Compartilhar
Compartilhar
Tweet
Tweet
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Antocianinas: Veja o que são e quais seus principais benefícios para a saúde

O que são as Antocianinas?

As antocianinas  são pigmentos vegetais, responsáveis por uma grande variedade de cores observadas em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas, que podem variar do vermelho vivo ao violeta/azul.

o que é Antocianinas

Quimicamente, esses pigmentos são compostos fenólicos pertencentes ao grupo dos flavonóides, grupo de pigmentos naturais amplamente distribuídos no reino vegetal.

São compostos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas.

Caracterizados pelo núcleo básico flavílio que consiste de dois anéis aromáticos unidos por uma unidade de três carbonos e condensados por um oxigênio.

A molécula da antocianina é constituída por duas ou três porções, uma aglicona (antocianidina), um grupo de açúcares e, frequentemente, um grupo de ácidos orgânicos.

Aproximadamente 22 agliconas são conhecidas, das quais 18 ocorrem naturalmente e apenas seis são importantes em alimentos. A cor de uma antocianina individual varia desde o vermelho (condição ácida) até o azul ou amarelo (condição alcalina).

A coloração final apresentada pelo tecido vegetal, entretanto, depende de outros fatores além do pH, tais como, luminosidade, concentração da antocianina dissolvida, presença de íons, açúcares e hormônios.

As antocianinas podem ser encontradas em numerosas famílias de plantas cultivadas:

  • Vitaceae (uva)
  • Rosaceae (cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maçã, pêssego, etc.)
  • Solanaceae (tamarindo, batata)
  • Saxifragaceae (groselha preta e vermelha)
  • Ericaceae (mirtilo, oxicoco)
  • Cruciferae (repolho roxo, rabanete)
  • Leguminoseae (vagem)
  • Gramineae (sementes de cereais)

Entre as muitas funções que possuem está a atração de polinizadores de sementes, proteção contra danos provocados pela luz UV na folha, atuando como filtro e melhorando e regulando a fotossíntese.

Vejas os 9 Principais Benefícios das Antocianinas para a saúde

benefícios das AntocianinasAs antocianinas apresentam grande importância na dieta humana podendo ser considerada como uma importante aliada na prevenção/retardamento de doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas, devido ao seu poder antioxidante, atuando contra os radicais livres, apresentando propriedades farmacológicas sendo utilizadas para fins terapêuticos.

Prevenção do Câncer

Antioxidantes são considerados grandes combatentes em oposição a a exercício de radicais livres no corpo.

Uma pesquisa revelou que as antocianinas pode ser o antioxidante mais forte de 150 flavonóides distintos. Os testes laboratoriais indicaram similarmente que as antocianinas são capazes de impedir o desenvolvimento de tumores e células do carcinoma da mama.

 

Função Anti-inflamatórios

Experimentos com animais mostraram que antocianinas pode ser um anti-inflamatório, visto que eles impedem danos aos vasos sanguíneos. A investigação acarreta que eles são capazes de ser benéficos para combater a ardor crônica, a qual está ligada a uma enfermidade cardíaca, artrite, diabete forma 2, enfermidade de Alzheimer, demência, e várias outras doenças.

 

Controle da Diabete

Antocianinas amplifica o metabolismo do açúcar no sangue, e os pesquisas mostram que eles são capazes de ter um resultado afirmativo sobre a fabricação de colágeno anormais, um efeito nocivo de diabete que contribui para uma abominosa absorção do açúcar no sangue.

Uma pesquisa provou que similarmente as antocianinas são capazes de ser eficazes na advertência da retinopatia, um requisito diabético, que pode acarrear à ablepsia.

As antocianinas não apenas evitam um exagero de fabricação de proteínas, porém similarmente para abrigar-se escoamento, capilares danificadas.

 

Função anti-alérgica

Uma pesquisa descobriu que as antocianinas teve o resultado mais forte que qualquer flavonóide no alivio da alergia.

 

Melhora na Saúde dos olhos

Testes provou que antocianinas são capazes de auxiliar a aumentar a ficção noturna e acuidade visual em maior parte.

Uma pesquisa mostrou que ingerir suplementos de antocianinas aumentou temporariamente a ficção de 36 pacientes.

 

Ajuda na Saúde do Coração

Diversos pesquisas abrange demonstrado que as antocianinas são capazes de coarctar os graus de colesterol, pressão nas artérias, reforçar o movimento sanguíneo, reforçar a vigor capilar e combater o estresse oxidativo, que beneficiam a saúde cardiovascular e auxilia a proteger-se doenças cardíacas.

 

Importante aliada no processo de redução de peso

Ainda que também não comprovado como uma auxiliar eficaz da redução de peso, a estudo em ratos de laboratório alimentados com alto assunto de gordura, regime rica antocianina, mostraram menor recebido de peso em ratos que receberam o suplemento de antocianina que aqueles sem.

 

Tratamento da úlcera

Antocianinas são capazes de ser benéficos no tratamento de úlceras, visto que protegem o abdome, aumentando o monco no abdome e a eliminação de suco gástrico. Isso pode ser visto que o mirtilo vem sendo utilizado na medicina clássico para o tratamento das úlceras.

 

Aliada da Função cognitiva

Uma pesquisa descobriu que ratos alimentados com antocianinas eram pouco propensos a sentir redução de memória e a deterioração da função motora.

Acredita-se que antocianinas auxilia a diminuir a redução de gordura do cérebro, um marcador do envelhecimento cerebral.

Entretanto, os testes em humanos e pesquisas adicionais são necessárias para atestar a ligamento entre consumindo antocianinas e crescimento da função cognitiva.

Ebates Coupons and Cash Back

4 Comments

  1. Fredrico 21 de abril de 2017
  2. Fredric 21 de abril de 2017
  3. Gabriela 22 de abril de 2017
  4. Tiny 23 de abril de 2017

Add Comment

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora