Bolinho de mandioca assado
Receitas Fit

Bolinho de mandioca assado

setembro 12, 2018   •   por Karen Coelho

Se tem um quitute que não consigo (e nem me esforço) para resistir é justamente o bolinho de mandioca ou bolinho de aipim dependendo de como é conhecido. Embora seja facilmente encontrado em padarias e lanchonetes bem gorduroso pode-se comer o bolinho mais sequinho e degusta-lo com menos sensação de culpa.

E para que você se delicie e fique tranquilo resolvi escrever este post para compartilhar contigo algumas receitas simples e fáceis de serem preparadas. Para tanto, elenquei algumas delas em uma versão mais leve e saudável como poderá conferir nos próximos parágrafos…

Bolinho de mandioca assado fitness receita

Benefícios da mandioca

A mandioca, aipim ou então macaxeira – como é bastante mencionada em nosso imenso Brasilzão – é um alimento que oferece nutrição e vários benefícios à saúde humana como, por exemplo: controlar os impulsos nervosos, promover melhor funcionamento do intestino, aumentar a produção de serotonina e auxiliar o organismo a manter a saúde dos ossos.

É claro que o consumo regular de mandioca feito com pouca gordura – quanto menos melhor – possibilita ao organismo absorver melhor esses benefícios. Veja a seguir algumas receitas deliciosas.

  1. Bolinho de mandioca assado tradicional

Para começar nada melhor do que compartilhar contigo uma receita de bolinho de mandioca assado tradicional, para que possa conhecer e se inspirar, para criar as suas próprias receitas saborosas.

Ingredientes

600 gramas de mandioca cozida;

1 colher de sopa de manteiga;

1/2 xícara de salsa picada;

200 gramas de queijo coalho (para rechear);

1 colher de chá de sal.

Modo de Preparo

Em primeiro lugar, cozinhe a mandioca. Assim que ela chegar ao ponto retire-a do fogo e a deixe esfriar. Em seguida, amasse bem a mandioca até que ela forme um purê.

Acrescente a salsa picada e a manteiga até que se forme uma massa homogênea. Depois coloque o sal. Coloque a massa na geladeira para esfriar.

Assim que a massa estiver fria, retire-a da geladeira, enrole e recheie com o queijo. Depois é só levar ao forno pelo período médio de 40 minutos. Pronto, agora é só retirar e servir!

  1. Bolinho de mandioca assado light

Nesta receita de bolinho você criará os seus quitutes bem mais leves e saborosos. Assim você não perde a dieta! Veja a seguir como é simples o seu preparo.

Ingredientes:

1 ovo;

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;

1 colher (sopa) de margarina light;

2 colheres (sopa) de parmesão ralado;

1 xícara (chá) de mandioca cozida e amassada;

Sal (a gosto).

Para o recheio

1 colher (sopa) de farinha de trigo;

2 colheres (sopa) de tomate picado;

200 gramas de carne moída;

1 dente de alho amassado;

1 cebola picada;

Sal (a gosto).

Modo de preparo

Em primeiro lugar, descasque a mandioca e depois a coloque para cozinhar juntamente com o sal. Assim que verificar o seu cozimento retire a mandioca do fogo. Agora escorra a água utilizada e depois amasse a mandioca.

Deixe-a esfriar. Agora inclua o sal, o queijo, a margarina e o ovo. Adicione aos poucos a farinha de trigo até que se obtenha uma massa firme. Reserve-a e comece a preparar o recheio.

Em uma panela refogue a carne com o alho e a cebola. Coloque o tomate picado e tempere com o sal. Se quiser, aproveite e insira a pimenta. Acrescente algumas colheres de água e deixe por um período de aproximadamente 10 minutos até que a água seque.

Depois coloque um pouco da farinha no recheio para que dê liga. Agora separe as porções da massa e as recheie com uma pequena quantidade de carne. Feche bem as porções e as coloque em uma assadeira devidamente untada com azeite.

Em seguida, leve a assadeira ao forno pré-aquecido a 200 C e deixe assar por um período de 30 minutos. Depois é só retirar e se servir!

  1. Bolinho de mandioca assado com brócolis

Esta é mais uma receita leve para quem deseja saborear um delicioso bolinho, mas sem correr o risco de engordar. Acompanhe a seguir o seu preparo.

Ingredientes:

600 gramas de mandioca cozida;

1 maço de brócolis picado;

1/2 xícara de salsa picada;

1 colher (sopa) de manteiga light;

1 colher (chá) de sal;

Pimenta do reino (a gosto).

Modo de preparo

Lave bem os brócolis e depois o coloque para cozinhar no vapor. Assim que estiver cozido, pique, tempere e o reserve.

Descasque a mandioca e depois a cozinhe. Quando ela estiver macia é só escorrer a água e deixar esfriar. Em seguida, amasse como se fosse um purê e acrescente os demais ingredientes (menos os brócolis) e misture bem até formar uma massa homogênea.

Coloque na geladeira. Crie porções e as abra recheando com os brócolis. Feche bem. Agora, coloque o bolinho em uma assadeira untada e coloque no forno médio para assar por 40 minutos. Pronto, agora é só servir. Bom apetite!

 

Bolinho de mandioca assado
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário