imune?

Como eu disse lá em cima, a cagaita é rica em vitamina C, o que é excelente para o nosso sistema imunológico, nos protegendo de doenças, como gripes e resfriados. Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do organismo e consumi-la com frequência é muito importante, especialmente diariamente. A falta de vitamina C pode acarretar graves problemas de saúde e sem sua presença na dieta, é preciso de suplementação para repor.

Benefícios da Cagaita – para que serve para o intestino

A cagaita tem poderes laxativos e quando consumida com frequência moderada, pode ser uma grande aliada do intestino e do sistema digestivo de forma geral. Além disso, nas regiões típicas, a cagaita é considerada uma fruta medicinal e é muito usada para o alívio de diarreias e problemas de estômago, seja no consumo de forma natural ou até mesmo em chás.

Dicas Extras

Gostou das dicas? Que tal pensar em colocar essa fruta tão exótica no seu cardápio a partir de hoje? Garanto que você irá adorar. E se você gosta de dicas de saúde e alimentação, separei mais dois artigos bacanas sobre esse assunto. Confira!

Conheça os benefícios do azeite de oliva: Clique aqui!

Você sabe o que é barbatimão? Se não, clique aqui e descubra!

Até a próxima!

Cagaita – para que serve? Descubra agora!
1 (20%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. agosto 16, 2017

    […] Prev Article (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); […]

  2. Roberta
    setembro 15, 2018

    Gostei dessa fruta

Deixe seu Comentário