Compartilhar
Compartilhar
Tweet
Tweet
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Benefícios da ameixa – o segundo é muito bom!

Os benefícios da ameixa para a saúde com certeza irão te surpreender. Vão desde a melhora de indigestões até problemas com ansiedade. E o melhor de tudo inserir a ameixa na sua dieta pode auxiliar no seu emagrecimento. Confira!

beneficios da ameixa

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou conversar um pouquinho com vocês sobre os benefícios da ameixa para a nossa saúde. Há quem goste e quem não goste do gosto peculiar das ameixas. Mas para aqueles que gostam eu tenho uma boa notícia, os benefícios da ameixa são muitos! Se você está no grupo dos que não gostam, eu tenho uma dica: experimente de novo!

As ameixas contêm uma grande variedade de nutrientes saudáveis: vitaminas, minerais, fibras e muito mais. Eles são uma excelente fonte de vitamina A, B (B1, B2, B3e B6), C, E e K. Dentre os minerais contidos nas ameixas estão presentes o potássio, fósforo, magnésio, ferro, zinco e cálcio. Além de conterem fibras dietéticas e ser uma fruta de baixa caloria.

Os benefícios da ameixabebeficios da ameixa nutritiva

Rica em Antioxidantes:

As ameixas contêm vitamina C e fitonutrientes como luteína, criptoxantina, zeaxantina, ácido neochlorogénico e clorogénico. Estes componentes possuem qualidades antioxidantes eficazes que ajudam na prevenção dos danos causados ​​por radicais livres. Os fenóis presentes nas ameixas também estendem seu efeito protetor sobre as gorduras essenciais nos neurônios e membranas celulares contra quaisquer lesões causadas pelo estresse oxidativo.

Emagrecimento:

Os benefícios da ameixa são muito importantes tanto para o emagrecimento, quanto para o tratamento da obesidade e outras complicações associadas à obesidade. Estudos têm demonstrado que o consumo de frutos que contenham caroço, como as ameixas, ajuda na luta contra a síndrome metabólica, devido à presença de compostos bioativos. Os flavonóides e componentes fenólicos, como antocianinas, ácidos clorogênicos, quercetina e catequinas presentes nas ameixas exercem efeitos anti-obesidade e anti-inflamatórios nas diferentes células corporais, incluindo as células de gordura, além de ajudar na prevenção de problemas relacionados à obesidade, como os distúrbios do colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares. Auxilia no processo de emagrecimento saudável.

Auxilia no combate à diabetes tipo 2:

As ameixas exercem efeitos anti-hiperglicêmicos e ajudam no combate à diabetes. Estudos têm demonstrado que o consumo de ameixa auxilia na redução da glicose sanguínea e dos níveis de triglicerídeos no organismo. Os flavonóides presentes nas ameixas exercem efeitos protetores contra a resistência à insulina e ajudam a aumentar a sensibilidade à insulina no organismo.

Benefícios da ameixa para a Osteoporose:

O consumo de ameixas secas exerce ações anabólicas e anti-reabsorção, que ajudam na manutenção de ossos saudáveis. Flavonóides como ácido cafeico e rutina, que estão presentes em ameixas, ajudam a inibir a deterioração dos tecidos ósseos e prevenir doenças como a osteoporose em mulheres durante e após a menopausa. Polifenóis, juntamente com o conteúdo de potássio presente em ameixas secas, incentivam a restauração dos ossos, melhora a densidade óssea e previne a perda óssea causada pela deficiência hormonal do ovário. A pesquisa demonstrou que o consumo regular de ameixas secas ajuda na restauração da densidade óssea que já foi perdida devido ao envelhecimento.

Melhora a Digestão:

beneficios da ameixa-seca

As ameixas são uma boa fonte de fibra alimentar, juntamente com os componentes sorbitol e isatina, que ajudam na regulação do sistema digestivo. De acordo com estudos as ameixas são muito eficazes no tratamento de distúrbios digestivos, como prisão de ventre. Em comparação com outros remédios. Sorbitol e isatina têm um efeito laxante e estimulam a liberação de fluidos no intestino e promovem a eliminação eficiente dos resíduos alimentares. Trazendo a sensação de leveza, além de desinchar.

Auxilia na Saúde Cognitiva:

Estudos têm demonstrado que os flavonóides presentes na ameixa são eficazes na prevenção contra a deficiências cognitivas relacionadas à idade. Os fitonutrientes benéficos presentes nas ameixas ajudam a reduzir a inflamação nas áreas neurológicas, o que melhorar as funções de aprendizagem e memória. O consumo regular de ameixas também ajuda na prevenção de distúrbios neurodegenerativos que têm relação com a idade, como o Alzheimer e Parkinson.

