Benefícios do quiabo – “senhora dedo”
Alimentos Emagrecimento

Benefícios do quiabo – “senhora dedo”

julho 04, 2017   •   por Karen Coelho

Os benefícios do quiabo para a nossa saúde são muitos. Existem alguns vegetais que são capazes de proporcionar inúmeros benefícios a saúde das pessoas de uma única vez, mas infelizmente a maioria passam a ter o gosto sugestivo, em que as pessoas costumam evitar justamente por não serem agradáveis ao paladar. Um exemplo para isso seria o quiabo ou “senhora dedo”.benefícios do quiabo vegetal

Benefícios do quiabo

O quiabo se caracteriza como um vegetal de baixo teor calórico e que inclusive, fornece apenas 30 calorias por 100 gramas do seu consumo. Esse vegetal possui uma série de nutrientes eficientes ao corpo, como no caso de vitaminas A, B, C, E e K. Além disso, trata-se de um vegetal que fornece carboidratos ao corpo, e é rico em fibras dietéticas, garantindo a saciedade para aqueles que o consomem.

Quer saber quais são os benefícios do quiabo para a saúde? Confira.benefícios do quiabo antioxidante

O gosto e a aparência do quiabo podem não ser tão agradáveis como a maioria dos outros vegetais, mas por incrível que parece, ele pode proporcionar muitos benefícios para a saúde das pessoas, sendo necessário em sua rotina alimentar.

Considerado uma fonte de carboidratos e fibras dietéticas, o quiabo tem dados nutricionais que surpreendem, como a presença de diferentes minerais – cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio – e também de diferentes vitaminas, que serão fundamentais no fornecimento de todos os benefícios que o vegetal “promete”.

Segundo os especialistas, o quiabo é um vegetal amplamente produzido e ainda consumido em regiões tropicais e sub-tropicais, por isso que em alguns países é possível encontrá-lo em grandes quantidades ao longo do ano, mas em outros – principalmente os mais “gelados” – o seu consumo se torna tecnicamente, raro.

Leia também este artigo – Benefícios da pimenta preta – turbine seu metabolismo!

Os principais benefícios do Quiabo para a Saúdebenefícios do quiabo vitaminas e minerais

Devido a ampla quantidade de nutrientes eficientes que o quiabo possui, ele se torna um vegetal crucial para a rotina alimentar das pessoas, garantindo muitos benefícios para a saúde, principalmente para pessoas que foram diagnosticadas com diabetes, problemas no coração ou outros que necessitam de tratamentos.

Para a diabetes o quiabo é eficiente justamente por conta do seu alto teor de fibras, que ajuda na estabilização do nível de açúcar no sangue. Além disso, é possível auxiliar no controle da absorção do açúcar, impedindo que o quadro de saúde da pessoa sofra alterações negativas que prejudicam ainda mais a saúde.

Já para os problemas de coração, esse vegetal pode ajudar a reduzir o colesterol ruim do corpo, justamente por conter “pectina solúvel”. Além disso, o vegetal é eficiente na redução da coagulação, reduzindo ao extremo os efeitos negativos no coração e por isso que parte dos cardiologistas indicam seu consumo frequente.

Mas além de ambos os problemas citados acima, o quiabo também passa a agir no combate dos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico, que, assim, passa a prevenir várias doenças e enfermidades, principalmente a tosse e gripe. Isso ocorre por conta da ampla quantidade de minerais e vitaminas presentes a partir do mesmo, principalmente a vitamina C que pode fortalecer o organismo.

Estude a possibilidade de acrescentar os benefícios do quiabo em suas refeições. Crie receitas que possam melhorar o seu sabor e assim poderá começar a usufruir de seus benefícios.

Benefícios do quiabo – “senhora dedo”
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário