Benefícios do feijão
Alimentos

Benefícios do feijão

julho 20, 2017   •   por Karen Coelho

O feijão é uma das maiores paixões gastronômicas dos brasileiros. Quem é que não ama a ideia de se deliciar com ume feijoada em pleno final de semana? Acho que ninguém! Ele faz parte do nosso prato de todo dia, então é muito importante conhecermos os benefícios do feijão, já que o consumimos em demasia!

Claro que se ele não trouxesse tantas vantagens para a nossa saúde e bem-estar acabaríamos consumindo-o mesmo assim, porque ele faz parte da nossa cultura e é delicioso.

Mas é claro que é muito melhor consumir algo que sabemos que além de ser muito gostoso nos faz um bem danado! Sendo assim, listamos a seguir os benefícios do feijão! Confira!

Quais os benefícios do feijão?

1 – Ele ajuda a desintoxicar o nosso organismo

Você sabe o que são sulfitos? Tratam-se de conservantes que normalmente são postos em alimentos preparados, como algumas saladas e grãos. É claro que isso não faz bem a nossa saúde!

A boa notícia é que o feijão contém altos níveis de uma substância chamada molibdênio mineral, que quebra esses sulfitos e evita que soframos as consequências do seu consumo, que vão de alergias até arritmias cardíacas!

2 – Ele melhora a saúde do nosso sistema digestivo

Um dos benefícios do feijão é que em sua composição existe uma fibra solúvel que ajuda a aumentar o volume das fezes e melhorar o funcionamento do nosso intestino. Evacuações regulares são um dos fatores que ajudam na prevenção do câncer de cólon!

Essa mesma fibra quando está no intestino grosso também ajuda a manter um bom nível de bactérias que são benéficas ao seu trato, o que é maravilhoso definitivamente!

3 – Ele colabora para a saúde do seu coração

O feijão conta com uma quantidade enorme de fibras, que abaixa o colesterol ruim do corpo! Outra substância excelente que ele tem é o folato, que ajuda a evitar o risco de acidentes vasculares cerebrais e também ataques cardíacos, além de evitar também a doença vascular periférica!

4 – Ele é uma incrível fonte de energia

Como você deve saber o feijão é muito rico em ferro, de modo que o seu consumo faz com que tenhamos muito mais energia no nosso organismo, para enfrentar o dia a dia.

O ferro, aliás, é primordial para o nosso metabolismo e também para que produzamos mais energia, ajudando o oxigênio a circular por todo o nosso corpo, o que nos dá muito mais saúde!

3 – Ele é rico em proteínas

Para àqueles que seguem dietas vegetarianas ou veganas (ou seja, totalmente livre do consumo de alimentos que tem os animais como origem) encontrar fontes de proteína de qualidade pode ser um problema, mas o feijão pode ser a solução!

Os níveis de proteína encontrados no feijão podem ser comparados com os que encontramos nos produtos lácteos. Aliás, quando combinamos ele com o arroz (e existe combinação melhor) a força dessas proteínas se torna ainda maior!

4 – Ele ajuda na prevenção do câncer

Um dos poderosos benefícios do feijão é que ele é rico em manganês, um mineral importantíssimo para o nosso corpo justamente por ele ser um maravilhoso antioxidante.

Os antioxidantes são primordiais justamente porque eles combatem os radicais livres presentes no nosso organismo, substância que envelhece e danifica as células, que muitas vezes acabam se tornando cancerígenas!

Um dos benefícios do feijão é que ele é maravilhoso e é um daqueles alimentos que faz parte da nossa história e da nossa cultura, mas definitivamente é maravilhoso identificar as vantagens que existem para a nossa saúde em termos ele no nosso cotidiano! Você gosta desse incrível grão? Conte para a gente nos comentários!

Benefícios do feijão
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário