Benefícios da pitaia – conheça esta fruta que emagrece!
Alimentos Emagrecimento

Benefícios da pitaia – conheça esta fruta que emagrece!

Fevereiro 12, 2018   •   por Karen Coelho

Os benefícios da pitaia para a saúde são bem interessantes. Apesar de não ser uma fruta muito comum de encontrar na mesa dos brasileiros, vale a pena conhecer mais detalhes. Vem comigo!principais benefícios da pitaia

Benefícios da Pitaia

A pitaia – também pitahaya ou pitaya – é um fruto tropical e delicioso que pode fazer muito pela sua saúde. Na verdade, os benefícios da pitaia incluem antienvelhecimento, emagrecimento, aumento do sistema imunológico e estabilização do açúcar, o que é útil para aqueles com diabetes, entre outros.

  1. Aumento da imunidadebenefícios da pitaia imunidade

A pitaia é repleta de polifenóis, flavonóides e de vitamina C que combate a gripe, o que é ótimo para o sistema imunológico. Na verdade, contém mais vitamina C do que uma cenoura, fazendo com que a pitaia seja um dos principais alimentos com vitamina C.

Ela também entra na lista de frutas que contêm antioxidantes, o que ajuda a minimizar os efeitos dos radicais livres. E ainda tem grandes concentrações de vitaminas como a B1, B2, B3, bem como cálcio, fósforo, ferro, proteína, niacina e fibra. O que ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido.

  1. Auxiliar da digestão e do emagrecimentobenefícios da pitaia emagrecimento

Sabemos que as fibras ajudam na digestão e a melhor maneira de obter fibras é através de frutas e vegetais. A pitaia contém uma boa quantidade de fibras, o que ajudar com os movimentos intestinais. Evitando problemas como a constipação e dores de barriga.

A pitaia contém cerca de um grama de fibra por 100 gramas na fruta fresca e cerca de 10 gramas por 100 gramas da fruta seca, tornando-se um alimento rico em fibras. Para obter um pouco mais de fibra, você pode até comer a casca da pitaia.

Outra razão pela qual a pitaia beneficia a digestão é devido aos oligossacarídeos que ela contém. Estes oligossacarídeos funcionam como probióticos, o que, por sua vez, melhora a saúde intestinal e a digestão. E isso não é tudo que os probióticos podem fazer.

Estudos apontam que a introdução de compostos funcionais como probióticos na dieta parece ser uma alternativa atrativa para quem deseja emagrecer com saúde.

  1. Tratamento e Prevenção do Diabetesbenefícios da pitaia diabetes

A fibra também pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e manter os níveis de açúcar no sangue normal. A pitaia pode ajudar, evitando picos de açúcar depois de comer alimentos com alto índice glicêmico.

Pesquisas apontam que a pitaia tem resultados positivos sobre o estresse oxidativo, sugerindo que seu consumo é benéfico na redução de alguns problemas que podem estar associados à diabetes. Pesquisas adicionais que examinam a forma como a pitaia atua no aumento da resistência à insulina em camundongos obesos descobriram que comê-la pode ajudar a reduzir os sintomas e o risco de desenvolver diabetes.

  1. Benefícios da pitaia para um coração saudávelbenefícios da pitaia para o coração

O mesmo estudo observado acima sobre os benefícios da pitaia em relação à diabetes e ao estresse oxidativo também avaliou os efeitos que esta fruta pode ter no coração. Os números são surpreendentes com relação a quantas pessoas morrem a cada ano de doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária. Estima-se que 175 milhões morrem anualmente por problemas cardíacos – cerca de 31% de todas as mortes em todo o mundo.

O estudo, que foi publicado no Journal of Pharmacognosy Research, mostrou que a pitaia pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, melhorando o colesterol bom, tornando-a um excelente alimento para reduzir o colesterol. Além disso, porque é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, pode ajudar a manter o coração em boa forma.

E não esqueçamos as pequenas sementes pretas dentro da pitaia. Eles são ótimas fontes de ácidos graxos ômega-3 e omega-6. A pesquisa também mostra que esses omega-3 e omega-6 podem derrubar triglicerídeos problemáticos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

  1. previne o envelhecimento precocebenefícios da pitaia pele

Os benefícios da pitaia vão muito além de uma boa saúde, consumir esta fruta pode fazer muito bem para a sua aparência. Os antioxidantes, neste caso devido ao conteúdo de vitamina C, fazem um ótimo trabalho para manter a pele mais firme, o que pode oferecer uma aparência juvenil.

Além disso, o fósforo faz muito bem no quesito antienvelhecimento. O fósforo, um mineral importante encontrado em cada célula do corpo, compõe cerca de 1 por cento do seu peso corporal total. Como é encontrado em todas as células, seu efeito no reparo dessas células é importante para a juventude da nossa pele e a prevenção do envelhecimento precoce.

  1. Potencial de prevenção ao câncer

A pitaia contém fitoalbumina, que combinada com a vitamina C e os minerais que hospeda, faz com que seja bem avaliada por suas propriedades antioxidantes e qualidades de prevenção ao câncer. Existe ainda outra característica que pode ajudar na prevenção do câncer – o licopeno que ela contém. O licopeno, também encontrado nos tomates, oferece a cor vermelha, e os resultados dos estudos mostram que podem conter “efeitos quimiopreventivos para câncer de próstata, mama, pulmão, fígado e pele.

Considerações sobre os benefícios da pitaiabenefícios da pitaia câncer

Você conhecia todos esses benefícios da pitaia? Se não, passe a incorporá-la em sua vida, ela faz muito bem. Se sim, conte-nos a sua experiência nos comentários abaixo.

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário