Benefícios da jabuticaba para a saúde – Como a casca dessa fruta pode lhe fazer bem?
Alimentos

Benefícios da jabuticaba para a saúde – Como a casca dessa fruta pode lhe fazer bem?

julho 20, 2017   •   por Karen Coelho

Que as frutas fazem um grande bem para a nossa saúde, ninguém dúvida, não é mesmo? – O que não faltam são opções nutritivas e saudáveis que provocam sensações e descobertas únicas para o nosso paladar! E por isso, conhecer os benefícios da jabuticaba para a saúde é uma excelente alternativa para os eu cardápio de frutas!

Primeiro, porque a jabuticaba é uma fruta totalmente brasileira, proveniente da nossa rica  e impotente Mata Atlântica. Só por esse motivo já temos um certo orgulho dessa fruta tão bonita, saborosa, e claro, eficiente para a saúde! Mas não é somente isso que torna a jabuticaba tão especial: Os índios já sabiam que nela havia uma fonte riquíssima de benefícios.

O nome da fruta vem do tupi e tem dois significados distintos, sendo que o primeiro refere-se à jabuti (tipo de tartaruga) e também caba (gordura): em resumo, gordura de jabuti!

O segundo significado consiste em “iapoti kaba”, que se refere a frutas em botão. Mas independente do significado seus tipos e benefícios são muitos!

Benefícios da jabuticaba para a saúde – Uma fruta versátil e cheia de personalidade!

Vale destacar que existem diversos tipos diferentes de jabuticaba, e a mais famosa entre todas essas opções é sem sombra de dúvidas a jabuticaba-sabará (Myciaria cauliflora)

A fruta tende a crescer bem no tronco de sua árvore e precisam ser ingeridas logo depois de serem colhidas – evitando que elas possam acabar oxidando.

Mas se não for possível come-las logo na sequencia, é possível também optar em alguns preparos deliciosos, como sucos, licor, geleia e até mesmo transforma-la em vinho!

O sabor da fruta é famoso por ser bem docinho, contanto com uma nota final mais azeda e inconfundível.

Entenda mais sobre as propriedades dessa fruta!

A melhor maneira de definir a jabuticaba é considera-la uma fruta ideal! Você pode até achar que se trata de um exagero diante de tantas opções que temos de frutas incríveis, mas não é!

A polpa da jabuticaba possui pouquíssimas calorias e também carboidratos, e tudo isso é compensado no grande volume de Vitamina C, bem como a Vitamina E, Niacina, Tiamina, Ácido Fólico e Riboflavina.

Ela também é rica em sais minerais importantes para o nosso corpo, como o cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre, fosforo, zinco e o manganês.

Um dos grandes benefícios da jabuticaba para a saúde, bem como diferencial, pode ser encontrado na sua casca!

A casca da jabuticaba é bem rica em antocianidina, também conhecida como Vitamina R. Segundo muitas pesquisas, esse item é considerado nada mais nada menos do que cinquenta vezes mais potente do que a Vitamina E e até vinte vezes mais eficiente do que a Vitamina C!

A Vitamina R  pode ser identificada geralmente em frutas ou flores que possuam uma coloração mais avermelhada e azul  – há estudos que indicam que ela pode contribuir, e muito, como um potente antioxidante e ainda contribuir para sanar os radicais livres do organismo.

A pectina também está presente na casca da jabuticaba – que se refere a uma fibra solúvel!. Ela tem a capacidade de amenizar a velocidade de absorção de algumas propriedades alimentares.

Por isso, é extremamente recomenda para pessoas que possuam hipoglicemia ou até mesmo diabetes, pois ajuda a manter a glicose mais equilibrada no sangue. Ela ainda contribui para combater o colesterol alto causado pela obesidade e permite um sistema digestivo mais eficiente.

Uma dica interessante é fazer um chá com a casca da jabuticaba com mel. Além de saboroso, esse chá visa contribuir contra os sintomas de anemia, asma, estresse, amigdalite, resfriados e gripes e até mesmo bronquite.

Agora que você já saber alguns dos inúmeros benefícios da jabuticaba para a saúde, que tal incluir essa fruta na sua alimentação?

Benefícios da jabuticaba para a saúde – Como a casca dessa fruta pode lhe fazer bem?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário