Benefícios do alecrim – aroma e cura!
Emagrecimento

Benefícios do alecrim – aroma e cura!

julho 25, 2017   •   por Karen Coelho

Alguns dos benefícios do alecrim mais interessantes e únicos para a saúde incluem sua capacidade de aumentar a memória, melhorar o humor, reduzir a inflamação, aliviar a dor, proteger o sistema imunológico, estimular a circulação, desintoxicar o corpo, proteger o corpo das infecções bacterianas, prevenir o envelhecimento prematuro, E curar as condições da pele.

Benefícios do alecrim para a saúdeprincipais benefícios do alecrim

Benefícios do alecrim para a memória:

Um dos primeiros usos do alecrim por razões de saúde foi como um estimulante cognitivo. Por melhorar a memória e ajudar a aumentar a inteligência e o foco. Embora muitas dessas afirmações ainda estejam sendo pesquisadas e estudadas, seus efeitos no cérebro indicam um aumento na retenção da memória, o que é uma coisa muito boa; Mantendo sua mente rápida ajudará a mantê-lo jovem. Na mesma linha, o alecrim tem sido associado à estimulação da atividade cognitiva nos idosos, bem como aqueles que sofrem de distúrbios cognitivos mais agudos, como Alzheimer ou demência.

Benefícios do alecrim contra o estresse:

O aroma do alecrim sozinho tem sido associado à melhora do humor, descansar a mente e aliviar o estresse em pessoas com ansiedade crônica ou desequilíbrios hormonais do estresse. Quando o alecrim é consumido ou aplicado topicamente ele tem ação relaxante. A aromaterapia também usa o óleo essencial de alecrim para este propósito.

Fortalece o sistema imunológico:melhores benefícios do alecrim

Os componentes ativos no alecrim são antioxidantes, anti-inflamatórios e anti-carcinogênicos naturais. Isso representa um ataque de três pontas contra muitas doenças e patógenos diferentes que podem ameaçar o sistema imunológico ou danificar a integridade do corpo. Os compostos antioxidantes formam uma linha secundária de defesa por trás do próprio sistema imunológico do corpo e o alecrim contém uma quantidade significativa desses compostos poderosos, incluindo o ácido rosmarínico, o ácido cafeico, o ácido betulico e o carnosol.

Potencial antibacteriano:

A bactéria H. pylori é um agente patogénico comum e muito perigoso que pode causar úlceras no estômago, mas o alecrim demonstrou prevenir seu crescimento. Da mesma forma, está ligada à prevenção de infecções por Staph, que matam milhares de pessoas por ano.

Benefícios do alecrim para o trato respiratório:

Como um agente antibacteriano natural, o alecrim funciona como um maravilhoso ambientador de respiração que também melhora sua saúde bucal. O alecrim em um copo de água quente e, em seguida, gargarejando para eliminar as bactérias e dar-lhe uma respiração naturalmente fresca e limpa a noite toda!

Estimulante do fluxo sanguíneo:benefícios do alecrim detox

O alecrim atua como um estimulante para o corpo e aumenta a produção de glóbulos vermelhos e fluxo sanguíneo. Isso ajuda a oxigenar sistemas de órgãos vitais e áreas do corpo, garantindo que as atividades metabólicas nessas áreas funcionem sem problemas, além de estimular o movimento de nutrientes para células que precisam ser reparadas.

Alívio de dores:

Como uma substância analgésica, o alecrim aplicado topicamente em uma pasta ou pomada é capaz de aliviar dores. Quando consumido por via oral, atua como um analgésico para dores difíceis de alcançar, como dores de cabeça e dor de estômago. Na verdade, um dos usos mais populares do alecrim é para o tratamento de enxaquecas. Aplicar uma decocção às têmporas, ou simplesmente cheirar o aroma do alecrim tem sido associado à redução da gravidade dos sintomas da enxaqueca.benefícios do alecrim dieta

Leia também este artigo – Açafrão – uma especiaria que vai melhorar a sua saúde!

Qualidades anti-inflamatórias:

Talvez a função mais importante do alecrim seja como agente anti-inflamatório no organismo. Carnosol e ácido carnosico são dois poderosos antioxidantes e compostos anti-inflamatórios encontrados no alecrim que foram associados à redução da inflamação dos músculos, vasos sanguíneos e articulações. Isso torna um tratamento eficaz para muitas coisas, incluindo pressão arterial, gota, artrite e lesões sofridas durante o esforço físico ou a cirurgia. É eficaz na forma oral ou tópica para estes efeitos anti-inflamatórios. Além disso, a redução da inflamação no sistema cardiovascular pode ajudar a aumentar a saúde cardíaca e evitar que a aterosclerose apareça.

Desintoxicante do corpo:benefícios do alecrim emagrece

O alecrim é ligeiramente diurético natural, o que significa que pode ajudar a eliminar toxinas de forma mais eficiente durante a micção. Além disso, aumentando a taxa em que a água deixa o corpo, também pode ajudar a puxar os agentes patogênicos, sais, toxinas e até mesmo o excesso de gordura quando consumido regularmente. Em termos do órgão específico que beneficia, tem sido associado a níveis mais baixos de cirrose e um tempo de cicatrização mais rápido do fígado, que é um dos órgãos mais lentos a curar.

Benefícios do alecrim para a saúde da pele:

As propriedades antienvelhecimento do alecrim são bem conhecidas. Embora mais comumente pensado na forma de óleo essencial, as folhas de alecrim também podem afetar a pele internamente ou topicamente, e tem demonstrado melhorar a qualidade juvenil da pele, além de curar manchas e aumentar o brilho natural e a aparência hidratada da pele, o maior órgão do seu corpo.

Benefícios do alecrim – aroma e cura!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário