Adiponectina: O que é e como age no emagrecimento
Saúde

Adiponectina: O que é e como age no emagrecimento

junho 01, 2018   •   por Karen Coelho

Adiponectina é pouco conhecida mas muito importante quando pensamos no problema da obesidade crescente no mundo!

A obesidade é um problema sério e deve ser tratada com cuidado. De acordo com os últimos levantamentos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 72% dos quase 55 milhões de mortes registradas por ano com vítimas com idade inferior a 70 anos são provocadas justamente por enfermidades ligadas a obesidade.

Mais do que questões de ordem estética, o problema da obesidade tornou-se um assunto de política pública. Por outro lado, muitos fatores podem facilitar o seu desenvolvimento em uma pessoa como é o caso dos problemas relacionados a tireoide ou mesmo a Adiponectina que é o assunto central deste artigo.

Se você não sabe o que significa e nem suas possíveis relações com o processo de emagrecimento precisa ler atentamente este post. Veja primeiramente do que se trata a Adiponectina.

O que é Adiponectina?

Adiponectina o que é

A Adiponectina é uma espécie de hormônio proteico que atua no organismo com os processos metabólicos como, por exemplo, a regulação dos índices glicêmicos. Ela ganha esse nome por ser secretada pelo tecido adiposo na corrente sanguínea e os seus níveis de plasma do sangue se encontram inversamente relacionados com a porcentagem da gordura corporal em adultos.

Como a Adiponectina atua diretamente na supressão das ações metabólicas, sua deficiência pode desencadear no organismo humano, algumas enfermidades como, por exemplo: Aterosclerose, Obesidade, Síndrome Metabólica, Diabetes do tipo 2 e Doença hepática gordurosa não alcoólica.

Para ter ideia, a Adiponectina representa aproximadamente 0,01 % de todas as proteínas plasmáticas existentes, sendo que no corpo humano registra maiores níveis nas mulheres. Já os diabéticos possuem menor nível se comparado com os não-diabéticos.

Caso já tenha percebido, a Adiponectina é importante para quem deseja emagrecer, uma vez que com a perda de peso, os seus níveis aumentam de forma bastante significativa, assim provoca a sua concentração acentuada no plasma.

A Adiponectina exerce uma importante atuação sobre a glicose, já que consegue diminuir a resistência à insulina no organismo ao passo que estimula a sua absorção pelo músculo.

Outro importante papel exercido pela Adiponectina é sobre o metabolismo lipídico, onde estimula a β-oxidação dos ácidos graxos em diferentes tecidos como é o caso do fígado. Estimula ainda a termogênese, já que aumenta o dispêndio de energia.

Qual é a relação entre a Adiponectina e a Obesidade

Adiponectina obesidade

Curiosamente há uma estreita relação existente entre a quantidade de gordura armazenada e os níveis de adiponectina que resumidamente é o seguinte “se uma pessoa se encontra obesa o seu corpo apresenta baixos níveis sanguíneos da adiponectina. Mas se há uma redução da gordura corporal logo se percebe que os níveis de adiponectina aumentam”.

Dito de outra forma, se há uma predominância de maior proporção de gordura visceral é porque os níveis de adiponectina estão baixos e independente da forma como você perde peso e automaticamente a gordura corporal, os níveis desse hormônio sempre aumentam no sangue. Além disso, a ciência já observou que as adiponectinas possuem uma espécie de efeito protetor que provoca a diminuição da inflamação celular.

Por fim, quando os seus níveis são baixos no organismo tem-se logo diferentes níveis elevados de inflamações, ou seja, é muito importante manter-se magro para aumentar a proteção saudável do organismo.

Agora me diga, você sabia que a Adiponectina era tão importante assim? Opine nos comentários abaixo.

Adiponectina: O que é e como age no emagrecimento
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário