Batata doce benefícios e malefícios: Conheça mais deste poderoso alimento!
Alimentos

Batata doce benefícios e malefícios: Conheça mais deste poderoso alimento!

julho 06, 2017   •   por Karen Coelho

Batata doce, de uns tempos para cá muito tem se falado sobre os benefícios deste alimento. Mas o que dizer quando se trata da batata doce benefícios e malefícios, afinal, ela fez bem ou mal a saúde? É o que você vai descobrir a partir de agora. Confira!

batata doce benefícios e malefícios

Olá, sou MIchelle Leite  e hoje vim falar especialmente para você leitora do blog da Karen, sobre batata doce benefícios e malefícios. Afinal, as propriedades deste alimento tem sido destaque nas rodas de conversa sobre o universo fitness, e você não vai querer ficar de fora não é? Então vamos lá!

Batata doce benefícios e malefícios

Tenho uma boa  notícia para você! A batata doce pode sim ser considerada um super alimento, para fazer parte da sua rotina de vida saudável. Isso porque ela traz muitos benefícios. Veja quais são

1. Grande quantidade de fibras

As fibras trazem saciedade. O que ajuda você a emagrecer naturalmente, quando combina o consumo deste alimento com uma alimentação balanceada. Além disso, as fibras melhoram o funcionamento intestinal, ajudando o organismo a eliminar as toxinas, que chegam ao organismo através dos maus hábitos alimentares e que além de atrapalharem o processo de emagrecimento, podem levar ao aparecimento de muitas doenças.

E mais! As fibras presentes no alimento diminuem a absorção da glicose e de lipídios. O que evita os picos de glicemia, sendo uma ótima opção para o controle do diabetes e também para quem deseja eliminar uns quilinhos, já que com os níveis de glicemia sob controle as chances de o organismo acumular gordura, principalmente na região abdominal são bem menores.  Por sua vez, o fato destas fibras diminuírem a absorção de lipídios, auxilia no controle do colesterol. O que previne as doenças cardiovasculares.

2. Fonte de cálcio

Um importante mineral para manter a saúde dos ossos e dentes. Além disso, estudos comprovam que o cálcio exerce uma função essencial para o emagrecimento.

3. Fonte de magnésio

Mineral que aumenta a disposição e energia. O magnésio presente na batata doce também ajuda no controle dos níveis de açúcar, regulando as quantidades de insulina libradas na presença de açúcar no sangue, além de tornar as células mais sensíveis à insulina. O que faz com que este hormônio exerça suas funções com muito mais eficiência. Sendo assim, o magnésio também é um poderoso aliado para o controle do diabetes e para quem deseja emagrecer.

4. Fonte de ferro

Este é um importante mineral para a produção de hemoglobina prevenindo a anemia e ajudando a manter a saúde muscular, por favorecer o transporte adequado de oxigênio para todas as células, inclusive as células musculares.

5. Contém potássio

Mineral que participa do equilíbrio osmótico da célula, ou seja, a entrada e saída de água no organismo. O que ajuda no combate a retenção líquida. Além disso, o potássio previne câimbras, se fazendo um mineral essencial na hora da prática de atividade física. E mais! Este mineral colabora para o controle da pressão arterial.

6. É fonte de vitamina C

Vitamina antioxidante que combate a ação dos radicais livres. Com isso, você ganha um aliado contra o envelhecimento precoce e para ter muito mais disposição para as atividades diárias. A vitamina C presente neste alimento, também ajuda a reforçar o sistema imunológico.

7. É fonte de vitamina B6

Uma das responsáveis pelo controle do sistema nervoso. Você é ansiosa? Então saiba que por ser fonte de vitamina B6, a batata doce auxilia no controle da ansiedade. O que favorece a perda de peso, já que a ansiedade é uma das piores inimigas de quem quer baixar os ponteiros da balança.

8. Melhora o desempenho durante a atividade física

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, está entre os benefícios da batata doce o fato dela liberar energia gradativamente, sendo uma ótima aliada durante o treino esportivo.  Sim! Por liberar energia gradativamente, este alimento irá fazer com que você tenha um ótimo desempenho ganhando muito mais resistência. Por isso, o recomendado é comer a batata doce antes do treino, para ter energia por muito mais tempo.

9. É fonte de vitamina A

Além de proteger a visão, A vitamina A colabora para a saúde da pele, cabelos e unhas. A vitamina A também é essencial na formação do bebê durante a gestação e para o fortalecimento do sistema imunológico. E mais! Por ser fonte de fibras, a batata doce ajuda a prevenir a constipação intestinal, muito comum durante a gestação.

Além disso, auxilia no controle do colesterol e na prevenção do diabetes gestacional. Por isso, se você é gestante ou está planejando engravidar, saiba que este é um alimento que não pode faltar em seu cardápio

10. Previne a artrite

A batata doce contém criptoxantina, uma substância antioxidante que colabora pra prevenção da artrite e no combate aos radicais livres.

Batata doce benefícios e malefícios

batata doce benefícios e malefícios

Até aqui, você teve a oportunidade de conhecer os poderosos benefícios da batata doce, mas será que existe algum malefício no consumo deste alimento? A resposta está na quantidade a ser consumida, pois tudo que se consome em excesso, seja a batata doce ou qualquer outro alimento, faz mal! Entre os malefícios da batata doce, podemos destacar as substâncias goitrogênicas. Estas substâncias são responsáveis por atrapalharem a absorção de iodo.

Com isso, podem surgir problemas de tireoide como o hipertireoidismo, tireoidite de Hashimoto e até mesmo o câncer de tireoide. O que fazer então para evitar o malefício desta substância nociva presente neste alimento? Calma! Nós respondemos.

O primeiro passo é sempre cozinhar o alimento, pois o cozimento é capaz de eliminar as substâncias nocivas do alimento. Além disso, para deixar o cardápio ainda mais saudável, dê preferência à versão orgânica do alimento. Nem todo mundo sabe, mas o amido resistente da batata doce absorve os agrotóxicos utilizados no plantio. O que pode levar a alterações metabólicas, dificultar a perda de peso e deixar o organismo suscetível a doenças como o câncer.

Batata doce benefícios e malefícios: Emagrece mesmo?

Uma dúvida muito comum de quem deseja aproveitar as propriedades benéficas da batata doce é se ela engorda ou emagrece. Nós temos a resposta! Se dentro de um plano alimentar equilibrado, a batata doce emagrece sim! Isso porque ela é um alimento de baixo índice glicêmico, rico em fibras o que torna a digestão e absorção deste alimento mais lenta. O que traz saciedade, além de evitar o acúmulo de gordura.

A partir de agora, quando você pensar sobre a batata doce benefícios e malefícios , já estará pronta para consumi-la da forma certa, aproveitando o que há de melhor neste alimento, ganhando assim mais qualidade de vida. Aqui, o que vale é o equilíbrio e a adoção de bons hábitos alimentares e a prática de atividade física, otimizando assim os seus resultados não só no que se refere à boa forma física, como no que se refere à sua qualidade de vida.

Se este post sobre batata doce benefícios e malefícios te ajudou de alguma forma, não deixe de curtir, comentar e compartilhar. Assim você estará fazendo sua parte para modificar para melhor a vida de outras pessoas.

 

Até a próxima!

Batata doce benefícios e malefícios: Conheça mais deste poderoso alimento!
3.2 (64%) 5 votes
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. julho 28, 2017

    […] Leia também – Batata doce benefícios e malefícios: Conheça mais deste poderoso alimento! […]

Deixe seu Comentário