Benefícios do mel – sabor e saúde!
Emagrecimento

Benefícios do mel – sabor e saúde!

julho 20, 2017   •   por Karen Coelho

Os benefícios do mel para a saúde são impressionantes. Além de fortalecer o sistema imunológico e fornecer um açúcar saudável ao nosso organismo o mel possui muitos nutrientes essenciais à manutenção do nosso bem estar geral. Se você deseja conhecer mais detalhes sobre os benefícios do mel, confira este post até o final.benefícios do mel para o sistema imunológico

Curiosidade sobre os benefícios do mel

As abelhas engolem, digerem e regurgitam o néctar para fazer o mel; Este néctar contém quase 600 compostos. As abelhas são muito importantes para a polinização das flores, então façamos tudo o que pudermos para salvá-las e mantê-las aqui na Terra.

O mel é tão bom que o incluímos na nossa lista de alimentos que deveriam estar na sua cozinha neste momento.

Benefícios do mel para a saúdebenefícios do mel das abelhas

  1. Prevenir câncer e doenças cardíacas

O mel contém uma boa quantidade de flavonóides, antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e também doenças cardíacas.

  1. Reduzir úlceras e outros distúrbios gastrointestinais

Pesquisas recentes mostram que o tratamento com mel pode ajudar distúrbios como úlceras e gastroenterite bacteriana. O que pode estar relacionado ao próximo benefício.

  1. Possui ações antibacteriana, antifúngica, antivirótica

Estas propriedades se devem ao fato de que ao “fabricarem” o mel, as abelhas liberam uma enzima que é responsável por ajudar na fabricação de peróxido de hidrogênio. Substância base dá água oxigenada.

  1. Benefícios do mel para o desempenho atléticoOs benefícios do mel para a garganta

Atletas olímpicos antigos comeriam mel e figos secos para melhorar seu desempenho. Isso agora foi verificado com estudos modernos, mostrando que é ótimo em manter os níveis de glicogênio e melhorar o tempo de recuperação do que outros edulcorantes.

  1. Reduz a irritação da tosse e da garganta

O mel ajuda muito com a tosse. Em um estudo realizado com 105 crianças, uma única dose de mel foi tão eficaz quanto uma dose única de dextrometorfano para aliviar a tosse noturna e permitir um sono adequado.

  1. Na medicina da índia é conhecido por balancear os 5 elementos de amor

Ele tem sido usado em medicina ayurvédica na Índia por pelo menos 4000 anos e é considerado por afetar positivamente os três desequilíbrios materiais primários do corpo. Também é dito ser útil na melhoria da visão, perda de peso, cura da impotência e ejaculação precoce, distúrbios do trato urinário, asma brônquica, diarreia e náuseas.

O mel é referido nesta cultura como “Yogavahi”, pois tem uma qualidade de penetrar nos tecidos mais profundos do corpo. Quando o mel é usado com outras preparações à base de plantas, ele melhora as qualidades medicinais dessas preparações e também ajuda a atingir os tecidos mais profundos.

  1. Benefícios do mel para o diabetesbenefícios do mel açúcar

Embora contenha açúcares simples, não é o mesmo que açúcar branco ou adoçantes artificiais. Sua combinação exata de frutose e glicose realmente ajuda o organismo a regular os níveis de açúcar no sangue. Alguns tipos de mel têm um índice hipoglicêmico baixo, então eles não induzem a picos de açúcar no sangue.

  1. Benefícios do mel para feridas e queimaduras

A aplicação externa de mel demonstrou ser tão eficaz quanto o tratamento convencional com sulfadiazina de prata. Especula-se que o efeito de secagem dos açúcares simples e a natureza antibacteriana do mel se combinam para criar esse efeito. Estudos demonstraram ter muito sucesso na cicatrização de feridas.

  1. Benefícios do mel como Probióticobenefícios do mel lactobacilos

Algumas variedades possuem grandes quantidades de bactérias amigáveis. Isso inclui até 6 espécies de lactobacilos e 4 espécies de bifidobactérias. Isso pode explicar muitas das “propriedades terapêuticas misteriosas do mel”.

  1. Benefícios do mel para o fortalecimento do sistema imunológico

O mel é capaz de aumentar a produção de células imunes de acordo com estudos realizados na Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff, no Reino Unido.

Leia também este artigo – Biomassa de banana verde – Você não vai acreditar nisso!

Considerações sobre os benefícios do melbenefícios do mel colmeia

Os benefícios do mel para nós seres humanos são impressionantes, além de ser delicioso e poder ajudar bastante na dieta, adoçando chás e sucos que costumamos ingerir com açúcar. Se eu fosse você iria correndo comprar o meu. Beijos e até a próxima!

 

Benefícios do mel – sabor e saúde!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário