Benefícios da chia para o emagrecimento – Confira!
Alimentos Emagrecimento

Benefícios da chia para o emagrecimento – Confira!

março 23, 2017   •   por Karen Coelho

Os benefícios da chia estão em evidência no mundo do emagrecimento. Vemos água detox de chia e muitas outras receitas com este alimento. Mas não é por acaso, as sementes de chia estão entre os alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

beneficios da chia

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os benefícios da chia para o emagrecimento e para uma vida mais saudável. A semente de chia é carregada de nutrientes importantes tanto para o corpo, como para o cérebro.

Benefícios da Chia

beneficios da-chia

  1. Muitos nutrientes x Poucas calorias

As sementes de Chia são pequenas sementinhas pretas da planta Salvia Hispanica, que é relacionada à hortelã.

Uma curiosidade é que Chia é uma palavra Maia que significa força.

Em 28 gramas de sementes de chia contém: 11 gramas de fibras, 4gramas de proteínas, 9 gramas de gorduras boas (5 são de ômega 3). Além de Cálcio, Fósforo, zinco, manganês e magnésio. Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3).

Isso os torna uma das melhores fontes do mundo de vários nutrientes importantes, calorias para calorias.

As sementes de Chia são naturalmente livres de glúten e orgânicas. O que faz um dos melhores benefícios da Chia ser o grande fornecimento de nutrientes com baixa caloria.

  1. Ricas em antioxidantes

Nas sementes de Chia, a função dos antioxidantes é manter as sementes sem o aspecto rançoso, devido às gorduras presentes nela.

Mas também, em nosso organismo, os antioxidantes atuam nos afastando dos radicais livres. E nos protegendo contra o envelhecimento precoce e também de várias doenças.

  1. Os carboidratos da chia são quase todos fibra

A cada 28 gramas de sementes de chia temos 12 gramas de carboidratos. Incrível né? Nem parece! Porém, dessas 12 gramas, 11 são de fibras. Que não são absorvidas pelo organismo e ainda ajudam na digestão. Elas formam um gel no estômago mantendo a saciedade por mais tempo.

  1. Contém proteínas de qualidade

Eles também contêm um bom equilíbrio de aminoácidos essenciais, para que nosso organismo seja capaz de melhor aproveitar as proteínas.

As proteínas são muito importantes na construção dos músculos. E para a estrutura do nosso corpo.

  1. Benefícios da Chia para o emagrecimento

    beneficios da chia emagrecimento

Muitos especialistas em saúde acreditam que as sementes de chia podem ajudar na perda de peso.

A fibra tem uma importante capacidade de absorves grandes quantidades de água e expandir-se no estômago, o que aumenta a saciedade e retarda a absorção de alimentos. Além de possuir baixo índice glicêmico o que diminui os picos de glicose no sangue e reduz a possibilidade de ficar com fome mais rápido. Todas essas características somadas aos nutrientes desta semente, têm como um dos benefícios da chia o seu emagrecimento.

  1. Ricos em ácidos graxos ômega-3

Como as sementes de linho, as sementes de chia são muito ricas em ácidos graxos ômega-3. São gorduras muito importantes para o nosso organismo.

Na verdade, as sementes de chia contêm mais Omega-3 do que o salmão.

Observação importante:

No entanto, é importante ter em mente que o Omega-3 neles são principalmente ALA (Alpha Linolenic Acid), que não é tão benéfico como você pode pensar.

O ALA precisa ser convertido nas formas “ativas”, EPA e DHA, antes que possa ser usado pelo corpo.

Infelizmente, os seres humanos são ineficientes na conversão de ALA para as formas activas. Portanto, as plantas Omega-3 tendem a ser muito inferiores às fontes animais como peixes.

Para obter o DHA nosso organismo e cérebro precisa de peixes, óleos de peixes, ou tomar um suplemento de DHA, se você é vegan ou vegetariano.

  1. melhora os índices de açúcar e evita doenças cardíacas

As sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, por isso são capazes de melhorar a saúde metabólica.

Seu baixo índice glicêmico e as fibras contidas nessas sementes auxiliam no controle do açúcar no sangue. As fibras ainda se unem as gorduras ingeridas, ajudando o organismo em sua eliminação. Sendo importante para o coração.

benefícios da chia água com limão

  1. Melhora os ossos

Sementes de Chia são ricas em vários nutrientes que são importantes para a nossa saúde óssea. Dentre eles estão o cálcio, fósforo, magnésio e as proteínas.

O teor de cálcio é particularmente impressionante a cada 28 gramas 18% é cálcio.

Se você for alérgico à lactose, um dos benefícios da chia é ser uma boa fonte alternativa de cálcio.

  1. Melhora a vida de diabéticos tipo 2

Em um estudo com pessoas portadoras de diabetes tipo 2. Onde 20 pacientes diabéticos receberam 37 gramas de sementes de chia, ou 37 gramas de farelo de trigo, por 12 semanas, quando ingeridas as sementes de chia, notou-se melhorias em vários aspectos importantes da saúde. Como pressão arterial e ajuda no controle do açúcar no sangue.

Devido ao fato de as sementes de chia serem ricos em fibras, é muito plausível que elas ajudem na redução dos picos de açúcar no sangue após as refeições.

  1. melhora no desempenho de exercícios

Estudos apontam que a semente de chia fornece energia semelhante a bebidas energéticas utilizadas por atletas. Devido a carga de carboidratos presente nesta semente. Portanto, um dos benefícios da chia é fornecimento de energia para atletas.

  1. Facilidade de incorporar em sua dieta

    benefícios da chia alimentação

É incrivelmente fácil incorporar as sementes de chia na dieta. Devido ao fato de serem pequenas e praticamente imperceptíveis em saladas. Dão uma crocância leve e gostosa a iogurtes, incrementam saladas de frutas. Podem ser misturadas com granola e aveia. Enfim, as sementes de chia, na dieta, possuam uma grande versatilidade.

Considerações sobre os benefícios da Chia

Sementes de Chia com certeza podem ser classificadas como um “superalimento”. Devido à grande quantidade de nutrientes contidos nessa pequena sementinha. Os benefícios da chia são notáveis e comprovados, portanto, vale muito apena incorporar a chia na sua dieta se a sua intenção é realmente de emagrecer com saúde.

E você, já utiliza a Chia em sua rotina? Você conhecia todos esses benefícios da chia? Conhece mais algum? Me conta abaixo nos comentários.

Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook.

Beijos da Ká!

Benefícios da chia para o emagrecimento – Confira!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. Sandra
    setembro 16, 2017

    A chia é muito boa mesmo, eu uso e amo, ajuda muito o trânsito intestinal, quando utilizo me sinto melhor e menos inchada!!!

  2. Ricardo Cristiano
    abril 21, 2018

    A chia realmente é muito boa para ajudar em nosso emagrecimento.

Deixe seu Comentário