Faz bem para o Sistema Nervoso:

As ameixas contêm vitamina B-6, que ajuda na transmissão de sinais nervosos e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Ela também ajuda no crescimento normal do cérebro e têm influência no bom humor. O triptofano, um aminoácido presente nelas, ajuda na produção do neurotransmissor serotonina, que desempenha um papel importante no sono, no apetite e na concentração. Sendo portanto, um dos benefícios da ameixa manter nosso sistema nervoso saudável.

Benefícios da ameixa para a Saúde Cardiovascular:

O consumo de ameixas ajuda a manter a saúde cardiovascular. A pesquisa forneceu provas de que o consumo regular de ameixas auxilia na circulação do sangue nas artérias. Este efeito protetor auxilia na prevenção de vários distúrbios cardíacos, incluindo o desenvolvimento da aterosclerose e a redução das chances de ataques cardíacos e derrames. Sendo um dos benefícios da ameixa a proteção do nosso coração.

Aumenta a imunidade:

beneficios da AMEIXA-PRETA

As ameixas são benéficas no fortalecimento da defesa imunológica do corpo devido à alta concentração de vitamina C. Esta vitamina promove a resistência do corpo contra várias infecções e inflamações. A pesquisa mostrou que as ameixas têm constituintes imunoestimulantes, que são capazes de estimular a produção de óxido nítrico no corpo. Impedem a metástase de células tumorais e são importantes na prevenção de várias doenças.

Melhora os níveis de HDL:

As ameixas auxiliam na prevenção da hipercolesterolemia e hiperlipidemia. Um estudo comparativo provou a eficácia das ameixas na manutenção de níveis saudáveis ​​de colesterol no plasma e no fígado. O teor de fibra presente nelas também contribui para o efeito protetor do coração, reduzindo o colesterol LDL e ajudando a elevar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom).

Prevenção de doenças como a Anemia:

Ameixa contém ferro e cobre essenciais na formação de glóbulos vermelhos. E que também facilitam a purificação do sangue e circulação saudável. O cobre presente nas ameixas atua como antioxidante e é essencial para a saúde do nervo e auxilia na formação de colágeno. O consumo de ameixas ricas em cobre também ajuda na absorção de ferro e previne várias doenças, como anemia e osteoartrite.

Alivia a Ansiedade:

O consumo regular de ameixas ajuda na redução da ansiedade. Estudos têm fornecido evidências sobre os efeitos ansiolíticos e propriedades antioxidantes dos ácidos clorogênicos, que estão presentes nas ameixas. Ajudam na cura dos sintomas relacionados à ansiedade e danos causados ​​pelo estresse.

Melhora os sintomas da infecção por Influenza A:

As ameixas são eficazes contra a infecção causada pelo vírus influenza A. Estudos têm demonstrado que o suco concentrado de ameixas contém lectina, moléculas que ajudam na inibição e tratamento das infecções causadas pelo vírus da gripe influenza A.

É indicada durante a Gravidez:

Ameixas e produtos à base de ameixa são benéficos durante a gravidez, devido ao oferecimento de diversas vitaminas e minerais. Estes componentes benéficos são vitais para a visão, desenvolvimento de ossos e tecidos e saúde celular para a mãe e para o bebê em crescimento. As fibras auxiliam na prevenção de distúrbios intestinais. A inclusão de ameixas como parte de uma dieta equilibrada ajuda a combater várias infecções e mantém a saúde geral.

Alerta: Deve-se ingerir o suco natural da fruta e a fruta orgânica.

Prevenção ao câncer:

beneficios da ameixa roxa

Os nutrientes contidos nas ameixas têm se mostrado benéficos no tratamento do câncer. Estudos mostraram que a componente epicatequina, presente nas ameixas, ajuda na inibição do crescimento e proliferação de células cancerosas malignas e induz apoptose no carcinoma hepatocelular humano ou câncer de fígado. Eles são ricos em antioxidantes e fitonutrientes, incluindo ácido clorogênico e ácido neo-clorogênico que têm um efeito curativo contra as células de câncer de mama, sem prejudicar as células normais saudáveis ​​do corpo. Desta forma um dos mais importantes benefícios da ameixa é auxiliar o nosso organismo no combate à proliferação de células cancerígenas.

Benefícios das ameixas no Equilíbrio de eletrólitos:

Nosso corpo é praticamente 80% composto de fluidos. As ameixas contêm quantidades abundantes de potássio, que é um eletrólito necessário para o bom funcionamento das células e tecidos do corpo. O consumo de ameixas ajuda a regular as contrações musculares e a regular o equilíbrio dos fluidos ácido-básicos do corpo.

Melhora a saúde da pele:

Ameixas são ricas em vitamina C, juntamente com outros antioxidantes, que ajudam a manter a pele saudável, radiante e jovem. O consumo de ameixas ajuda a reduzir manchas e rugas devido à presença de nutrientes anti-envelhecimento. Extratos de ameixa são utilizados ​​em vários produtos de cuidados da pele.

E você, conhecia todos estes benefícios da ameixa? Me conta aí abaixo nos comentários. Beijo!

Você Precisa Ler Isso Também!

 

 

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora