Batata roxa – a rainha dos antioxidantes!
Emagrecimento

Batata roxa – a rainha dos antioxidantes!

julho 28, 2017   •   por Karen Coelho

A batata roxa é nativa da América do Sul. Seu nome se deve à cor púrpuras de sua casca. Existem vários tipos de batata roxa, incluindo as variedades Purple Majesty, Purple Viking e Purple peru. Ela traz muitos nutrientes importantes e essenciais para a nossa saúde. Confira mais!batata roxa antioxidantes

Benefícios da batata roxabatata roxa tipos

A batata roxa é rica em antioxidantes

A batata roxa possui uma quantidade significativa de fitoquímicos antioxidantes. A regra das frutas e dos vegetais é que quanto mais profunda e rica a cor, mais nutritivo o conteúdo tende a ser. A batata roxa não é uma exceção a esta regra. É rica no antioxidante que é característico do produto azul ou roxo, chamado antocianina.

Este composto é da poderosa família de antioxidantes de flavonóides e é encontrado em outros alimentos alimentares nutricionais, como mirtilos e romãs. É mais conhecido por suas propriedades de fortalecimento da imunidade e luta contra o câncer.batata roxa emagrece

Além disso, este antioxidante profundamente pigmentado mostrou grande promessa em proteger a integridade e estrutura do DNA e incentivar a produção de citocinas que são vitais para a resposta imune adequada. Ele também mostra propriedades anti-inflamatórias impressionantes, ajuda a proteger a saúde e a integridade dos capilares e fortalece as membranas e pode ter um papel na regulação da atividade estrogênica, o que pode ajudar a reduzir o risco de doenças hormonais.

Leia também – Batata doce benefícios e malefícios: Conheça mais deste poderoso alimento!

A batata roxa ajuda a baixar a pressão sanguíneabatata roxa corante natural

Um pequeno estudo que foi apresentado no American Chemical Society National Meeting em Denver em 2012 descobriu que comer essas batatas baixou a pressão arterial das pessoas que os consumiram em comparação com os não consumidores. Isto é provavelmente devido ao seu efeito terapêutico sobre os vasos sanguíneos e a alta concentração na batata roxa de um outro fitoquímico chamado ácido clorogênico que foi associado à pressão arterial mais baixa em camundongos.

As batatas em geral são tipicamente associadas ao aumento de peso e algumas como “alimentos proibidos” devido ao alto teor de amido. Assim, para muitos, foi um resultado surpreendente que consumir de seis a oito pequenas batatas roxas por dia, não só reduziu a pressão arterial dos participantes, mas também não causou nenhum aumento de peso.

Como é o gosto da batata roxa?batata roxa sabor

A batata roxa tem um sabor ligeiramente parecido com uma noz e uma textura mais cremosa em comparação com as batatas tradicionais. Isso o torna ideal para assar, macerar, fritar e fazer praticamente qualquer outra coisa que você possa fazer com uma batata padrão. Pode ser deliciosa quando misturado com várias ervas e alho e faz um ótimo prato de batata triturada, pois tem uma textura mais cremosa quando cozida.

Tal como acontece com outras variedades de batatas, tente manter a casca ao cozinhar. Manter a casca no cozimento ajuda a selar os nutrientes e a umidade na batata. Além disso, a casca de qualquer batata é rica em fibras e também pode conter vitaminas e minerais adicionais. A casca da batata roxa é onde se encontra a maior concentração dos fitonutrientes antioxidantes, além de ser rica em vitamina C e contém uma grande quantidade de polifenóis e potássio que a torna tão benéfica.

Batata roxa – a rainha dos antioxidantes!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
3 comentários
  1. agosto 10, 2017

    […] Leia também – Batata roxa – a rainha dos antioxidantes! […]

  2. Maria Cecília Paixao
    março 21, 2018

    Oi, Karen! Está muito difícil encontrar batata roxa em São Paulo, muito menos em Santos, onde moro. Sempre fiz um doce maravilhoso (eu acho?) de batata roxa, mas agora está difícil. Quando peço batata roxa, as pessoas me dão batata doce roxa. Não é essa que você está descrevendo no artigo, Certo? Então me diga: você sabe onde comprar batata roxa em São Paulo, ou em Santos? Obrigada, Maria Cecília.

    • março 21, 2018

      Oi Maria, tudo bem? Infelizmente não sei, só tive o prazer de visitar Santos uma vez. Mas vou procurar saber com alguns amigos que moram ai.

Deixe seu Comentário