Bolinho de espinafre assado
Receitas Fit

Bolinho de espinafre assado

outubro 03, 2018   •   por Karen Coelho

Você já teve a oportunidade de experimentar um bolinho de espinafre? Muitas pessoas viram a cara para este vegetal, inclusive as crianças que não se sentem à vontade com o seu sabor, haja Popeye para incentivar os pequenos e adultos!

Todavia, quando se conhece os benefícios que o espinafre proporciona à saúde humana, todo esforço é válido para ingeri-lo com regularidade. Para ter ideia, o espinafre auxilia na firmeza da pele e controla a diabetes, entre outros fatores positivos.

Bom, para receber estes e outros benefícios do espinafre nada melhor do que conhecer algumas receitas de bolinho de espinafre assado para degustar e… amar!

Receitas de bolinho de espinafre assado

Veja também: bolinho de batata doce – rápido e fit!

Bolinho de espinafre assado fitness

Bolinho de espinafre assado (tradicional)

Nesta receita simples você vai aprender como é fácil preparar os seus próprios bolinhos em casa. O tempo gasto aproximado é em torno de 40 minutos e o rendimento médio é de aproximadamente 15 porções. Confira a seguir como fazer.

Ingredientes:

2 maços de espinafre;

1 xícara de cheiro-verde;

1 colher (sopa) de óleo;

2 ovos;

Farinha integral;

4 dentes de alho;

1 cebola grande picada;

Sal (a gosto);

Azeite (a gosto).

Modo de Preparo

Lave bem o espinafre e procure aproveitar o talo ao máximo. Em seguida, pique-o o mais fino que puder. Pegue uma tigela e misture os seguintes ingredientes muito bem: espinafre, óleo, cheiro-verde, alho, cebola, ovos e o sal.

Acrescente, aos poucos a farinha e com as próprias mãos mexa até que obtenha uma massa mais ou menos grossa. Em seguida, unte uma forma e vá inserindo colheradas da massa.

Leve ao forno para assar e deixe até dourar. Caso prefira pode substituir a forma por forminhas de empada. Depois, é só retirar do forno e aguardar esfriar. Para finalizar, regue os bolinhos com um pouco de azeite de oliva.

Bolinho de espinafre assado (light)

Esta é uma receita de bolinho de espinafre assado ideal para quem busca uma alternativa que alie bom sabor e leveza. Se este é o seu caso é só acompanhar todo o preparo a seguir.

Ingredientes:

1 maço de espinafre;

7 colheres (sopa) de farinha de trigo integral;

3 colheres (sopa) de leite desnatado;

2 ovos inteiros;

1 colher (sobremesa) de fermento em pó;

1 colher (café) rasa de sal.

Modo de preparo

Lave bem o espinafre e depois o pique em pedaços pequenos. Agora refogue-o levemente em uma frigideira e o deixe até que murche. Feito isso, escorra e aguarde esfriar.

Em seguida, pegue uma vasilha e misture nela o espinafre com todos os demais ingredientes. Deixe o fermento por último. Assim que formar uma massa homogênea retire pequenos pedaços e molde os bolinhos.

Coloque-os em uma assadeira previamente untada. Leve ao forno pré-aquecido em uma temperatura média de 180 °C e deixe pelo tempo entre 10 e 15 minutos. Depois é só servir.

Bolinha de espinafre com queijo

Se você gosta de queijo e combinações (como eu) precisa experimentar essa delícia que pode ser feita como uma opção de cardápio diferente para o lanche da tarde, por exemplo, ou para festas. Confira abaixo como fazer.

Ingredientes:

560 gramas de espinafre;

1 xícara de queijo parmesão ralado;

4 ovos batidos;

115 gramas de manteiga (derretida);

2 xícaras de farinha de rosca;

4 cebolinhas picadas;

Pimenta do reino (a gosto);

Sal (a gosto).

Modo de Preparo

Primeiro, descongele o espinafre. Depois o esprema e o pique em pedaços. Em seguida, misture bem todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Molde as bolinhas.

Unte uma assadeira e distribua os bolinhos nela. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180 °C) e deixe assar pelo tempo entre 10 e 15 minutos. Assim que estiverem dourados é só retirar do forno e servir.

Bolinho de Espinafre com aveia

Agora se você é daquelas pessoas que adora ingerir alimentos com a participação especial da aveia com certeza vai gostar dessa receita. Veja como é simples fazer!

Ingredientes:

1 folha de espinafre;

1 cebola picada;

3 colheres (sopa) de azeite de oliva;

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado;

2 dentes de alho picados;

1 xícara (chá) de aveia em flocos finos;

3 claras de ovo;

1 colher (café) de fermento químico em pó;

Noz-moscada (a gosto);

Sal (a gosto).

Modo de Preparo

Pique bem a folha de espinafre. Em seguida, aqueça uma frigideira e refogue nela o alho, a cebola e o azeite. Acrescente o espinafre e o refogue até que murche. Seque a água presente no fundo da frigideira e deixe os ingredientes misturados esfriarem.

Depois é só os transferir para uma tigela e acrescentar os demais ingredientes. Misture bem. Divida a massa em 15 porções iguais. Achate cada uma como se fosse uma carne de hambúrguer.

Logo após, aqueça uma frigideira e coloque os bolinhos para grelhar de ambos os lados até dourarem.

Bom apetite!

 

 

 

Bolinho de espinafre assado
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário