Benefícios do manjericão – muito mais do que um tempero!
Alimentos Emagrecimento

Benefícios do manjericão – muito mais do que um tempero!

março 02, 2018   •   por Karen Coelho

Os benefícios do manjericão vão muito além de ser um tempero natural.  Pode ser considerado como uma planta aromática medicinal. Pertencente à família Labiaceae possui folhas verdes flores brancas ou rosadas.Benefícios do manjericão saúde

Benefícios do manjericão

O manjericão tem propriedades curativas, devido a seus ativos antiespasmódicos, antibacterianos e também anti-inflamatórios.
Além de ser rico em óleos essenciais, componentes antioxidantes e outros nutrientes que você vai conhecer ao longo deste artigo.

1. Melhora a respiraçãoBenefícios do manjericão respiração

Neste tópico estamos falando dos benefícios do manjericão em chá. Ele tem um alto poder antibacteriano, depurativo do sangue e também anti-inflamatório. O que além de ajudar na limpeza das vias aéreas, auxilia na remoção de toxinas que causam doenças.
O chá feito com o manjericão possui efeito expectorante, que é muito importante para quem está encatarrado durante uma gripe ou alergia. E também alivia os sintomas da asma e da bronquite. Além de melhorar o sistema imunológico, o que dá aquela força para evitar gripes e resfriados.

2. Proteção dos rins

O manjericão tem propriedades diuréticas naturais. Por esse motivo ele auxilia na eliminação das toxinas do organismo, ajudando na redução do inchaço e na melhora das funções renais. Ainda há a presença de substâncias anti-inflamatórias que auxiliam os rins protegendo-os da insuficiência e ainda evitam infecções renais.

3. Alivia o estresseBenefícios do manjericão estresse

Os extratos naturais obtidos do manjericão atuam como anti estresse ajuda a relaxar o corpo tanto fisicamente quanto mentalmente.  Seu consumo freia produção excessiva de cortisol, um hormônio associado a elevados níveis de estresse. Ele ainda é capaz de estimular a liberação de endorfinas.

4. Faz bem para a região bucal

O manjericão apresenta compostos antimicrobianos. Se você ferver uma folha de manjericão, gargarejar ou mesmo beber pela manhã ele cria uma barreira de proteção contra germes e bactérias que causam problemas na boca, como infecções e mau hálito.

5. Melhora dores de cabeçaBenefícios do manjericão chá para dor de cabeça

Dores de cabeça tensionais são muito constantes durante o dia a dia de pessoas com vidas corridas, como eu. Os benefícios do manjericão para aliviar as dores de cabeça são muitos. Por seus compostos calmantes e anti-inflamatórios ajudam a oxigenar o cérebro e amenizam a dor.
Isso pode ser conseguido com o consumo do chá ou com a aplicação de compressas quentes.

6. Previne o envelhecimento precoce

Devido à grande concentração de flavonoides e taninos, o manjericão é um grande aliado para evitar o envelhecimento precoce.

7. Melhora o trato intestinal

O manjericão é uma planta digestiva que ajuda a melhorar dores no estômago. Também atua evitando o excesso de gases e inflamações.
Beber o chá de manjericão ajuda a equilibrar a flora intestinal e também melhora o tráfego intestinal, o que também ajuda a eliminar o inchaço.
É também legal tomar o chá de manjericão quando você come uma comida muito pesada bom remédio para a indigestão causada pelas comidas muito pesadas, pois ajuda a regular o pH do estômago e diminui a produção excessiva dos sucos ácidos.

Benefícios do manjericão – consideraçõesBenefícios do manjericão intestino

Sem dúvidas o manjericão é um poderoso aliado do nosso organismo. Se você está em uma dieta e procura auxiliares naturais para o emagrecimento, com certeza deve apostar nele. Não só como tempero, mas também tomando seu chá. Os benefícios do manjericão para quem está de dieta são muitos! Vale apena

E você? Gostou de conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios do manjericão? Deixe seu comentário abaixo!
 

Benefícios do manjericão – muito mais do que um tempero!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário