Alimentos que diminuem o colesterol: Conheça os melhores!
Alimentos

Alimentos que diminuem o colesterol: Conheça os melhores!

julho 21, 2017   •   por Karen Coelho

Alimentos que diminuem o colesterol, conheça aqui os alimentos mais recomendados para se ver livre, deste, que é um dos maiores vilões da sua saúde.

Alimentos que diminuem o colesterol

Olá! Sou Michelle Leite, nutricionista e hoje selecionei especialmente para você, leitora do blog da Karen, os melhores alimentos que diminuem o colesterol. Afinal, a hipercolesterolemia (colesterol alto) está se tornando um diagnóstico cada vez mais comum, devido aos maus hábitos alimentares adotados na correria do dia-a-dia.

Mas receber este diagnóstico é sinal de que você precisa fazer algo para cuidar mais da sua saúde, se quiser ter uma maior e melhor expectativa de vida. Então se ficou interessada, continue lendo e confira quais serão seus aliados a partir de agora.

Alimentos que diminuem o colesterol

1. Peixes

Os peixes como atum, salmão e bacalhau, são ricos em Ômega 3, um ácido graxo essencial, ou seja, que o organismo não produz e que, portanto, precisa vir da alimentação. A ação antioxidante deste ácido graxo auxilia na redução das gorduras de forma geral, diminuindo o colesterol e triglicérides. Mas atenção! Nada de preparar o peixe frito, pois você estará adicionando gordura e calorias extras à sua dieta. Dê preferência por consumi-los cozidos, assados ou grelhados. O ideal é consumi-los por 2 vezes na semana para garantir os benefícios.

 

2. Soja e derivados

Por ser rica em vitamina E, uma vitamina antioxidante, a soja colabora para o aumento dos níveis do HDL (bom colesterol), o que por consequência diminui os níveis de LDL (mau colesterol). A soja ainda conta com fibras, vassourinha, varrendo as toxinas e ajudando a diminuir as gorduras do corpo. Consuma no máximo até 100 gramas do alimento por dia.

Manter o equilíbrio no consumo é importante, pois a soja apesar de ter boas fontes de gordura, quando em excesso pode levar ao ganho de peso. Isso porque 100 gramas do alimento correspondem a 446 calorias!

 

3. Tomate

O tomate contém licopeno, uma substância antioxidante, que além de ajudar na prevenção do câncer, auxilia na redução do colesterol, prevenindo as doenças cardíacas.

 

4. Chia

Cada dia que passa, as pessoas descobrem os benefícios da chia para saúde. Isso porque ela contém uma combinação de fibras e Ômega 3, que ajuda a emagrecer e a reduzir os níveis de colesterol. Por isso inclua a chia na sua lista de alimentos que diminuem o colesterol. Cerca de 1 a 2 colheres (sopa) do alimento, já são suficientes para ter os benefícios.

 

5. Frutas cítricas

Quem aprecia as frutas cítricas, vai aprecia-las ainda mais quando descobrir que elas são grandes aliados contra o colesterol. Isso porque elas são ricas em fibras solúveis, e contém muita vitamina C. Uma combinação perfeita para reduzir os colesterol LDL ou mau colesterol. Uma dieta equilibrada deve contar com 3 a 5 porções diárias de frutas, então inclua as frutas cítricas no cardápio e colha os benefícios.

 

6. Frutas oleaginosas

As frutas oleaginosas como a castanha do Pará contém Ômega 3, ácido graxo que você já teve a oportunidade de aprender aqui, que reduzem o colesterol, melhorando toda circulação sanguínea. Mas para ter os benefícios, não precisa exagerar, consuma de 1 a 3 unidades no lanche da manhã ou da tarde. Esta estratégia vai te ajudar a ganhar saciedade.

 

7. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas contam com propriedades antioxidantes, ajudando no combate ao colesterol. Por isso vale a pena incluir frutas como morango, amora, mirtilo, framboesa e Goji Berry na lista dos alimentos que diminuem o colesterol. Essas frutas também contam com as baixas calorias e grande quantidade de fibras.

 

8. Quinua

A Quinua é considerada uma fonte de proteína de alto valor biológico. O que significa que ela possui todos os aminoácidos que você necessita para construção e reparação de tecidos. Mas um dos grandes diferenciais da quinua é a sua quantidade de fibras e de saponina. O que leva a diminuição das gorduras no sangue.

 

9. Alho

O alho é rico em saponina e seta substância faz com que diminua o colesterol.

 

10. Linhaça

Assim como a chia, a linhaça é fonte de Ômega 3 e ácido linoleico, o que reduz o colesterol e a glicose no sangue.

 

11. Cebola

Poucas pessoas sabem, mas a cebola tem ação anti-inflamatória. O que impede a formação de coágulos nos vasos sanguíneos, permitindo uma boa circulação sanguínea e diminui o colesterol.

 

Estas foram as nossas dicas sobre os alimentos que diminuem o colesterol. Tem algum destes alimentos que você usa habitualmente? Se sim, compartilhe comigo quais são eles. Assim, poderei te ajudar ainda mais a ter uma alimentação mais saudável.

 

Até a próxima!

 

 

 

Alimentos que diminuem o colesterol: Conheça os melhores!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário