Benefícios da Vitamina D – porque é importante se preocupar?
Emagrecimento

Benefícios da Vitamina D – porque é importante se preocupar?

fevereiro 19, 2018   •   por Karen Coelho

Os benefícios da vitamina D são muito importantes para o nosso desenvolvimento e para a nossa saúde. Ela ainda fortalece os ossos, faz bem para os dentes, reduz a acne e ainda auxilia no emagrecimento, ajudando também na hipertrofia. E seus benefícios não param por aí, continue lendo para mais informações.benefícios da vitamina D para a saúde

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho, coach de emagrecimento e hoje eu vou mostrar para você a importância e os benefícios da vitamina D. Vem comigo!

Benefícios da Vitamina D

Primeira mente é preciso saber que a vitamina D é essencial para o nosso organismo e também não é uma vitamina muito fácil de ser ingerida. No final deste artigo vou deixar para vocês um link onde você vai encontrar os principais alimentos que contêm vitamina D.

Abaixo você vai encontrar os principais benefícios da vitamina D para a sua saúde, confira:

Aumento da resistência físicabenefícios da vitamina D resistência

A vitamina D ajuda a melhorar nosso condicionamento físico. Pois ela aumenta nossa energia e também reduz o estresse oxidativo dos músculos no pós treino. Ela também reduz a fadiga e melhora a circulação sanguínea.

Fortalecimento dos ossos

Consumir diariamente a dose correta de vitamina D fortalece os ossos e reduzem o risco de osteoporose e fraturas na terceira idade. Além disso, também fortalece os dentes. Isso é possível, pois ela aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos, que são essenciais para a sua formação;benefícios da vitamina D para os ossos

Prevenção do diabetes

Um dos principais benefícios da Vitamina D é que ela é capaz de ajudar a prevenir a diabetes. Ela atua na manutenção da saúde do pâncreas, que é o responsável pela produção de insulina;

Emagrece – um dos benefícios da vitamina Dbenefícios da vitamina D emagrecimento

Baixos níveis de vitamina D no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo. Fazendo com que o organismo gaste menos energia e acumule mais gordura. Portanto, o consumo de vitamina D ajuda a emagrecer;

Melhora do sistema autoimune

A vitamina D ajuda a melhorar o sistema imunológico e reduzir as inflamações no organismo. Isso porque diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda no combate a doenças autoimunes, como psoríase, artrite reumatoide e lúpus;

Combate a depressãobenefícios da vitamina D depressão

A vitamina D reduz os sintomas de depressão, visto que estimula a energia do corpo e reduz os níveis de estresse; Estudos apontam que a maioria dos casos de depressão, estão associados à falta de vitamina D no organismo.

Previne o câncer

Um dos maiores benefícios da vitamina D e também um dos motivos para você consumir os alimentos ricos em vitamina D, é por ela controlar a morte de células. Diminuindo assim, a formação de células deficientes que provocam o câncer, principalmente de mama, próstata, colorretal e renal;

Previne doenças cardíacas

A vitamina D promove a produção de um hormônio que regula a pressão arterial. Ela também tem participação no controle da contração do músculo cardíaco e permite o relaxamento dos vasos sanguíneos. Além disso, também reduz o risco de mortalidade e aumenta a perspectiva de vida.

Observaçõesbenefícios da vitamina D observações

É importante salientar que a falta de vitamina D gera deficiências no organismo muitas vezes insanáveis. Além de aumentar as chances de desenvolvimento de várias doenças. Como por exemplo: gripes constantes, doenças respiratórias, fraqueza muscular, Psoríase, doença renal crônica, diabetes, asma, doença periodontal, doenças cardiovasculares, esquizofrenia, depressão, câncer e muitas outras.

A principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios do sol. Sendo importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de pelo menos 15 minutos.

Além disso, alguns alimentos também são fonte de vitamina D. Especialmente os de origem animal e os vegetais verde escuros. Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia. Bebês e crianças também necessitam de vitamina D para a boa formação de seus organismos.

Quando tomar Suplemento de vitamina Dbenefícios da vitamina D consideração

Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina no sangue estão abaixo do normal, mesmo com a exposição solar e com o consumo natural através dos alimentos. Sendo necessário fazer exame de sangue para ter esta avaliação.

O médico ou nutricionista pode, então, recomendar o uso de suplementos em cápsulas ou em gotas. Que deve ser tomado somente com a orientação de um especialista. Em geral, a deficiência de vitamina D é um problema comum que assola grande parte da população, que sofre com as consequências sem ao mínimo saber que é deficiência da vitamina D.

Considerações sobre os benefícios da vitamina D

Precisamos prestar muita atenção aos sinais que nosso corpo nos dá. Se você sente fadiga, distúrbios no sono, dores nos ossos, se sente triste sem explicação aparente, procure seu médico e relate esses problemas. Você pode estar com deficiência de vitamina D. Na nossa correria do dia a dia, não comemos direito, não nos expomos ao sol da manhã como deveríamos. Por isso essa deficiência é muito comum. Como melhorar a alimentação é sempre muito bom comece desde já a aproveitar todos os benefícios da vitamina D. Clique aqui para conhecer os principais alimentos que contêm vitamina D.

E aí gostou do artigo? Deixe sua opinião abaixo nos comentários!

 

 

Benefícios da Vitamina D – porque é importante se preocupar?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário