Alfavaca – conheça seus benefícios e curiosidades!
Alimentos Emagrecimento

Alfavaca – conheça seus benefícios e curiosidades!

julho 08, 2017   •   por Karen Coelho

A alfavaca é uma planta não muito conhecida mas que possui muitas propriedades medicinais. Com nome científico de Ocimum gratissimum, também pode ser chamada de manjericão cheiroso, alfavaca-cravo ou alfavacão. Bateu a curiosidade para conhecer alguns benefícios da alfavaca? Continue lendo este artigo até o final.Alfavaca faz bem para os músculos

Olá meninas e meninos eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou falar um pouquinho sobre a alfavaca. Mais conhecida dos antigos e também dos naturalistas, esta planta contém um grande espectro de benefícios para a nossa saúde. Confira!

Conhecendo a alfavacaAlfavaca para a gripe

Alfavaca é uma erva medicinal altamente nutritiva. Ela é capaz de nos fornecer inúmeros nutrientes essenciais à boa saúde. Ela contém óleos essenciais que proporcionam um aroma agradável às comidas, funciona como calmante e traz muitos benefícios à saúde. A alfavaca é uma rica fonte de fibras e também de proteínas. Além de ser fonte de muitas vitaminas como por exemplo a vitamina A, B, C, E e a  vitamina K. Também é encontrado na alfavaca importantes concentrações de minerais, tais como o zinco, cálcio, magnésio, manganês, potássio e principalmente o ferro. E o melhor de tudo, ela possui apenas 20 calorias por 100 gramas de seu consumo. O que quer dizer que a alfavaca é um alimento com calorias negativas.

Mais algumas informações sobre a alfavaca

Alfavaca emagrece

Por ter sabor e odor bem parecido com o cravo-da-Índia, a alfavaca é muito utilizada na área da culinária. Confira mais alguns benefícios da alfavaca:

É relaxante muscular

O óleo essencial feito com a alfavaca é muito utilizado como aqueles olhinhos de massagem. A alfavaca contém entre 70 e 80% de concentrado de eugenol, ela também possui timol e geraniol. Ou seja, você pode usar o óleo para relaxar os músculos.

O composto eugenol também é utilizado para a fabricação de produtos dentários por ser antisséptico local e também analgésico.

Faz bem para o intestino

O óleo essencial da alfavaca também é capaz de relaxar os músculos do intestino delgado, estimulando a melhora da digestão. Fazendo bem para o tratamento de distúrbios gastrointestinais.

Alfavaca para tosses e outros sintomas da gripe

O xarope feito de alfavaca, tanto de suas folhas quanto raízes, é eficaz contra tosses, dores de cabeça e bronquites.

Leia também este artigo – Aspargo – emagrece e faz bem para a saúde!

Outros benefícios da alfavacachá de Alfavaca emagrece

Os extratos obtidos da alfavaca também podem ser no tratamento de doenças reumatológicas, paralisias, epilepsia e algumas doenças mentais. Nas plantações a alfavaca pode ser utilizada como herbicida e pesticida natural, de modo que não faça mal à saúde de quem consome as plantações. Ela atua também como inseticida, fungicida e bactericida. A alfavaca ainda tem um outro benefício muito importante para a nossa saúde, o ácido rosmarínico, que age como adstringente, antioxidante, que faz com que ela tenha propriedade antibacteriana, anti-inflamatória e antivirótica.

Maneira de utilização da alfavaca

Apesar de seu óleo essencial ser a forma mais utilizada, as folhas da alfavaca também fazem um ótimo chá, que é muito bom para a digestão e para quem está gripado. A ação antibacteriana do chá da alfavaca possui interação até mesmo contra os estafilococos. Auxiliando no combate à esta bactéria tão nociva ao nosso organismo.

Se você curtiu saber um pouco ais sobre a alfavaca, deixe seu comentário para nós. Obrigada!

Alfavaca – conheça seus benefícios e curiosidades!
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
2 comentários
  1. julho 10, 2017

    […] Leia também este artigo – Alfavaca – conheça seus benefícios e curiosidades! […]

  2. julho 20, 2017

    […] Leia também este artigo – Alfavaca – conheça seus benefícios e curiosidades! […]

Deixe seu Comentário