Benefícios da linhaça – adicione esta semente à sua dieta!
Alimentos

Benefícios da linhaça – adicione esta semente à sua dieta!

março 26, 2017   •   por Karen Coelho

A linhaça está muito famosa atualmente no mundo do emagrecimento. Mas você realmente conhece todos os benefícios da linhaça. Ela é a semente que provém do linho. É um alimento funcional, capaz de fazer bem ao coração, ao trato intestinal e prevenir diversos tipos de doenças.

Olá meninas e meninos eu me chamo Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os principais benefícios da linhaça. Existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Não há grandes diferenças entre as suas propriedades. A coloração diferente se deve à área onde são plantadas e a quantidade de ácidos graxos. Quer saber mais sobre os benefícios da linhaça? Confira!

beneficios da linhaça

 

Valores nutricionais da linhaça

A cada 100 gramas de linhaça temos: 40 kcal, 4,33 gramas de carboidratos, 1,41 gramas de proteínas, 3,23 gramas de gorduras, 2,53 gramas de gorduras saturadas, 0,71 gramas de gorduras poli-insaturadas, 0,42 gramas de gorduras monoinsaturadas, 0,54 gramas de ômega 3, 1,98 gramas de ômega 6, 3,35 gramas de fibras, 9 mg de sódio, 21,1 mg de cálcio, 34,7 mg de Magnésio, 0,29 mg de Manganês, 61,5 mg de fósforo, 0,47 mg de ferro, 86,9 mg de ferro, 0,11 mg de cobre, 0,44 mg de zinco, Vitamina B1(tiamina) e B6(piridoxina)

Benefícios da linhaça

beneficios da linhaça óleo

 

Auxilia no emagrecimento

As fibras presentes na semente de linhaça formam um gel no estômago. O que desacelera a digestão, fazendo com que a liberação de glicose no organismo seja mais lenta. Isso traz inúmeros benefícios ao emagrecimento. Primeiramente reduz picos de açúcar e consequentemente de insulina no sangue. Controlando a insulina, que é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura em nosso corpo. Ou seja, quanto menos insulina liberada durante a digestão, menor o acúmulo de gordura. Os benefícios da linhaça para o emagrecimento vêm também quando este gel formado no estômago aumenta a sensação de saciedade, que dura por mais tempo.

Benefícios da linhaça para o coração 

O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada que reduzi os níveis de LDL e aumentando o HDL. O que reduz também as chances das gorduras se acumularem em nossas artérias. Quando as gorduras obstruem a passagem do sangue causam aumento da pressão arterial, prejudicando o coração. Podendo causar infartos, AVC’s e outras doenças cardiovasculares.

Controle do diabetes 

O mecanismo redutor dos picos de glicose, as fibras, também são auxiliares no controle do diabetes. Ao passo que ajudam a evitar a oscilação do açúcar sanguíneo, reduzindo a necessidade de insulina.

beneficios da linhaça - semente

 

Ação anti-inflamatória

Estudos apontam que o ácido alfa-linolênico (ALA), presente na linhaça, tem ação anti-inflamatória no organismo.

A linhaça também é capaz de ajudar no equilíbrio de ômega 3 e ômega 6. A presença constante de ômega 6 pode causar inflamações.

Melhora o trato intestinal

As fibras são capazes de melhorar trânsito intestinal. Ao digerir as fibras são gerados ácidos graxos de cadeia média. Que possibilitam a ploriferação de bactérias que fazem bem ao intestino.

Prevenção ao câncer 

As lignanas, abundantemente presentes na linhaça, são substâncias muito parecidas com o estrógeno. E para as mulheres, são muito importantes. Muitas pesquisas avnçãoas apontam a ligação deste hormônio com a prevenção ao câncer de mama.

Como consumir esta semente

beneficios da linhaça dieta

 

Você pode aproveitar todos os benefícios da linhaça adicionando as sementes às saladas, iogurtes, saladas de frutas e também às massas de pães integrais.

Também pode ser feito o óleo da linhaça que tem muitas utilidades culinárias e fitoterapêuticas, podendo ser utilizado inclusive nos cabelos, para a etapa da nutrição capilar.

E você? Conhecia todos esses benefícios da linhaça? Caso conheça mais algum me conta aí abaixo nos comentários.

Leitura adicional

Se você gostou deste artigo sobre os benefícios da linhaça, confira e compare com os benefícios da chia, outra semente muito utilizada nas dietas.

 

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário