Benefícios da soja – confira os prós e contras deste grão!
Alimentos

Benefícios da soja – confira os prós e contras deste grão!

abril 14, 2017   •   por Karen Coelho

A Soja é uma leguminosa, grande fonte de proteínas. Os benefícios da soja para a nossa saúde são muitos. Além de fornecer muitos nutrientes essenciais ela pode ser utilizada como complemento de saladas, molhos, que tornam nossa alimentação ainda mais saborosa.

beneficios da soja

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os benefícios da soja, mas como nem tudo são flores vou apontar um ponto negativo deste grão, confira!

Informações Nutricionais da Soja:

A cada 100 gramas de soja, temos cerca de 450 calorias. O que significa que a soja é bastante calórica, porém não significa que devemos deixa-la de lado na dieta, ou que ela engorde. Significa que deve ser ingerida comedidamente. Ela também é uma excelente fonte alternativa de proteínas e também de fibras dietéticas, gorduras saudáveis e vitaminas. É ainda uma boa fonte de minerais como por exemplo: Fósforo, Potássio, Magnésio e cálcio.

Benefícios da soja

benefícios da soja broto

Melhora a Saúde cardiovascular:

A ingestão da soja é capaz de baixar o LDL e aumentar o HDL através das proteínas contidas nela. A quantidade baixa de gordura trans encontrada nela também atua para este efeito. A lecitina contida na soja reduz os triglicerídeos e também ajuda na redução do LDL nas artérias. Além dos ácidos graxos poli insaturados, como por exemplo o ácido linoleico. Eles melhoram o funcionamento dos músculos lisos, regulando a pressão arterial.

Benefícios da Soja Para Diabéticos tipo 2:

A soja auxilia na melhora do metabolismo e da produção de insulina no fígado. A insulina é o hormônio responsável pela regulação da glicose no organismo. Duas substâncias presentes na soja ajudam na sensibilidade à insulina, que é perdida em diabéticos tipo 2, São elas: o Diadzein e o Equol.

Melhora a saúde dos ossos:beneficios da soja em grão

Como dito acima, a soja é uma boa fonte de cálcio. O que fortalece os ossos, aumentando a sua densidade também devido às isoflavononas, igualmente presentes na soja. Doenças como a osteoporose podem ser evitadas e combatidas com o consumo regular da soja e outros alimentos ricos em cálcio.

Prevenção ao Câncer:

O ácido fítico, encontrado na soja, aje como um antioxidante. Afastando os radicais livres e impedindo mutações celulares que geram os tumores do câncer. Os sphingolipids, encontrados na soja também atuam contra um certo tipo de câncer, o de cólon. Pesquisas apontam que os peptídeos de proteína da soja são capazes de nos proteger do câncer de cólon, de fígado e também de pulmão.

Benefícios da soja para o trato intestinal:

Por ser rica em fibras dietéticas a soja auxilia o trato digestivo na digestão e eliminação dos alimentos e toxinas ingeridas através da alimentação. Auxiliando na prevenção de doenças gastrointestinais, bem como na prisão de ventre.

Faz bem para a pele

benefícios da soja pele

A isoflavona encontrada na soja atua na redução da pigmentação da pele em caso de manchas, reduzindo assim o aspecto manchado e envelhecido da pele. Desta forma os benefícios da soja para a pele são muito importantes.

Faz bem para a memória

A lecitina, contida na soja ajuda o cérebro a ficar mais ativo, melhorando a eficiência do raciocínio e da memória.

Considerações sobre os benefícios da soja

benefícios da soja variedade

 

A soja em si, como grão, traz muitos benefícios para a nossa saúde. Apesar de ser um alimento calórico traz muito mais benefícios do que malefícios. Deve ser consumida moderadamente e com habitualidade. Como é um alimento versátil pode integrar saladas e molhos para tornar a sua experiência alimentar ainda mais diversificada e saborosa. O leite de soja também é uma ótima alternativa ao leite comum.

Espero que você tenha gostado do artigo sobre os benefícios da soja. Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Conheça também outros artigos da nossa categoria de alimentos saudáveis.

Você precisa ver isso também!

 

Benefícios da soja – confira os prós e contras deste grão!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. julho 17, 2017

    […] ser rica em vitamina E, uma vitamina antioxidante, a soja colabora para o aumento dos níveis do HDL (bom colesterol), o que por consequência diminui os […]

Deixe seu Comentário