Bolinho de chuva assado – Receita FIT
Receitas Fit

Bolinho de chuva assado – Receita FIT

setembro 14, 2018   •   por Karen Coelho

Quem não gosta de uma deliciosa receita que é dos tempos da vovó? Acredito que a maioria das pessoas (adultas) possui algum tipo de lembrança agradável e doce quando o assunto é bolinho de chuva.

Comigo não é diferente… Desde os tempos da minha bisavó – ao menos que eu saiba – os bolinhos de chuva já eram feitos regularmente. E quando criança era muito comum come-los a tarde no horário do café, o que representava a pura e mais bela noção de felicidade na vida de uma criança…

Bom, em meio a tantas lembranças maravilhosas como essa que acabei de compartilhar contigo nada melhor do que falarmos sobre como fazer o seu próprio bolinho de chuva. Até algum tempo atrás eu só conhecia a receita utilizada pela minha família, ou seja, aquela receita comum com várias calorias de acréscimo.

Vou até compartilha-la contigo, mas é claro que pretendo focar mesmo é na versão assada que é bem mais light e que nos interessa mais. Então, preparado? Vamos lá!

Receita FIT de bolinho de chuva assado

Bolinho de chuva assado fit fácil

Receita tradicional de bolinho de chuva

O bolinho de chuva, como o próprio nome diz, é um tipo de bolinho preparado de forma caseira para que possa ser servido como um lanche. Ainda que “muitas propagandas” sobre ele reforçam o seu preparo e consumo nos dias chuvosos você pode faze-lo em qualquer outro momento, estação ou temperatura (eu mesmo adorava comer os bolinhos nas tardes ensolaradas rs).

A seguir vou te apresentar a receita tradicional do bolinho de chuva, para que a conheça e depois, se quiser, a compare com as demais que irei compartilhar ainda neste post, certo?

Receita de bolinho de chuva tradicional

O delicioso bolinho de chuva é bem fácil de preparar e você gastará somente uns 30 minutos. Veja abaixo quais são os ingredientes e o modo de preparo para faze-los.

Ingredientes:

1 xícara de chá de leite;

2 ovos;

2 colheres e meia de xícaras de farinha de trigo;

1 colher de chá de fermento em pó;

1 xícara de açúcar;

1 colher de sopa de canela (para polvilhar);

3 colheres de sopa de açúcar (para polvilhar);

1 litro de óleo (para fritar).

Modo de preparo

Junte e misture bem todos os ingredientes até que se forme uma massa homogênea e cremosa. Em seguida, aqueça uma panela com uma boa quantidade de óleo, de modo que permita com que os bolinhos consigam flutuar.

Assim que o óleo alcançar uma temperatura de aproximadamente 180 C, ou seja, bem quente é só colocar uma pequena quantidade da massa com o auxílio de uma colher e deixar fritar até que a massa fique dourada por completo.

Depois coloque os bolinhos sobre um papel absorvente. Para finalizar passe os bolinhos na canela com açúcar. Agora é só servir!

Embora a receita seja simples, fácil e saborosa ela não é adequada para quem deseja emagrecer. Mas não precisa ficar triste, pois você pode experimentar o bolinho de chuva em uma versão mais leve e saudável.

Receita de bolinho de chuva assado funcional

Para fazer essa deliciosa e leve receita você precisará fazer o seguinte:

Ingredientes:

2 ovos;

2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;

1 colher (chá) de fermento em pó;

3 colheres (sopa) de farinha de arroz;

3 gotas de baunilha;

2 colheres (sopa) de adoçante culinário;

1 colher (sopa) de farinha de trigo integral;

Açúcar mascavo (para salpicar);

1 pitada de sal.

Modo de preparo

Junte os ovos, o leite, o sal, a baunilha e o adoçante, e os bata no liquidificador. Depois, despeje o creme batido em uma vasilha. Acrescente a farinha e o fermento. Misture bem todos os ingredientes e coloque em formas como, por exemplo, aquelas próprias para empadinhas.

Caso não possua pode improvisar como desejar. Em seguida, acenda o forno. Quando ele alcançar a temperatura de 160 C coloque os bolinhos para assar e os deixe no forno pelo período entre 10 e 15 minutos.

Depois, é só desenformar e salpicar com o açúcar mascavo. Pronto, agora é só servir!

Receita de bolinho de chuva assado light com aveia

Outra ótima e deliciosa opção leve para criar os seus próprios bolinhos com o sabor especial graças a aveia. Acompanhe a receita a seguir.

Ingredientes:

2 ovos;

1 colher de margarina light;

¾ de leite desnatado;

1 xícara de farelo de aveia;

2 colheres de açúcar demerara;

1 xícara de farinha de trigo integral;

1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em uma tigela e os misture até formar uma massa homogênea. Depois unte as formas com a margarina e o farelo de aveia. Em seguida, despeje a massa. Leve-a ao forno pré-aquecido a uns 200 C e deixe por 20 a 30 minutos. Aguarde esfriar. Depois desenforme e sirva. Experimente e depois nos conte, tá?

 

Bolinho de chuva assado – Receita FIT
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário