Azeitona roxa – 10 motivos para começar a comer hoje mesmo
Alimentos Emagrecimento

Azeitona roxa – 10 motivos para começar a comer hoje mesmo

Janeiro 23, 2018   •   por Karen Coelho

Azeitona roxa – 10 motivos para começar a comer hoje mesmo

A azeitona roxa é um fruto, isso mesmo, um fruto que é não é muito consumido em nosso país, onde encontramos muito mais facilmente a azeitona verde. Apesar de não ser muito fácil de achar nos pratos brasileiros, a azeitona roxa traz muitos benefícios para a nossa saúde. Se você souber quantos vai passar a acrescentá-la na sua dieta hoje mesmo!azeitona roxa benefícios

Abaixo você encontra 10 razões pelas quais você deve comer a azeitona roxa.

Benefícios da azeitona roxafruta azeitona roxa

  1. Benefícios cardiovasculares da azeitona roxa

Quando os radicais livres oxidam o colesterol, os vasos sanguíneos são danificados e a gordura se acumula nas artérias, possivelmente levando a um ataque cardíaco. Os nutrientes antioxidantes presentes nas azeitonas roxas impedem essa oxidação do colesterol, ajudando assim a prevenir doenças cardíacas. As azeitonas contêm gordura, mas é o tipo saudável dela, o monoinsaturado, que auxilia na redução do risco de desenvolvimento da aterosclerose e também aumenta o colesterol bom. Quando as dietas com baixo teor de gordura monoinsaturada são alteradas para aumentar o teor de gordura monoinsaturada (sem se tornarem muito altas nas gorduras totais), normalmente experimenta-se uma diminuição no colesterol presente no sangue, colesterol LDL e HDL. Todas essas mudanças diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas e outras condições cardiovasculares, como por exemplo, a pressão alta e etc. também devido à presença do ácido oleico encontrado na azeitona roxa.

  1. Perda de peso

As gorduras monoinsaturadas, do tipo encontrado nas azeitonas, podem potencializar a perda de peso. A composição da azeitona roxa é capaz de eliminar a gordura de dentro das células. Assim, fica mais fácil livrar-se da gordura da barriga, além de reduzir a insensibilidade à insulina.

As pessoas que têm o maior consumo de azeitona comem menos calorias em geral e raramente têm excesso de peso. Testes de sangue mostram que elas elevam os níveis de serotonina, o chamado hormônio de saciedade que nos faz sentir cheios, reduzindo nosso consumo de calorias em quase 200 por dia, disseram.

  1. Prevenção ao câncer

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das azeitonas tornam-na um preventivo natural para proteção contra câncer porque o estresse oxidativo crônico e a inflamação crônica podem ser fatores-chave no desenvolvimento do câncer. Se nossas células ficam sobrecarregadas pelo estresse oxidativo (danos à estrutura celular e função celular por moléculas excessivamente reativas contendo oxigênio) e inflamação excessiva crônica, o risco de câncer é aumentado. Ao fornecer-nos recursos ricos em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, a azeitona roxa pode nos ajudar a evitar essa combinação perigosa de estresse oxidativo crônico e inflamações crônicas.

As azeitonas roxas são uma ótima fonte de vitamina E, que tem a capacidade de neutralizar os radicais livres no organismo. Especialmente quando se trabalha com as gorduras monoinsaturadas estáveis ​​encontradas na azeitona roxa.

  1. Diminuição de dores

A azeitona roxas e também as verdes possuem nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios naturais que podem atuar como um Ibuprofeno natural. Os óleos delas contêm oleocanthal, uma substância com agentes anti-inflamatórios. Semelhante aos AINE clássicos, eles são um tipo de inibidor não seletivo da ciclooxigenase (COX). 50g (cerca de três colheres e meia) de um azeite virgem típico por dia contém uma quantidade de oleocanthal com efeito anti-inflamatório semelhante ao 1/10 da dose adulta de ibuprofeno.

  1. Saúde da pele e do cabeloazeitona roxa tipos

A azeitona roxa é rica em ácidos gordurosos e antioxidantes que nutrem, hidratam e protegem o organismo no geral. O principal dentre esses é a vitamina E, como dito anteriormente. Seja aplicado topicamente ou ingerida, a vitamina E demonstrou proteger a pele da radiação ultravioleta, protegendo assim o câncer de pele e o envelhecimento precoce. A pele fica mais saudável e brilhante.

  1. Redução de alergias

A azeitona roxa funciona como anti-histaminica a nível celular. Ao bloquear receptores especiais chamados de H1, pode ajudar a diminuir a resposta de histamina das células. Em alergias os anti-histamínicos são os mais recomendados. Assim esse efeito da azeitona roxa com seus benefícios anti-inflamatórios pode auxiliar nos processos alérgicos. A circulação melhora e consequentemente respira mais facilmente com o consumo da azeitona roxa. Eles podem aumentar o fluxo sanguíneo e ajudar a diminuir os efeitos de doenças como a asma também através de suas propriedades anti-inflamatórias.

  1. Saúde do aparelho digestivo

O consumo frequente de vitamina E e também das gorduras monoinsaturadas presentes na azeitona roxa está associado a menores taxas de câncer de cólon. Estes nutrientes ajudam a prevenir o câncer de cólon, neutralizando os radicais livres. A função protetora do óleo de oliva também tem um efeito benéfico sobre úlceras e gastrite. O azeite ativa a secreção de hormônios biliares e pancreáticos muito mais natural do que os medicamentos prescritos, reduzindo assim a incidência da formação de cálculos biliares. Uma xícara de azeitona roxa também contém 17% da dose diária de fibra, o que promove a saúde do aparelho digestivo, ajudando a movimentar os alimentos através do sistema digestivo a um ritmo mais saudável. I

  1. Boa fonte de ferro

As azeitonas, especialmente a roxa, possuem bastante ferro. A capacidade dos glóbulos vermelhos de transportar oxigênio em todo o corpo deve-se à presença de ferro no sangue. Se sofremos de falta de ferro, nossos tecidos não recebem oxigênio suficiente, e podemos nos sentir fracos. O ferro também desempenha um papel vital na produção de energia. É uma parte necessária de uma série de enzimas, incluindo catalase de ferro, peroxidase de ferro e as enzimas citocromáticas. Também ajuda a produzir carnitina, um aminoácido não essencial importante para a queima de gordura. E o mais importante, a função adequada do sistema imunológico depende do ferro suficiente.

  1. Saúde ocular

Um copo de azeitona roxa contém 10% da dose diária recomendada de vitamina A que, quando convertida na forma da retina, é crucial para manter os olhos saudáveis. Permite ao olho distinguir melhor entre luz e escuridão, melhorando assim a visão noturna. Além disso, a vitamina A é considerada eficaz contra cataratas, degeneração macular, glaucoma e outras doenças oculares relacionadas à idade.

  1. Aumenta os níveis sanguíneos de glutationaazeitona roxa antioxidante

As azeitonas mostraram a capacidade de aumentar os níveis sanguíneos de glutationa (um dos principais nutrientes antioxidantes do corpo). O consumo de pasta de azeitona está associado a níveis significativamente maiores de glutationa no sangue e à melhoria da capacidade antioxidante.

Agora que você conheceu todos esses benefícios da azeitona roxa, me conta aí abaixo nos comentários o que você achou!

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário