Benefícios da castanha do Pará – o terceiro é o melhor!
Alimentos Emagrecimento

Benefícios da castanha do Pará – o terceiro é o melhor!

abril 01, 2017   •   por Karen Coelho

As castanhas do Pará são provenientes de uma árvore da Amazônia Bertholettia excelsa. São as sementes desta árvore que são comercializadas e muito consumidas no Brasil e no mundo. Os benefícios da castanha do Pará são muitos além de ser um alimento com muitas propriedades nutricionais.

beneficios da castanha do para

Olá meninas e meninos eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou escrever sobre os benefícios da castanha do Pará. Essas sementes que são um ótimo aperitivo e ainda podem fornecer nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Confira!

Valores nutricionais da Castanha do Pará

Em 100 g de castanhas do Pará temos: 656 cal, 66g de gorduras sendo que 38% são de gordura monoinsaturada, 32% de gordura poli-insaturada e 23% saturada. 12g de carboidratos e 14g de proteínas. 1917 µg de selênio, 106% de magnésio, 104% de fósforo, 43% de zinco, 38% de vitamina E, 30% de fibras e 2,148 g de arginina.

Benefícios da castanha do Pará

 

Benefícios da castanha do Pará ao coraçãoBeneficios da Castanha do Para

Os ácidos graxos (oleico e palmitoleico) presentes nas castanhas do Pará ajudam a melhorar os níveis de colesterol HDL e a reduzir os de colesterol LDL. O colesterol HLD (bom) auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Enquanto que altos níveis de LDL(ruim) está diretamente ligado à doenças como a aterosclerose, um processo de inflamação das artérias que acaba provocando infartos. A castanha ainda contém arginina que auxilia nosso organismo na sintetização do óxido nítrico. O que ajuda a regular a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

Prevenção ao câncer

Há em nosso organismo uma enzima que se chama glutationa peroxidase, que necessita do selênio para realizar a defesa antioxidante do nosso corpo. A castanha do Pará é uma importante fonte natural de selênio. Sendo, portanto, muito importante para nos proteger da ação dos radicais livres. Potenciais causadores do câncer.

Auxilia no emagrecimento

As fibras, as proteínas e as gorduras contidas nas castanhas, vão te manter saciada por um período mais longo. Vão te fornecer bastante energia o que não fará você necessitar de alimentos por um bom tempo. E ainda melhoram a digestão, fazendo um grande bem para o sistema gastrointestinal. Logo, um dos melhores benefícios da Castanha do Pará é auxiliar no emagrecimento.

Alerta: Consumir castanhas salgadas pode ser um risco para a sua saúde. E ainda ter efeito contrário sobre o emagrecimento.

beneficios da castanha-do-para

Ajuda na prevenção do hipotireoidismo

O selênio presente nas castanhas do Pará também atua na proteção da glândula tireoide, prevenindo o hipotireoidismo. Que se trata de um desequilíbrio no hormônio da tireoide, que diminui significativamente a qualidade de vida de quem o desenvolve. Uma enzima chamada deiodinase, necessita do selênio para ser capaz de transformar tiroxina (T4) em triiodotironina (T3).

Auxilia no crescimento e reparação muscular

A castanha do Pará é uma alternativa à carne como fonte de proteínas. A quantidade de consumo diário para uma pessoa em idade adulta é de 56 g. Em uma porção de castanhas podemos obter 14 gramas de proteína. O que auxilia na construção e reparação muscular. Além do selênio e das gorduras que atuam na síntese de testosterona, que é o hormônio encarregado do crescimento da massa muscular.

Faz bem para os ossos

benefícios da castanha do Pará para os ossos

Os benefícios da castanha do Pará para a saúde dos ossos encontram-se no magnésio e fósforo. Estão presentes em quantidades significativas nas castanhas e são muito importantes no processo de construção e recuperação do nosso sistema ósseo. O magnésio, atua na fixação de cálcio tanto nos ossos quanto nos dentes.

Benefícios da castanha do Pará ao cérebro

Uma quantidade correta de selênio no organismo reduz o estresse oxidativo. Que é possível causador de doenças mentais como, por exemplo o mal de Alzheimer. Pesquisadores afirmam que quando vamos envelhecendo, nossos neurônios produzem mais radicais livres durante a síntese de energia. Ao mesmo tempo que nossas defesas antioxidantes vão se tornando ineficientes. Nos tornando mais vulneráveis à ação dos agentes oxidandes no nosso cérebro. Portanto, um dos benefícios da castanha d Pará é retardar esses efeitos danosos a nossa saúde cerebral.

Melhora o sistema digestório

Benefícios da castanha do Pará - digestão

Os benefícios da castanha do Pará para o sistema Digestório englobam: a melhora em seu funcionamento, facilita os movimentos de eliminação dos alimentos, além de melhorar a absorção dos nutrientes. Devido às fibras e gorduras presentes na castanha do Pará.

E você conhecia todos estes benefícios da castanha do Pará? Me conta aí abaixo nos comentários.

Você precisa ver isso também!

 

 

 

 

Benefícios da castanha do Pará – o terceiro é o melhor!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário