Benefícios do café – não elimine esta bebida de sua dieta!
Alimentos Emagrecimento

Benefícios do café – não elimine esta bebida de sua dieta!

março 27, 2017   •   por Karen Coelho

O café é além de ser uma bebida deliciosa, de aroma agradável traz muitos nutrientes ao nosso organismo. Os benefícios do café para a nossa saúde são muitos. Ele contém antioxidantes e seus benefícios vão do emagrecimento até benefícios para a cognição.

Olá meninos e meninas, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os benefícios do café. Este grão que é do gosto da grande maioria das pessoas ao redor do mundo. Confira!

beneficios do café

Estudos apontam que apreciadores de café têm um risco reduzido de desenvolver diversas doenças graves.

Principais benefícios do café

  1. Aumenta nossa energia

O café pode te ajudar se sentir menos cansada e aumentar os níveis de energia.

Isso ocorre porque contém um estimulante chamado cafeína, que na verdade é uma das substâncias psicoactivas mais consumidas no mundo.

Depois de beber café, a cafeína é absorvida pela corrente sanguínea. De lá, ele vai para o cérebro.

No cérebro, a cafeína bloqueia um neurotransmissor inibitório chamado adenosina. Quando isso acontece, a quantidade de outros neurotransmissores como norepinefrina e dopamina aumenta significativamente, levando a queima de disparo dos neurônios.

  1. Auxilia na queima de gordura.

    os benefícios do café

A cafeína é encontrada em quase todos os suplementos de queima de gordura comercial.

Há uma boa razão para isso. A cafeína é uma das poucas substâncias naturais que realmente foram comprovadas para auxiliar na queima de gordura.

Vários estudos mostram que a cafeína pode aumentar a taxa metabólica de 3 a 11%. Desta forma, um dos benefícios do café é o auxílio ao emagrecimento.

Dependendo da qualidade dos grãos, do nível de torra e se está mais verde ou mais torrado, os benefícios do café para o emagrecimento podem ser potencializados.

  1. Melhora o desempenho físico

A Cafeína estimula o sistema nervoso, fazendo com que ele envie sinais para as células de gordura para quebrar a gordura corporal.

Mas a cafeína também aumenta os níveis de epinefrina (adrenalina) no sangue.

A cafeína faz com que as células de gordura corporal sejam quebradas, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres e tornando-os disponíveis como combustível. Desta orma o consumo de café nos fornece mais energia.

  1. Nos fornece muitos nutrientes essenciais.

    beneficios do café I love

Em uma única xícara de café encontramos:

Riboflavina (Vitamina B2): 11% da RDA.

Ácido Pantotênico (Vitamina B5): 6% do RDA.

Manganês e Potássio: 3% da RDA.

Magnésio e Niacina (B3): 2% da RDA.

Logo, o café é capaz de nos fornecer muitos nutrientes essenciais ao nosso organismo.

  1. Diminui o risco de diabetes tipo 2

O Diabetes tipo 2 é um problema de saúde gigantesco, atualmente afligindo cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo.

É caracterizado por níveis elevados de açúcar no sangue no contexto da resistência à insulina ou uma incapacidade de secretar insulina.

Pesquisas mostram que as pessoas que bebem mais café têm um risco 23-50% menor de contrair esta doença.

  1. Prevenção ao Alzheimer e à demência

A doença de Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais comum e a principal causa de demência em todo o mundo.

Esta doença geralmente afeta pessoas com mais de 65 anos de idade. Infelizmente ainda não há cura conhecida para a doença de Alzheimer.

Hábitos e alimentação saudáveis, bem como a prática de exercícios regulares podem evitar a chegada desta doença. E beber café pode ser incrivelmente eficaz também.

Vários estudos mostram que os consumidores de café têm um risco até 65% menor de contrair a doença de Alzheimer.

  1. Diminui o risco de Parkinson

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, logo após a doença de Alzheimer. É causada pela morte de dopamina gerando neurônios no cérebro.

Assim como o Alzheimer, não há cura conhecida, o que torna muito mais importante focar na prevenção.

Em estudos, pessoas que consomem café todos os dias apresentaram riscos muito menores de desenvolver doença de Parkinson, com uma redução no risco variando de 32-60%.

  1. Tem efeitos protetores sobre o fígado

    beneficios do cafe figado

O fígado é um órgão incrível que realiza centenas de funções importantes no corpo.

Várias doenças comuns afetam principalmente o fígado, incluindo hepatite, doença hepática gordurosa e outros.

Muitas destas doenças podem levar a uma condição chamada cirrose, em que o fígado foi amplamente substituído por tecido cicatricial.

Acontece que o café pode proteger contra a cirrose. As pessoas que bebem café todos os dias têm até um risco 80% menor de desenvolver doenças hepáticas.

  1. Benefícios do café para a depressão

A depressão é um transtorno mental grave que causa uma qualidade de vida significativamente reduzida. É incrivelmente comum, atingindo grande parte da população.

Um estudo da faculdade de Harvard publicado em 2011, constatou-se que mulheres que bebiam 4 xícaras ou mais por dia tinham um risco 20% menor de caírem em depressão.

  1. Prevenção a alguns tipos de câncer

O câncer é uma das principais causas de morte do mundo e é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células no corpo.

O café parece prevenir contra dois tipos de câncer: câncer de fígado e câncer colo-retal.

O câncer de fígado é a terceira causa de morte por câncer no mundo, enquanto o câncer colo-retal ocupa o quarto lugar.

Estudos mostram que o consumo de café reduz em até 40% a incidência de câncer de fígado.

  1. Pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral

É frequentemente afirmado que a cafeína pode aumentar a pressão arterial. Isto até é verdade, porém o efeito é pequeno (3-4 mm / Hg) e geralmente desaparece se você beber café regularmente.

Alguns estudos também apontam que o consumo regular de café reduz em 20% o risco de acidente vascular cerebral (51, 52).

Alerta: No entanto, o efeito pode persistir em algumas pessoas, por isso tenha isso em mente se você tiver pressão arterial elevada.

beneficios-do-cafe- depressão

  1. ótima fonte de antioxidantes

Na dieta ocidental o café é a maior fonte de antioxidantes. Isso é porque o café contém uma enorme quantidade de antioxidantes. Dependendo da qualidade de torrefação de seus grãos.

O café é uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta. Os benefícios do café para a nossa saúde são muitos e ele ainda é uma bebida deliciosa, muito presente no nosso dia a dia.

E você também é fã do café? Conhecia todos esses benefícios do café para a nossa saúde? Me conta aí abaixo nos comentários.

Você precisa ver isso também!

 

 

Benefícios do café – não elimine esta bebida de sua dieta!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário