Alimentos ricos em ferro – poderosos aliados do emagrecimento!
Alimentos Emagrecimento

Alimentos ricos em ferro – poderosos aliados do emagrecimento!

junho 05, 2017   •   por Karen Coelho

O consumo de alimentos ricos em ferro é muito importante em todas as fases da nossa vida. A deficiência desse nutriente pode acarretar problemas para o organismo, como a anemia, por exemplo.alimentos ricos em ferro variedade

Alimentos ricos em ferro

O fato é que o ferro é um nutriente essencial para o organismo visto que ele atua diretamente na formação das células de sangue, auxiliando no transporte e também no armazenamento de oxigênio nas células.

O ferro também está ligado à produção de energia para o corpo a sua importância é, muitas vezes, menosprezada e não é incomum que haja deficiência e erro no organismo das pessoas, gerando sintomas como cansaço, queda de cabelo, fraqueza, perda de concentração e anemia.

Vale lembrar ainda que a necessidade de ferro vai variando de acordo com o período de vida ou a idade do indivíduo. As mulheres gestantes, por exemplo, têm uma necessidade maior de ferro por causa do desenvolvimento do feto.

Então, se você quer saber mais sobre os alimentos ricos em ferro e entender melhor sobre ele, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Mas afinal, quais são os alimentos ricos em ferro?alimentos ricos em ferro feijão

Primeiramente é importante explicar que existem dois tipos de ferro que são diferentes entre si.

O primeiro deles é o ferro heme que é comumente encontrado em alimentos que são de origem animal. Esse tipo de ferro uma melhor absorção no organismo, chegando a 23% do que foi consumido.

O segundo tipo é o ferro não-heme, que é aquele proveniente dos alimentos que são de origem vegetal e não é tão bem absorvido quanto o anterior, com cerca de 8% do que foi consumido. Para potencializar essa absorção o ideal é combiná-lo com uma fonte de vitamina C.

Sabendo isso, agora vamos ver quais são os alimentos ricos em ferro na lista a seguir:alimentos ricos em ferro leguminosas e outros

  • Carnes vermelhas: a carne é um dos principais alimentos ricos em ferro da lista. De uma maneira geral, cada 100g desse alimento possui 5mg de ferro.
  • Peixes: a quantidade de ferro pode variar de acordo com o tipo de peixe, mas cada 100g dessa carne tem 0,5 a 1mg de ferro.
  • Gema de ovo: cada gema tem 1mg de ferro.
  • Beterraba: cada 100 de beterraba crua possui 2,5mg de ferro sendo que a cozida possui menos.
  • Cereais: cada 100g de cerais, tais como quinoa, aveia, massas integrais, trigo e etc., contem 5mg de ferro.
  • Grãos: para cada 100g de grãos, tais como feijão preto, lentilha, grão-de-bico e etc., possuem 2mg de ferro.
  • Frutas secas: a cada 100g de frutas secas, tais como uva-passa, damasco e pêssego possuem 2mg de ferro.
  • Folhas de cor verde escura: salsa, espinafre, acelga, rúcula, couve, agrião e brócolis, entre outros, contém 3,6mg de ferro para cada 100g.alimentos ricos em ferro folhas verdes
  • Nozes e amêndoas: a cada 100 gramas de pistache, nozes, avelã, castanha do Pará e etc., é possível encontrar 2,5mg de ferro.
  • Tofu: à base de soja, cada 100 de tofu conta com 2,7mg de ferro.

Considerações sobre os alimentos ricos em ferroalimentos ricos em ferro emagrecem

Ponto, agora você já sabe tudo sobre os alimentos ricos em ferro. Onde podem ser encontrados, quais os seus benefícios e como são importantes para o organismo. Aproveite!

Aproveite também para conhecer o Lipodrox! Um suplemento 100% natural que potencializa o emagrecimento e ainda fornece nutrientes que deixamos de ingerir em nossa rotina corrida!

 

Alimentos ricos em ferro – poderosos aliados do emagrecimento!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. junho 11, 2017

    […] Leia também: Alimentos ricos em ferro […]

  2. junho 30, 2017

    […] Leia também este artigo – Alimentos ricos em ferro – poderosos aliados do emagrecimento! […]

Deixe seu Comentário