Ampicilina – para que serve e quando é recomendada?
Medicamentos Saúde

Ampicilina – para que serve e quando é recomendada?

agosto 17, 2017   •   por Karen Coelho

A ampicilina é um medicamento que precisa ter uma prescrição médica para poder ser liberado. Nas farmácias, é impossível pedir a ampicilina sem a receita médica comprovando que você precisa realmente dela. De forma geral, vou adiar que esse medicamento é usado para tratar possíveis infecções, pois isso é muito comum que nos consultórios de dentista ela seja recomendado para pessoas que correm risco de endocardite, por exemplo. Neste artigo vou contar tudo sobre a ampicilina, para que serve, quando deve ser utilizada e seus possíveis efeitos colaterais. Mas, lembre-se: sempre consulte um médico antes de fazer qualquer tratamento. Acompanhe!

Ampicilina - para que serve

Ampicilina – para que serve

Olá, eu sou a Renata e sou redatora do blog da Karen. Hoje vou contar pra você tudo que descobri sobre a ampicilina. Ele tem sido comentado nos últimos meses em blogs e sites em geral por ser muito eficaz no tratamento contra bactérias. Como eu disse lá em cima, em consultórios odontológicos é muito comum que ela seja prescrita, pois há pessoas que apresentam sérios riscos de infecção no coração devido à anestesia.
Mas, apesar do forte poder antibiótico, é um remédio relativamente seguro, desde que ele seja prescrito por um médico. Como todo medicamento, não é recomendado fazer o uso de forma aleatório ou mesmo para outras finalidades. Além disso, será muito difícil consegui-lo em uma farmácia sem a receita. Porém é sempre bom lembrar que a orientação de um médico de confiança é fundamental, tudo bem?

E a ampicilina tem efeitos colaterais?

Como todo medicamento, obviamente a ampicilina também pode trazer efeitos colaterais negativos. Mas, com o acompanhamento médico, eles são mais raros e não costumam aparecer. De todo modo, vou listar os principais deles:

  •  Náuseas leves, sensação de que irá passar mal.
  •  Vômitos também leves, uma ou duas vezes
  •  Pode haver diarreia leve por um dia
  •  E erupção cutânea

Preciso lembrar que esses efeitos devem ser leves, ou seja, durante poucos dias e não causarem um mal estar muito grande. Se você notar que os efeitos são mais graves e te impossibilitam de fazer as coisas do dia-a-dia, é hora de ligar de ligar para o seu médico e verificar a possibilidade de diminuir a dosagem ou mesmo trocar o medicamento.

Ampicilina - para que serve

Ampicilina – para que serve

E para que serve a ampicilina? Quais doenças?

Como disse lá em cima, a ampicilina é indicada para tratar problemas com bactérias e doenças desse gênero, como infecções. Vou citar algumas:

Para que serve a ampicilina – Pneumonia

O médico pode indicar a ampicilina para o tratamento contra a pneumonia, devido ao seu grande poder de lidar com infecções.

Para que serve a ampicilina – bronquite

A bronquite também é um dos casos onde a ampicilina pode ser indicada, já que se trata de uma infecção nos brônquios.

Para que serve a ampicilina – Meningite

A meningite é uma doença um pouco mais grave e que também pode receber tratamento com a ampicilina.

Dicas Extras

Além das doenças que citei, pode ser que a febre tifoide e infecções do trato urinário sejam tratadas com a ampicilina. Mas lembre-se que só o seu médico é quem poderá decidir qual é o melhor medicamento no seu caso.

Gostou do artigo? Para mais dicas de saúde e alimentação, acompanhe sempre o Blog da Karen, com novidades diárias.

Ampicilina – para que serve e quando é recomendada?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário