Benefícios do chá de funcho

Você é do tipo de pessoa que gosta de buscar por tudo que é natural para ganhar mais saúde? Então vai gostar de saber sobre os benefícios do chá de funcho. Confira!

 

Olá! Sou Michelle Leite nutricionista e hoje vim falar para vocês, assíduas leitoras do Blog da Karen sobre os benefícios do chá de funcho. Acompanhe tudo em detalhes.

Benefícios do chá de funcho

Em um primeiro momento, você pode até ter estranhado o nome “funcho”, mas a partir de agora irá se familiarizar com ele quando eu falar erva doce. Sim! Hoje você vai descobrir todos os benefícios do chá de funcho ou também popularmente chamado de erva doce. Vamos lá!

O chá de funcho é rico em vitaminas e minerais como a vitamina A, do complexo B, vitamina C, além de conter cálcio, ferro, fósforo, potássio, cobre, sódio e zinco. Estes nutrientes fazem deste chá uma ótima opção para equilibrar as funções do organismo, auxiliando no tratamento de muitos problemas de saúde como:

  • Espasmos musculares;
  • Verminoses;
  • Reumatismo;
  • Ansiedade, estresse e insônia (por seu efeito relaxante, vindo principalmente das vitaminas do complexo B);
  • Problemas intestinais como cólicas, por isso o uso tão comum em bebês, em caso de prisão de ventre, flatulência e diarreia;
  • Tosses;
  • Halitose (mau hálito);
  • Retenção líquida, ajudando a prevenir os incômodos inchaços do corpo.

Chá de funcho como preparar?

Para obter os benefícios do chá, você irá prepara-lo com:

  • 3 colheres de sopa de funcho;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

O primeiro passo é deixar a água ferver. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente as sementes da erva secas. Tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos, assim as propriedades do chá serão liberadas mais facilmente.

O quanto tomar?

Para ter os benefícios do chá, o ideal é tomar 3 xícaras por 3 vezes ao dia. Se o objetivo do uso for para tratar cólicas de bebês, utilize metade da quantidade de erva pedida na receita.

Chá de funcho X Mel: Os cuidados com essa combinação

Muitas pessoas acabam seguindo dicas de conhecidos, e ao prepararem o chá de funcho para bebês adicionam um pouco de mel, como forma de acalmar mais as cólicas da criança. Atenção! A vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda que o mel não seja utilizado até o primeiro ano de vida do bebê. Essa recomendação é para evitar a contaminação do organismo pela bactéria Clostridium botulinum.

Os bebês recém-nascidos costumam ser os mais afetados, pelo fato da flora intestinal ainda estar em formação, por isso a dica de ordem é evitar o uso para menores de 1 ano.

Benefícios do chá de funcho: O equilíbrio

Como com qualquer outro alimento, você também deve ter equilíbrio no consumo do chá, principalmente na hora do preparo, não exagere nas quantidades da erva, pois se assim fizer pode ter problemas no trato digestivo. Outra recomendação especial é para as grávidas, que devem ter uma atenção redobrada nas quantidades utilizadas, pois em grande quantidade o uso das ervas pode levar ao aborto.

Hora de compartilhar sua opinião

E então você gostou de conhecer os benefícios do chá de funcho? Se sim, é hora de registrar sua opinião, deixando o seu comentário aqui, sua participação é sempre muito importante para mim.

 

Até a próxima e muita saúde!

 

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora