Benefícios do alho
Alimentos

Benefícios do alho

julho 18, 2017   •   por Karen Coelho

Se tem um condimento que está sempre na comida brasileira ele é com toda a certeza o alho! Todo refogado conta com a sua exclusiva e saborosa presença! Não é à toa que muitas de nós queremos saber: quais são os benefícios do alho?

Sim, porque já que ele é consumido em quase tudo que comemos é óbvio que vamos querer saber as vantagens de tê-lo tão presente na nossa vida, especialmente para a nossa saúde e para o nosso bem-estar! Eu sei que pelo menos eu quero!

Sendo assim, listei a seguir os principais benefícios do alho, para você já ter uma noção de tudo de bom que essa planta pode te oferecer e aproveitar ao máximo! Vem conferir!

Quais os principais benefícios do alho?

1 – Ele tem poder anticoagulante

Sim! Tanto isso é verdade que ele é altamente recomendável para mulheres que estão grávidas, para pessoas que passaram recentemente por cirurgias ou por àqueles que naturalmente já apresentam problemas com a coagulação sanguínea (esse é o caso dos hemofílicos, por exemplo).

Da onde vem esse poder anticoagulante do alho? Da sua altíssima quantidade de vitamina B, que ajuda a diminuir os níveis de homocisteína no nosso organismo. Esse é um aminoácido relacionado diretamente ao endurecimento de nossos vasos, o que também pode causar problemas cardíacos em um indivíduo a longo prazo.

Outro problema da homocisteína é que ela acaba deixando o nosso sangue mais espesso, o que além de facilitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de também ajudar no desenvolvimento de tromboses, que são tão perigosas para a nossa saúde.

2 – Ele funciona como um antibiótico natural

Um dos grandes benefícios do alho está no fato de que ele apresenta uma ação muito semelhante com a de um antibiótico, sendo capaz de substituí-lo em alguns casos.

Quer um exemplo? No caso dos resfriados e das gripes muitas vezes você pode aliviar os seus sintomas e chegar mais rapidamente a cura tomando chá de alho acompanhado com um pouco de gengibre, um tanto de mel e algumas gotas de limão!

Com essa combinação potente você consegue expulsar o agente patogênico muito mais rapidamente do organismo. Além disso, consumindo alho você também expulsa do seu corpo aquelas bactérias super oportunistas, que sempre aparecem quando acontece alguma pequena inflamação!

3 – Ele faz bem ao nosso fígado

O alho tem um poder incrível de limpeza do nosso organismo, ajudando a desintoxicá-lo quando é consumido regularmente. Ele ajuda na eliminação não só de toxinas, mas também de parasitas e colabora inclusive para que tiremos do nosso sistema aqueles metais pesados, como o mercúrio.

Sendo assim, ele é um aliado do nosso fígado, mas não apenas por isso! Ele também é rico em vitamina A, B e C, ótimas para esse órgão e é um poderoso anti-inflamatório, de modo que ajuda a deixar o fígado menos gorduroso!

4 – Ele é um poderoso descongestionante

Você está sofrendo com muita coriza e tosse? Está supercongestionado? Mais uma vez a combinação de alho com mel, limão, gengibre e talvez um pouco de eucalipto é poderosa!

Você pode adicioná-la em xaropes que estiver tomando, afim de se livrar da tosse e de toda a secreção. Também é possível fazer uma inalação com o vapor de uma infusão que leve alho e eucalipto, afim de liberar as suas vias aéreas!

Como você pode ver são muitos os benefícios do alho para a nossa saúde e também para o nosso bem-estar. Se você ainda não o consome no seu dia a dia vale a pena apostar nesse caminho, porque com certeza você só terá a ganhar!

Benefícios do alho
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário