Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde!
Emagrecimento

Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde!

julho 07, 2017   •   por Karen Coelho

O aspargo é uma verdura que possui propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas, diuréticas e antioxidantes. Apesar de não ser presença marcada na mesa dos brasileiros, faz muito bem para a saúde.

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou mostrar para vocês as propriedades e os benefícios do aspargo. Se você deseja conhecer um pouco mais desta verdura bastante completa, continue lendo este artigo até o final. Vamos lá conferir?

Principais benefícios do aspargoaspargo para o emagrecimento

O aspargo auxilia no emagrecimento

Antes de começar a relatar todos os benefícios do aspargo eu vou expor um que me chama muito a atenção: o aspargo ajuda a emagrecer. Além de possuir pouquíssimas calorias o aspargo possui muitos nutrientes essenciais ao funcionamento do nosso organismo, ou seja, o “custo x benefício” calórico dele é muito bom. Calma, eu explico o que quer dizer custo benefício calórico.

Esta é uma expressão criada por mim para analisar o quanto vale a pena ingerir o alimento. Nela eu analiso muitas coisas, como por exemplo a quantidade de calorias em comparação com a quantidade de nutrientes. No caso do aspargo este custo benefício fica muito positivo, sabe por que? Por que nosso corpo acaba gastando mais energia para ingeri-lo, do que ele efetivamente possui, o que significa dizer que você já emagrece um pouco só de comer um aspargo. E além de possuir calorias negativas ele nos fornece muitos nutrientes. Sensacional.

Outro motivo do aspargo emagrecer

E não é só por isso que o aspargo emagrece não viu. Ele ainda é uma rica fonte de fibras alimentares, o que aumenta a sensação de saciedade, auxilia no processo digestivo e ainda melhora a absorção dos nutrientes pelo intestino.

E tem mais, a vitamina K, presente no aspargo, faz com que ele seja um excelente diurético natural. O que elimina o inchaço e toxinas através da urina. Nós mulheres sabemos bem o mal que a retenção de líquido faz para o nosso corpo e para a aparência em si. Um terror!

Pensa que acabou? Não mesmo! O aspargo também é fonte de vitaminas do complexo B, que juntamente com as fibras ajudam a regular os picos de açúcar no sangue, o que reduz o apetite.

O aspargo faz bem para a saúde do coraçãoaspargo para o coração

As vitaminas do complexo B presentes no aspargo auxiliam na regulagem de um aminoácido chamado homocisteína, que faz muito mal para o nosso organismo. Em altas doses, ele é um fator de risco para o coração, segundo estudos publicados pela universidade de Harvard. Os compostos antioxidantes e a propriedade anti-inflamatória ainda auxiliam na proteção do coração.  E o aspargo ainda possui a aspargina, que auxilia na eliminação do excesso de sal presente no organismo.

Auxilia no controle do diabetes

Para quem sofre com o diabetes e doenças relacionadas a altas taxas de açúcar no sangue o aspargo é um ótimo alimento. Visto que, como dito antes, ele auxilia a controlar os picos de açúcar no sangue. Já para aqueles que não sofrem com estas doenças, o aspargo ajuda na manutenção das boas taxas glicogênicas. Tudo isso devido às fibras e às vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B6.

Evita o envelhecimento precoce

Um antioxidante muito importante encontrado no aspargo é a glutationa. Que já é bastante conhecida por evitar o envelhecimento precoce da pele. Este composto faz muito bem para a saúde da pele. Pois auxilia na proteção da pele dos danos causados pelos raios de sol e também pela poluição.

Importante para mulheres grávidasaspargo para mulheres grávidas

O folato, vitamina B12 com vitamina B9, também encontrado no aspargo é muito importante para as gestantes. Isso se deve ao fato de que a deficiência de folato nas primeiras semanas gestacionais pode acarretar no desenvolvimento de anomalias no tubo neural do bebê.

O tubo neural é responsável pelas estruturas originárias de todo o nosso sistema nervoso. Um bom desenvolvimento deste tubo é essencial para a formação da criança.

Fortalece o sistema imunológico

O aspargo também possui vitamina E. Que protege o organismo dos radicais livrese auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Melhora a libido

O folato e a vitamina B6 estimulam a libido, fazendo com que o aspargo ainda possua uma propriedade afridizíaca. Além disso, a vitamina E, presente no aspargo estimula a produção de hormônios sexuais tanto masculinos como femininos.

Ajuda com a ressacaaspargo para ressaca

Os minerais e aminoácidos presentes no aspargo ajudam a reduzir os sintomas da ressaca. Além de proteger as células do fígado das toxinas do álcool.

Ajuda na absorção do cálcio

A vitamina K presente nos aspargos faz muito bem para a saúde dos ossos. Esta vitamina auxilia na absorção do cálcio, que é muito importante para o desenvolvimento e manutenção do bom estado dos ossos.

Melhora o humor

Estudos científicos já revelaram que a causa do mau humor persistente e aparentemente sem motivo, em algumas pessoas é sinal de deficiência de algumas vitaminas e substancias, como por exemplo a B12 e o folato. Como estas são substâncias presentes no aspargo, seu consumo é capaz de diminuir a irritabilidade. Ele também possui triptofano, que é um aminoácido cientificamente associado ao bom humor.

Considerações sobre o aspargoaspargo receita

É excelente conhecer variedades de alimentos que sejam capazes de nos auxiliar bastante em tantos aspectos não só do emagrecimento mas também da saúde em geral. O aspargo é um alimento que além de possuir poucas calorias, ainda faz muito bem para a nossa saúde.

Dica do blog

Agora que você já conhece todos esses benefícios do aspargo para a saúde e o emagrecimento, conheça também o Lipodrox. Que é um suplemento alimentar, que reúne nutrientes essenciais ao nosso organismo e também contém elementos que potencializam o emagrecimento. Clique aqui e aproveite!

 

Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde!
5 (100%) 1 vote
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. julho 08, 2017

    […] Leia também este artigo – Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde! […]

  2. julho 18, 2017

    […] Leia também este artigo – Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde! […]

Deixe seu Comentário