Café da manhã saudável: dicas para montar o seu todos os dias
Emagrecimento

Café da manhã saudável: dicas para montar o seu todos os dias

setembro 22, 2018   •   por Karen Coelho

Que o café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia isso você já sabe, mas talvez a questão seja como prepara-lo adequadamente para que se torne uma refeição saborosa e sadia.

Assim como as demais refeições a dica é prezar pela melhor variedade possível incluindo leite, frutas e cereais. A seguir vou te apresentar algumas ideias para que possa te inspirar a criar os seus próprios cardápios de modo que cada manhã se torne única e especial.

Café da manhã saudável dieta

Dê sempre uma atenção especial ao café da manhã saudável

Existem pessoas e dietas (malucas) que pulam o café da manhã como forma de se emagrecer mais rapidamente. Entretanto, tal estratégia não é aconselhável, pois pode comprometer a sua manhã e te deixar menos produtivo. Isso sem contar a sua saúde que é o bem mais precioso.

Outro detalhe que não pode ser deixado de lado diz respeito justamente ao momento de se alimentar. Se você possui horários e tarefas a serem cumpridos rigorosamente pela manhã é recomendável que acorde um pouco mais cedo do que o habitual, para poder tomar o seu café de forma tranquila.

Evite toma-lo de forma apressada, tendo em vista que uma mastigação mal realizada pode gerar algum desconforto para o seu estômago e até a região intestinal.

O que se deve ter na mesa do café da manhã

A mesa do seu café deve promover sabor e saúde. Para isso, invista nas frutas, grãos, sementes, ovos, cereais, sucos naturais, café, chá, leite, soja e queijo. Biscoitos, pães e bolos podem ser uma boa pedida, desde que sejam integrais.

O que não se deve colocar a mesa do café da manhã

Se você deseja ter um café da manhã bastante nutritivo e saboroso deve evitar alguns tipos de alimentos que são ruins para a sua saúde como, por exemplo: frituras, massas, doces e alimentos ricos em sódio.

Dicas de cardápio matinal

Como em qualquer outra refeição, o ideal é variar sempre para que o seu organismo não enjoe. Desta forma, vou te apresentar a seguir algumas dicas, para que possa iniciar melhor as suas manhãs e depois montar o seu próprio cardápio. Veja a seguir algumas combinações:

Cardápio 1

Um pão integral com queijo minas ou ricota + copo de suco de laranja ou chá de hortelã + 1 fruta (a sua escolha).

Cardápio 2

Iogurte natural com granola ou aveia + 3 torradas integrais com geleia + 2 frutas.

Cardápio 3

Café sem açúcar (pode acrescentar algumas gotas de adoçante) + 2 fatias de pão integrais ou 5 biscoitos integrais + 1 fruta.

Cardápio 4

Uma vitamina de fruta + 3 torradas integrais com uma fina camada de geleia.

Cardápio 5

1 omelete de claras + 1 copo de suco natural de frutas.

Cardápio 6

1 copo de leite com fibras solúveis + 2 fatias de pão integral com uma fina camada de requeijão light + 1 fruta.

Cardápio 7

1 porção de salada de frutas + 3 biscoitos integrais.

 

Crie a sua própria panqueca

Não sei você, mas eu adoro comer logo pela manhã panqueca. E você pode inclui-la tranquilamente no seu cardápio e acrescentar 1 copo de suco natural para ficar bem alimentado e realizar todas as tarefas do dia.

Para facilitar o seu planejamento de um café da manhã mais saudável resolvi compartilhar contigo uma receita que sempre faço na minha casa e é bem simples, além de ser leve e saborosa. Confira a seguir.

Panqueca de banana com aveia

Essa deliciosa panqueca é ideal para quem deseja perder peso. Veja como é fácil prepara-la:

Ingredientes:

1 ovo;

1 banana;

4 colheres de farelo de aveia;

1 colher (café) de cacau em pó ou canela;

Óleo de coco (para untar).

Modo de Preparo

Pegue a banana e a amasse bem. Agora misture-a com o ovo, o farelo de aveia e a canela. Bata tudo com o auxílio de um garfo. Evite o uso do liquidificador, pois o equipamento poderá deixa-la muito líquida.

Em seguida, unte uma frigideira com o óleo de coco e coloque aos poucos as porções para que elas dourem. Assim que ficarem bem douradas nos dois lados é só servi-las.

O segredo do café da manhã

Como já disse e reafirmo, o café da manhã é a refeição mais importante do seu dia. E quando você começa a dar a devida atenção perceberá que conseguirá ter maior disposição diária, ao passo que evitará exceder nas próximas refeições, assim como evitará as famosas “beliscadas” que podem disfarçadamente comprometer a sua dieta.

Por isso, comece agora a cuidar bem da sua primeira refeição e experimente novas combinações a partir das sugestões que lhe apresentei. Qualquer dúvida é só enviar a sua mensagem pelos comentários abaixo. Saúde e bom apetite!

 

 

 

 

Café da manhã saudável: dicas para montar o seu todos os dias
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. daniela vissotto
    setembro 25, 2018

    Muito bom! vou começar a seguir a dicas
    café da manha é uma refeição muito importante que ajuda em uma dieta

Deixe seu Comentário