Alimentos anti-inflamatórios – uma cura natural!
Cura pela Natureza

Alimentos anti-inflamatórios – uma cura natural!

março 21, 2018   •   por Karen Coelho

Existem sim alimentos anti-inflamatórios. E é muito importante conhecê-los para que possamos associar nossa alimentação, além do emagrecimento, com a nossa saúde. Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje, junto com a estudante de nutrição Carla Coelho, vamos falar um pouquinho sobre os alimentos anti-inflamatórios. Vem com a gente!

ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOSAlimentos anti-inflamatórios artigo

Estudos realizados nestas duas últimas décadas têm sugerido que alguns alimentos têm o poder de ajudar o nosso sistema imunológico a recuperar lesões inflamatórias. A inflamação pode ser definida como uma série de alterações bioquímicas, fisiológicas e imunológicas em resposta a estímulos agressivos ao organismo.

Testes científicos sugerem que os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) da dieta sejam responsáveis por causar estresse oxidativo, podendo, consequentemente, desencadear algum processo inflamatório. Se você estiver em estado inflamatório, vai levar mais tempo para se recuperar de doenças, vai sofrer mais lesões, vai sentir mais cansaço e muitas outras reações ruins.

O que causa inflamações no organismodieta com Alimentos anti-inflamatórios

Sabe-se que a inflamação está presente em vários estágios das doenças crônicas, incluindo as cardiovasculares, a obesidade, o diabetes melito, entre outras. Sugere-se que dietas baseadas em elevado consumo de alimentos com alto índice glicêmico, pobres em fibra e ricos em gordura trans, causem ativação do sistema imune inato, levando  à alta produção de mediadores pró-inflamatórios, com redução dos mediadores anti-inflamatórios.

Se alimentar em excesso de comida processada, carnes gordurosas e frituras, açúcar e doces, fast foods e refrigerante, só vai contribuir para aumentar o problema. Estas comidas são repletas de calorias vazias, que acendem um sinal vermelho nos órgãos e sistemas do corpo, que resultam no aumento dos processos inflamatórios.

O ideal é utilizar alimentos consumidos no dia a dia como fonte de defesa do organismo, procurando aumentar a resistência e habilidade das nossas células e auxiliar o sistema imune na árdua tarefa de manter o corpo protegido.

Por que alguns alimentos são anti-inflamatórios?Alimentos anti-inflamatórios o que causa inflamação

Mas porque os alimentos poderiam desempenhar esta função? Assim como os homens, as plantas se desenvolveram em um mundo que pode causar lesões a elas. Por isto, as plantas também possuem uma espécie de sistema imunológico. Para se defender, as plantas criaram e fixaram em sua genética várias moléculas que auxiliam o sistema imune a resistir a infecções por microorganismos. Estas moléculas fazem parte dos “compostos secundários” que as plantas produzem. Entre estes se destacam os polifenóis.

Os polifenóis incluem várias moléculas químicas como os flavonóides e os ácidos fenólicos, que possuem propriedades que auxiliam a nos manter saudáveis, uma vez que  são substâncias anti-inflamatórios. Os polifenóis não conseguem ser armazenadas dentro do organismo. Por este motivo é necessário alimentar-se diariamente de frutas, saladas e legumes.

É importante salientar que quando diz-se que ”alimentos têm função anti-inflamatória” não quer dizer que eles são capazes de substituir medicamentos. Quer dizer que eles agem como reforço do nosso sistema imunológico para combater lesões e infecções.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis, com redução da ingestão de gordura (em especial as trans e as saturadas), e o aumento do consumo de frutas, hortaliças e cereais integrais parecem estar associados com a melhora do estado inflamatório.

Quais são os alimentos anti-inflamatórios?quais são os Alimentos anti-inflamatórios

– Peixes oleosos, nozes e sementes (como linhaça, cânhamo e chia) são alimentos ricos em ômega 3, um ácido graxo anti-inflamatório que protege o cérebro, o coração e a pele;

– Ervas e especiarias: açafrão, pimenta, gengibre e anis estrelado;

– Pães, massas e arroz integrais: são mais nutritivos e liberam energia de forma gradual. O ideal é evitar alimentos altamente refinados, ricos em açúcar, como pães, macarrão e arroz brancos.

-Tomates: são ótimos alimentos anti-inflamatórios devido a grande quantidade de licopeno, que dá a cor avermelhada a eles. O licopeno é um poderoso antioxidante que combate processos inflamatórios.Alimentos anti-inflamatórios tomate

– Pimentão vermelho:  Dentre os três tipos de pimentões – vermelho, verde e amarelo – o vermelho tem a maior concentração de vitamina C, que ajuda a combater os radicais livre que causam inflamações. Além disso, o pimentão vermelho é rico em betacaroteno, quercetina e luteolina, que, após a digestão, atua em áreas onde há inflamação, ajudando a neutralizá-las.

-Folhas verdes:  verduras como espinafre, couve e rúcula ajudam a combater infecções de forma efetiva. Essas folhas são ricas em antioxidantes e flavonoides que ajudam a fortalecer as células do organismo e prevenir infecções. A grande vantagem é que essas folhas podem ser consumidas de várias formas além da salada. Uma boa dica é fazer sucos verdes junto com outras frutas. Dessa forma, você pode evitar o acúmulo de estresse e combater inflamações e danos ao cérebro. Folhas verde escuras são uns dos melhores alimentos anti-inflamatórios.

Tem mais…Alimentos anti-inflamatórios mais

-Alecrim: Ele tem a combinação de dois componentes eficientes – a carnosina e o carnosol. Juntos, eles combatem efetivamente as citocinas, proteínas que podem causar inflamações se produzidas desnecessariamente.

-Beterrabas: Contém a betalaína, que dá cor ao alimento e tem excelentes propriedades anti-inflamatórias. Além disso, a beterraba é rica em potássio e magnésio, que também ajudam a combater inflamações, ou seja, este é um dos alimentos mais completos em termos de saúde, e pode ser consumido cru ou cozido em diversos preparos, como saladas, sopas e em forma de suco.

– Soja em grão: é uma ótima fonte de proteína e também serve como um dos mais efetivos alimentos anti-inflamatórios.

-Maçã: reduz inflamações gastrointestinais por ser rica em fibras e também por ingredientes ativos que ajudam na formação de bactérias saudáveis no estômago. Consumida com iogurte, ajuda a diminuir inflamações e dores intestinais, pois melhora as funções do intestino justamente por fazer uma limpeza.Alimentos anti-inflamatórios abacaxi

-Abacaxi: está entre as 10 frutas mais consumidas no Brasil, é indispensável em temperaturas mais quentes e também é um dos alimentos anti-inflamatórios. Ele contém bromelaína, uma enzima que ajuda a combater inflamações. Curiosamente, esta enzima só pode ser encontrada no abacaxi. Por isso, ao consumi-lo em forma de suco, você vai ingerir uma boa quantidade de bromelaína.

-Feijão: ajuda na formação de bactérias gástricas que ajudam a manter a boa digestão. Além disso, tem uma grande quantidade de fibras que ajudam a combater infecções no trato digestivo e no organismo como um todo. Uma pequena quantidade de feijão preto consumida diariamente reduz em até três vezes o risco de inflamações no corpo, ou combatê-las efetivamente caso as tenha.

E aí gostou de conhecer um pouquinho mais dos alimentos anti-inflamatórios? Deixe seu comentário abaixo.

Alimentos anti-inflamatórios – uma cura natural!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário