Benefícios da romã – uma só fruta, muitas propriedades!
Alimentos

Benefícios da romã – uma só fruta, muitas propriedades!

janeiro 30, 2018   •   por Karen Coelho

Os benefícios da romã para a saúde são bem difundidos entre os mais antigos. Me lembro bem da minha saudosa vó Isabel, manter os “dentes” de romã em seu quarto para a respiração. Se você quer conhecer um pouquinho mais sobre essa fruta e todos os benefícios que ela pode te trazer, continue lendo este artigo.

Benefícios da romãbenefícios da romã perda de peso

A romã é uma fruta originária de países como Grécia, Chipre e Síria, que possui diversas propriedades benéficas para o bom funcionamento do nosso organismo. Ela possui a casca dura e as sementes bastante avermelhadas e bem divididas deixando-as com o aspecto de minúsculas cápsulas e é exatamente nelas que estão a maioria de suas propriedades, vitaminas, fibras e sais minerais.

Para quem quer um alimento leve e saudável para complementar a dieta ou mesmo balancear a alimentação a romã é mais do que indicada.

A romã pode ser encontrada em formas diferentes dependendo da região em que for cultivada, aqui no Brasil, por exemplo, é bem mais comum encontrarmos a romã da casca amarelada, já a casca de um tom mais rosado é originária de países como Canadá e não tão usual por aqui.benefícios da romã para o seu emagrecimento

Desta fruta podemos aproveitar praticamente todas as partes já que ela possui vitaminas e fibras em sua polpa, sementes e também na casca da qual é preparada o chá de romã, que é ótimo para infecções de garganta e gripes.

E se você quer perder aqueles quilinhos sobressalentes a romã é uma ótima opção para acrescentar à sua dieta! Pois ela possui pouquíssimas calorias, a cada 100 gramas da polpa da romã temos um valor calórico de aproximadamente 65 calorias apenas. Uma dica é incluir a fruta e também seu chá na dieta, pois, além de ajudar a combater resfriados e inflamações de garganta a romã ainda ajuda no seu emagrecimento! Confira a baixo algumas das propriedades e benefícios da romã.

Propriedades e benefícios da romãbenefícios da romã antioxidante

  • Antioxidante
  • Melhora a pele
  • Atua contra o câncer
  • Antisséptico
  • Fonte de vitamina A, C e vitaminas do complexo B
  • Fonte de fibras que reduzem o nível do colesterol ruim (LDL)
  • Anti-inflamatória
  • Melhora o sistema imunológico
  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Ajuda a prevenir o diabetes
  • Emagrece

Benefícios do chá de romãbenefícios da romã chá

O chá preparado com a casca da romã ajuda muito quando garganta não acorda muito bem. Isso por que ele possui propriedades anti-inflamatórias. O chá ainda tem propriedades antissépticas, que ajudam a realizar uma limpeza na garganta, o que o torna ótimo para pessoas que precisam trabalhar com a voz para trabalhar como cantores, professores, jornalistas, vendedores, atendentes de call centers, entre muitos outros.

Fazer o chá com a casca de romã é muito simples basta acrescentar 6 gramas de casca de romã à 1 xícara de água fervente, deixe ferver por aproximadamente dois minutos e depois deixe descansar por cerca de 5 minutos.

Essa mistura pode ser ingerida ou você também pode fazer gargarejos ao longo do dia, para evitar mau hálito, tratar infecções bucais e até mesmo de garganta.

Caso queira também pode bater a romã, com semente e tudo no liquidificador. É um ótimo suco detox!

Agora que você já conhece os benefícios da romã, deixe sua opinião nos comentários abaixo!

 

Benefícios da romã – uma só fruta, muitas propriedades!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário