Benefícios da melancia – Um deles é o emagrecimento!
Alimentos

Benefícios da melancia – Um deles é o emagrecimento!

março 24, 2017   •   por Karen Coelho

A melancia sem dúvida nenhuma está na minha lista de frutas favoritas. Principalmente para mim, que sou uma pessoa com certa dificuldade de beber água. Um dos melhores benefícios da melancia é que ela é 92% composta de água. E ainda assim consegue nos fornecer uma quantidade surpreendente de nutrientes. Além de auxiliar no emagrecimento.

Olá meninas e meninos eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os benefícios da melancia. Uma Fruta inconfundível, refrescante e de sabor agradável. Que pode fazer maravilhas pela nossa saúde. Confere aí!

beneficios da melancia

Benefícios da melancia

As melancias são praticamente sinônimas de verão.  Pois são refrescantes e ainda uma opção de baixa caloria, para comer sem culpa!

Prevenção de doenças respiratórias:

Os riscos de desenvolvimento de asma e doenças respiratórias são menores em pessoas que consomem rotineiramente a Vitamina C. Que é uma vitamina encontrada na melancia em quantidades substanciais. Além do fato de a quantidade de água presente em sua composição auxiliar na hidratação das mucosas. Melhorando a respiração e hidratando o trato respiratório.

Benefícios da melancia para o coração e para a Pressão arterial:

Em 150 gramas de melancia temos aproximadamente 250 miligramas de citrulina. Que em nosso organismo, é convertida em um aminoácido chamado arginina. A arginina auxilia na sintetização do óxido nítrico. Que é um ótimo vasodilatador, capaz de relaxar a musculatura dos nos vasos sanguíneos. Proporcionando uma redução da pressão arterial.

O potássio, presente na melancia também é um vasodilatador, que ajuda a regular a pressão arterial.

Os agentes antioxidantes, como por exemplo o licopeno, o betacaroteno e também a vitamina C, evitam a formação das placas que entopem as artérias. Desta forma, a proteção ao coração e aà pressão arterial são importantes benefícios da melancia.

Prevenção ao Câncer:

A melancia contém grande poder antioxidante pois possui quantidades significativas de Vitamina C, licopeno e betacaroteno. Os antioxidantes nos protegem contra a ação dos radicais livres. Nos prevenindo de muitas doenças por eles causadas, incluindo a formação de células cancerígenas. A ingestão de licopeno tem sido associada a uma diminuição do risco de prevenção do câncer de próstata em vários estudos. Pesquisas também tem apontado que o licopeno ajuda na prevenção do câncer de mama, do endométrio, do pulmão e ainda do cólon.beneficios da melancia anticancer

Melhora o trato intestinal:

Devido ao seu grande teor de água e fibras, um dos benefícios da melancia é ajudar a prevenir a prisão de ventre. Promovendo a regularidade do trato digestivo, mantendo um intestino saudável e hidratado.

Ação anti-Inflamatória:

Está presente na melancia a cucurbitacina (molécula do tipo triterpenoide). Que é a responsável pela atividade anti-inflamatória da melancia. Pois é capaz de combater uma enzima chamada cicloxigenase, relacionada à processos inflamatórios das células.

A melancia também contém colina, que é um nutriente muito importante e versátil. Ela auxilia nosso organismo no sono, nos movimentos musculares, na aprendizagem e memória. Além de manter a estrutura das membranas celulares e auxiliar na transmissão de impulsos nervosos, ela também reduz inflamações crônicas.

Reduz dores musculares:

O aminoácido L-citrulina, contido na melancia e consequentemente em seu suco, é capaz de reduzir a dor muscular e melhorar o tempo de recuperação após o exercício em atletas. Sendo a melancia ou seu suco um ótimo lanche pós treino.

beneficios da melancia alimentacao

Benefícios da melancia para a pele e cabelos:

Um dos benefícios da melancia é que ela também é ótima para a pele e cabelos. Por que contém vitamina A, que é um nutriente necessário para a produção do sebo natural que mantém os cabelos hidratados. A vitamina A também auxilia no crescimento de todos os tecidos corporais, incluindo os cabelos. A vitamina A auxilia ainda na renovação e manutenção da saúde da pele. A ingestão adequada de vitamina C (um copo de melancia fornece 21% das necessidades diárias) também é necessário para a construção e manutenção de colágeno, que fornece estrutura para a pele e cabelos saudáveis. 

Faz muito bem para os rins

A melancia é considerada um diurético natural.Ela aumenta o fluxo de excreção de urina sem pressionar os rins com isso. Aumentar a eliminação de urina faz bem par os rins e para o organismo como um todo. Pois, desta forma, eliminamos toxinas, resíduos e bactérias. O potássio também presente nesta fruta, estimula a limpeza dos rins. E também obsta a formação de ácido úrico no sangue. Sendo um dos benefícios da melancia a prevenção de doenças renais.

Auxilia no emagrecimento

A melancia é uma excelente alternativa para driblar a vontade de comer doces durante uma dieta. Além de ser doce ela é pouco calórica. Uma opção muito mais saudável. Devido a sua grande quantidade de água, o consumo de melancia reduz a sensação de fome. Desta forma um dos melhores benefícios da melancia é o auxílio no seu emagrecimento!

Valores nutricionais da melancia

Em 152 gramas de melancia, encontrados: 43 calorias, 0 gramas de gordura, 2 miligramas de sódio, 11 gramas de carboidratos (incluindo 9 gramas de açúcar) e 1 grama de fibra. Um copo de melancia fornecerá 17% de vitamina A, 21% de vitamina C, 2% de ferro e 1% de cálcio precisa para o dia.

Melancia também contém tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B-6, folato, ácido pantotênico, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês, selênio, colina, licopeno e betaína. A melancia contém mais licopeno do que qualquer outra fruta ou vegetal.

Além de ser uma grande fonte dos nutrientes citados, a melancia é composta de 92% de água, sendo excelente para a hidratação de todo o organismo. Desde o trato respiratório até o trato digestivo.

Como incorporar mais melancias em sua dieta

beneficios da melancia-suco

Você pode colocá-la em uma salada de frutas, ou mesmo em saladas salgadas. Pode fazer sucos, picolés e raspadinhas. Um dos mais saborosos benefícios da melancia é a sua doce refrescância.

Leitura adicional

Você gostou de ler sobre os benefícios da melancia? Então dá uma olhadinha na nossa coleção de artigos sobre outros alimentos importantes para a nossa saúde: oblogdakaren.com/categoria/alimentos. Beijo da Ká!

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook.

Você precisa ver isso também!

 

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário