Bolinho Caipira Assado: 3 Receitas Leves e Deliciosas
Receitas Fit

Bolinho Caipira Assado: 3 Receitas Leves e Deliciosas

abril 04, 2019   •   por Karen Coelho

Eu Amo Este Bolinho caipira assado! Além de delicioso ele é muito leve, pode comer sem medo!

Oi coisa linda! No artigo de hoje você vai aprender a fazer um delicioso bolinho caipira assado e conhecer um pouco a respeito da história desse quitute que faz parte da cultura brasileira há muito tempo.

Para muitos, a receita tradicional reporta-se a culinária paraibana, enquanto outros a consideram uma iguaria do interior de São Paulo, especialmente da cidade de São Jose dos Campos.

Independente disso, esses bolinhos são saborosos e fazem muito sucesso na época das festas juninas e, antes de compartilhar contigo as receitas, nada melhor do que contar brevemente a história desse salgado. Confira!

Uma pequena porção de história

O que se sabe sobre a história dos bolinhos caipiras são especulações, já que as suas origens são incertas. Desta forma, atribui-se a criação da iguaria com os índios puris, os quais utilizam peixe e farinha como a base dos seus ingredientes.

Com a vinda dos portugueses, os bolinhos ganharam a inserção de carne de porco.

Em outra hipótese bastante aceita acredita-se que os bolinhos surgiram durante o século XVII, através dos tropeiros que, durante os seus longos percursos paravam para comer e, na ocasião, preparavam uma mistura de milho e água com tempero, ao passo que enrolavam essa massa em um peixe para fritar.

Mas há também uma especulação forte de que o bolinho caipira tenha surgido na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, através de uma mulher, cuja invenção lhe era atribuída como “bolinho da Toninha”.

Em meio a tantas especulações, o fato é que em 2009 várias cidades do interior de São Paulo, em especial Jacareí, se esforçaram por reconhecer a iguaria como patrimônio cultural, uma vez que ela é considerada uma receita típica nas festas juninas realizadas no interior de São Paulo.

Pois bem, creio que tenha ficado com vontade de experimentar o tal bolinho, não é mesmo? Então me acompanhe, pois no próximo tópico irei compartilhar contigo uma receita do Bolinho Caipira para ser feito no forno. Confira!

Bolinho Caipira Assado

A receita a seguir é bem simples de fazer e você pode prepara-la para qualquer ocasião. Aproveite e se delicie!

Ingredientes:

2 ovos inteiros;

1 colher (sopa) de manteiga;

4 colheres (café) de fermento em pó;

3 colheres (sopa) de leite;

4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes e os misture bem. Acrescente a farinha até que dê o ponto para enrolar a massa. Modele os bolinhos. Unte uma assadeira antiaderente com pouco óleo ou azeite. Leve os bolinhos para assar no forno com temperatura média. Quando dourarem é só retirar e servir!

Bolinho caipira assado com amendoim

Nesta deliciosa receita você vai aprender a preparar os seus bolinhos com o acréscimo de um ingrediente especial: o amendoim que dará mais sabor. Confira!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo;

3 ovos (separe as gemas das claras);

1 colher (sopa) de fermento em pó;

10 colheres (sopa) de manteiga;

2 xícaras (chá) de amendoim torrado (sem pele);

1 colher (chá) de sal.

Modo de Preparo

Primeiramente pegue as gemas e as coloque na batedeira. Acrescente a manteiga e o sal e bata até obter um creme esbranquiçado. Depois coloque a farinha e o fermento. Misture bem com as mãos até que a massa comece a desgrudar.

Unte uma assadeira antiaderente. Modele os bolinhos. Passe-os nas claras e no amendoim moído. Coloque os bolinhos na assadeira e os leve para assar em forno médio pelo tempo aproximado de 20 minutos ou até que dourem. Pronto, agora é só servir!

Bolinho caipira com mandioca e carne moída

Sinceramente, um quitute caipira sempre pede esses dois deliciosos ingredientes: a carne moída e a mandioca, cuja combinação é um sabor para lá de especial. Veja a seguir como preparar essa iguaria na versão assada.

Ingredientes:

600 gramas de carne moída;

600 gramas de mandioca cozida e espremida;

1 clara de ovo;

Açafrão (a gosto);

Noz moscada (a gosto);

Salsinha (a gosto);

Pimenta-do-reino (a gosto);

Sal (a gosto).

Modo de Preparo

Primeiramente tempere a carne moída com o sal, salsinha e a pimenta-do-reino. Em seguida, tempere a mandioca espremida com o sal e a noz moscada. Misture todos estes ingredientes para que forme uma massa semelhante à de um croquete. Depois divida essa mesma massa em pequenas porções e modele os bolinhos.

Misture a clara de ovo com o açafrão e pincele sobre os bolinhos para que fiquem com uma boa aparência dourada. Unte uma forma antiaderente com pouco óleo ou então com azeite.

Leve os bolinhos ao forno preaquecido e deixe-os assar. Assim que se formar na superfície dos bolinhos uma casquinha rígida e um pouco dourada é só retirá-los do forno. Pronto, agora é só servir.

Observação: Caso queira poderá substituir a carne moída pelo frango cozido e desfiado ou pela batata doce. Experimente!

Gostou das receitas? Que tal compartilhar com seus amigos!

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário