Benefícios da alface – emagrece e nutre!
Emagrecimento

Benefícios da alface – emagrece e nutre!

julho 18, 2017   •   por Karen Coelho

Alguns dos benefícios da alface para a saúde incluem redução dos níveis de colesterol, prevenção do câncer, proteção de neurônios, indução de sono, controle de ansiedade, redução de inflamação e fornecimento de antioxidantes, entre outros. Se você deseja conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios da alface, Leia este artigo até o fim.Benefícios da alface para o cabelo

Conhecendo os principais benefícios da alface

A alface é cientificamente conhecida como Lactuca sativa e possui o seguinte valor nutricional:

A alface contém água, energia, proteínas, gorduras, carboidratos, fibras dietéticas e açúcares. Os minerais e vitaminas encontrados na alface incluem cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco e vitaminas como tiamina, riboflavina, niacina, folato, vitamina B-6, C, A, E e vitamina K.

Benefícios da alface para a saúdeBenefícios da alface para o emagrecimento

Propriedades anti-inflamatórias:

A alface possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam no controle das inflamações do organismo. Em modelos experimentais, os extratos de alface têm mostrado poder de controle significativo sobre a inflamação induzida por biocatalisadores como a lipoxigenase e carragenina.

Benefícios da alface para as células neuronais:

Os neurônios são células cerebrais que formam conexões físicas para criar a nossa memória, são responsáveis pela conexão entre as áreas do cérebro e também de nossa atividade cerebral. A morte de neurônios em conexões ou circuitos particulares pode resultar na perda de memória. Em alguns casos extremos, a morte neuronal significativa pode resultar no aparecimento de doenças como a doença de Alzheimer, e a perda da atividade neuronal, leva à morte cerebral. Os extratos de alface mostraram um controle considerável sobre a morte das células neuronais devido ao seu papel na privação de glicose / soro (GSD). As pesquisas também mencionam que a alface tem o potencial de ser usada na neuroproteção como remédio comum para doenças neurodegenerativas.

Reduz os níveis de colesterol:Benefícios da alface  tijela

A alface pode ser benéfica na redução dos níveis de colesterol que muitas vezes levam a doenças cardiovasculares e outras condições perigosas. Os níveis elevados de colesterol, em particular os níveis de colesterol LDL ou “colesterol ruim”, são prejudiciais e podem causar ataques cardíacos e derrames. Um estudo foi realizado em ratos para testar o impacto do consumo de alface sobre a gordura e o colesterol. Os resultados indicaram uma redução significativa dos níveis de colesterol em comparação com os ratos que não foram alimentados com alface. A peroxidação lipídica foi observada na maioria dos casos, o que concluiu a pesquisa, foi o resultado de que a alface foi responsável por induzir essa forma de controle do colesterol.

Melhora o sono:

Uma pesquisa sobre os extratos de alface resultou no isolamento de um químico depressivo. Este produto químico, quando administrado em animais experimentais, apresentou efeitos sedativos significativos. Diminuição da frequência cardíaca e contrações ventriculares também foram observadas. Este processo químico particular bloqueia os processos de sinal excitatório dos tecidos musculares e neurais. Melhorando a qualidade do sono.

Propriedades antioxidantes:Benefícios da alface roxa e verde

Estudos mostram que a alface possui antioxidantes com capacidades significativas de eliminação da ação dos radicais livres. Os antioxidantes são uma ampla gama de bioquímicos que são encontrados principalmente nas frutas, legumes, verduras e vegetais orgânicos; Eles também são muito necessários para a saúde humana. Os antioxidantes atuam como barreiras aos radicais livres, que são produzidos durante o metabolismo celular. Estes radicais livres atacam tecidos saudáveis, células e o DNA dentro deles. Eles geralmente podem levar células saudáveis ​​a sofrer mutações e se tornarem células defeituosas e até mesmo cancerígenas. O resultado disso é o desenvolvimento de várias doenças. Os antioxidantes, por outro lado, neutralizam esses radicais livres e os neutralizam antes que ocorram as mutações celulares e as consequentes doenças.

Propriedades antimicrobianas:

O látex da alface possui propriedades antimicrobianas. Candida albicans e várias outras leveduras foram completamente deformadas ao entrarem em contato com o látex da alface. Os produtos bioquímicos que são considerados como possuindo essas propriedades antimicrobianas são terpens e cardenólidos, bem como enzimas como glucanases.

Benefícios da alface para o controle da ansiedade:Benefícios da alface  variedades

As propriedades neurológicas da alface têm sido sugeridas e exploradas por muito tempo durante os tempos antigos e a Idade Média em tratados médicos, como por exemplo o sistema Unani. Pesquisas detalhadas realizadas nos últimos tempos levaram à conclusão de que a alface possui propriedades ansiolíticas. Quando os animais de laboratórios receberam extratos de alface, sua atividade locomotora foi reduzida, o que sugere uma ansiólise considerável.

Benefícios da alface para a prevenção ao câncer:

Extratos de folhas de alface podem controlar certos tipos de câncer. Uma pesquisa sobre células cancerosas em humanos, em particular células de leucemia e células de câncer de mama, foi controlada de forma significativa após ter sido tratada com extratos de alface. Os experimentos também sugeriram que a proporção em peso de consumo de alface humana necessária para matar 50% das células de leucemia seria de 3 kg.Benefícios da alface  dieta

Leia também este artigo – Broto de bambu – diversifique sua dieta e emagreça mais!

Conclusão sobre os benefícios da alface

Os benefícios da alface para nossa saúde são muito importantes, além do emagrecimento ele nos fornece muitos nutrientes essenciais. Ele é praticamente diário na minha dieta, eu sinceramente amo. Me conta aí nos comentário se você também gosta de alface. Beijos e até a próxima!

Benefícios da alface – emagrece e nutre!
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário