Compartilhar
Compartilhar
Tweet
Tweet
Compartilhar
Compartilhar
PINT
PINT
TUMBLR
TUMBLR
BLOGGER
BLOGGER

Benefícios do abacate – O oitavo é surpreendente!

Os benefícios do abacate para a nossa saúde são inúmeros. É de conhecimento de grande parte das pessoas que o abacate tem bastante gordura em sua composição e é uma fruta calórica. Em princípio isso pode parecer uma coisa não muito boa, porém não é bem assim. Confira!

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou te contar um pouquinho sobre os principais benefícios do abacate para a nossa saúde.

beneficios do abacate

Muitas pessoas retiram o abacate de sua rotina diária ao iniciar uma dieta, devido à sua fama de fruta calórica e gordurosa. Porém os benefícios do abacate para saúde e também para a boa forma, nos mostram que esta fama não corresponde à realidade.

As gorduras (lipídeos) que compõem o abacate são as monoinsaturadas, que fazem muito bem à saúde. Além de ser fonte de muitas vitaminas, minerais e proteínas. Após conhecer os benefícios do abacate você se convencerá que ele está longe de ser o vilão das dietas.

Benefícios do abacate

BENEFICIOS DO ABACATE

Rico em nutrientes

Em 150 gramas de abacate (correspondente a um abacate pequeno) temos: 240cal, 22 gramas de gorduras, 13 de carboidratos, 3 de proteínas e 10 de fibras. De acordo com estas informações podemos constatar que o abacate é uma fruta bastante calórica, em comparação às demais. Desta forma, o abacate deve ser um complemento à dieta e não sua base.

Contudo, seu individualizador são suas composições lipídicas. As quais cerca de 70% são gorduras monoinsaturadas, como ácido oleico e o remanescente sendo composto de poli-insaturadas (ômega 3 e ômega 6).

Além de todos estes benefícios do abacate ele também é rico em Vitamina A, B C e E. Minerais como o manganês, fósforo, cobre o potássio, magnésio e o zinco.

O abacate contém, em média, de 160 a180 calorias a cada 100 gramas. Cuja composição é de gorduras monoinsaturadas, que são muito importantes para a nossa saúde. Como por exemplo controlar o colesterol e reduzir os triglicérideos.

Alerta!

É importante salientar que a proporção de ômega 3 para ômega 6 no abacate pode causar algumas inflamações em pessoas propensas, por isso é indicado o consumo de somente meio abacate diariamente.

Fonte de Antioxidantes carotenoides

O abacate nos auxilia na absorção de licopeno e betacaroteno. Devido ao fato de os carotenoides serem solúveis na gordura contida no abacate.

Os principais antioxidantes carotenoides presentes no abacate são: Alfacaroteno; Betacaroteno; Betacriptoxantina; Luteína; Neoxantina; Violaxantina; Zeaxantina. Entre outros.

Exemplos de outros alimentos que contêm carotenoides são: a batata-doce, mamão, cenoura, manga, etc.

No nosso organismo, os carotenoides agem como antioxidantes e predecessor da vitamina A, que auxilia na melhoria da saúde ocular.

Poder anti-inflamatório

O abacate ajuda a aumentar o HDL, conhecido colesterol bom. O HDL é responsável por proteger as artérias, auxiliando na circulação sanguínea. A Vitamina E, também presente no abacate, leva as gorduras a assumirem potencial anti-inflamatório no organismo.

As gorduras monoinsaturadas, fitoesteróis, vitaminas E e C, e também os carotenoides, auxiliam no combate a inflamação causada pela artrite.

Redução do estresse

A glutationa também faz parte do abacate. Esta substância diminui consideravelmente os efeitos do cortisol em nosso corpo. O Cortisol é mais conhecido como o hormônio característico do estresse. A glutationa também traz benefícios ao funcionamento do fígado, ajudando assim o organismo a eliminar as toxinas corporais.

Benefícios do abacate para a saúde cardiovascular

beneficios do abacate detox

Os componentes do abacate, como o ácido oleico são capazes de melhorar os níveis de LDL em relação ao HDL. Melhorando a saúde cardiovascular e ajudando na prevenção de muitas doenças cardíacas. Além de melhorar também, a função cerebral.

Auxilia na prevenção ao câncer

A glutationa dos abacates é capaz de bloquear uma média de 30 agentes cancerígenos diferentes. Sendo um dos benefício do abacate a prevenção a vários tipos de câncer. 

Regula o fluxo intestinal

Sabemos que um intestino com fluxo regular é mantido com o consumo de muitos alimentos funcionais. Um trato digestivo saudável é um dos benefícios do abacate. Devido a presença das fibras que auxiliam na melhora da digestão dos alimentos.

Emagrece

Ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, os benefícios do abacate atingem o emagrecimento. Pois é riquíssimo em fibras, reduz o colesterol e tem baixo índice glicêmico. Ou seja, mantém a saciedade por mais tempo, reduz os picos de glicose no sangue e, desta maneira, é um auxiliar no emagrecimento.

As gorduras monoinsaturadas, são associadas a uma maior redução de gordura na região abdominal. Que é a mais difícil de eliminar.

Regula o ciclo menstrual

Além do fruto em si, o chá das flores do abacate pode auxiliar na regulagem do ciclo menstrual. Ajudando ainda a reduzir os sintomas da TPM.

Melhora a saúde dos cabelos

beneficios-do-abacate

Um dos benefícios do abacate é melhorar a saúde capilar. Este benefício é obtido tanto ingerindo o fruto, quanto passando-o diretamente nos cabelos. O abacate devolverá a força e o brilho natural dos cabelos, além de nutrir e hidratar os fios.

Melhora o sono

As vitaminas de complexo B, como a B3 conseguem garantir o equilíbrio dos hormônios responsáveis pelas atividades cerebrais do sono. Além do ácido fólico que alimenta os neurotransmissores na hora do sono.

Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes no abacate nos protegem dos danos causados pelos radicais livres. O óleo de abacate é muito utilizado na indústria da beleza por sua propriedade altamente hidratante e nutritiva.

O ácido oleico ainda auxilia na redução de irritações na pele. Melhorando sua capacidade de reparação própria. A vitamina C atua na produção de colágeno enquanto que a Vitamina E e os antioxidantes evitam a formação de rugas e linhas de expressão.

Regula o metabolismo da glicose

O abacate contém uma carga pequena de carboidratos e ainda tem baixo índice glicêmico. Isto reduz picos de glicemia e de insulina no sangue. Ajudando portadores de diabetes a manterem estável o nível de açúcar sanguíneo. Os benefícios do abacate para os diabéticos são muitos, devido também à presença de vitamina K, que é fundamental para a coagulação do sangue.

E você, também se surpreendeu com todos os benefícios do abacate para a saúde? Me conta aí abaixo nos comentários.

Você Precisa Ler Isso Também!

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment