Beterraba engorda
Alimentos

Beterraba engorda

dezembro 18, 2018   •   por Karen Coelho

Como já mencionamos em diferentes ocasiões, existem muitos mitos em relação ao consumo de certos alimentos. Nesse caso, estamos falando da beterraba. A beterraba não engorda! Portanto, neste artigo vamos tentar esclarecer os efeitos que este alimento pode produzir no organismo.

A beterraba engorda? É um mito – entenda!

beterraba engorda verdade

Nesse sentido, é importante começar deixando de lado a ideia de que a beterraba sacarina tem muito açúcar e de que é por isso que engorda. Nada está mais longe da realidade, já que quase não tem calorias e pode sim fazer parte de uma dieta de emagrecimento graças ao seu efeito saciante. Além disso, as beterrabas fornecem antioxidantes, responsáveis ​​pela cor vermelha, que aumentam as defesas contra todos os tipos de doenças e também ajudam a diminuir o colesterol.

Então, levando em conta esses dados, podemos dizer que a beterraba não engorda, mas pode ser uma excelente auxiliar na redução de peso, bem como manter a boa saúde em geral. Além disso, a beterraba é um alimento com propriedades nutricionais interessantes e deve sempre fazer parte da dieta de cada pessoa. É um vegetal muito energético recomendado em casos de anemia, doenças do sangue e convalescença, também para crianças e mulheres grávidas.

Alguns benefícios da beterraba

A beterraba é um alimento que possui muitos benefícios, tem um alto teor de ferro, também é rica em carotenos, em folatos e vitaminas B1, B2, B3 e B6. Para melhor observar as contribuições nutricionais da beterraba, aqui está um exemplo das propriedades nutricionais em caso de consumo de uma xícara de beterraba cozida cortada em fatias:

  • Calorias: 31 kcal.
  • Proteína: 1,5 gramas.
  • Carboidratos: 8,5 gramas.
  • Fibra dietética: 1,5 gramas.
  • Potássio: 259 miligramas.
  • Fósforo: 32 miligramas.
  • Folato: 53,2 microgramas.
  • Vitamina A: 58,5 Unidades Internacionais.

Veja aqui: uma receita detox com beterraba

Como escolher e preservar a beterraba

A beterraba pode ser encontrada fresca nos supermercados, mas a orgânica é encontrada nas vendinhas e hortas. É melhor escolher aquelas que estão firmes, redondas, sem manchas e com uma cor vermelha bem intensa; Você também deve escolher cachos que tenham folhas muito verdes e que tenham as mesmas raízes para que, mais tarde, ao cozinhá-las, elas o façam de maneira uniforme.

  • Evite beterrabas que tenham uma forma alongada e pele escamosa por cima, porque elas terão um sabor forte, fibroso e forte.
  • Mantenha as beterrabas frescas na geladeira e dentro de um saco plástico, fazendo com que elas durem de duas a três semanas. As folhas da beterraba, separadamente, também devem ser mantidas em um saco plástico e não lavadas. Desta forma e na refrigeração eles podem ser mantidos por três a cinco dias.

Como preparar beterrabas

  • Sabendo que a beterraba não engorda e que é um vegetal, você pode consumi-la crua, cozida ou conservada. Seu principal uso é em saladas, embora também possa ser comida sozinha, com alho ou cebola e um pouco de azeite, sal e vinagre.
  • Se você quiser comer a beterraba crua, sem tempero algum, mas também pode adicionar um pouco de óleo e limão.
  • Se você os consumir cozidas elas serão mais digeríveis, você deve introduzi-los em água fervente com sal sem tê-las descascado antes. Eles devem ser fervidos por pelo menos uma hora, então você pode facilmente remover a pele.
  • Beterrabas assadas podem ser preparadas colocando-as no forno e não as tirando até ficarem macias. Feitas dessa maneira, elas mantêm quase todas as suas propriedades intactas.

Viu, a beterraba não engorda! E ainda traz muitos benefícios para a nossa saúde! Mito desvendado!

 

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário