Açúcar mascavo engorda?
Alimentos

Açúcar mascavo engorda?

dezembro 14, 2018   •   por Karen Coelho

Nós já sabemos que o açúcar é um dos grandes vilões da perda de peso. Porém, temos que convir que é praticamente impossível eliminá-lo por completo da nossa dieta. Assim, além de reduzir muito o seu consumo, devemos optar pelas versões saudáveis do açúcar, como por exemplo o açúcar mascavo?

Mas o açúcar mascavo engorda? É isso que vamos descobrir neste artigo.

O que é o açúcar mascavo, ele engorda?

açúcar mascavo engorda verdade

O açúcar mascavo é a versão mais bruta deste alimento. Não passa pelo processo de refinamento para branquear o produto final e por isso sua cor é puxada para o marrom. Não passar pelo refinamento, faz com que este açúcar tenha preservado em sua estrutura, algumas vitaminas e alguns minerais originais da cana de açúcar. Seu sabor é mais forte e acentuado, sendo bem próximo ao melaço da cana.

Ele é melhor que o açúcar refinado, pois este passa por um intenso processo químico, que retira praticamente todos os nutrientes do açúcar, deixando somente as coisas ruins. O açúcar branco não traz nada, absolutamente nada de bom para a nossa saúde.

Como o açúcar mascavo não passa por essa alteração química, ele ainda conserva bastantes características da cana. Como exemplo podemos citar que, a cada 100 gramas de açúcar mascavo, temos 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 de fósforo e 346 de potássio. Nesta mesma quantidade de açúcar branco, não chegamos a encontrar nem 2 mg desses mesmos nutrientes. Além de ser melhor assimilado pelo nosso sangue.

Porém, não podemos afirmar que o açúcar mascavo faz bem para a saúde, pois, apesar de melhor que o branco, continua sendo açúcar.

Ainda causa picos de açúcar e consequentemente de insulina no nosso organismo, ainda contém bastante calorias. Portanto, atenção, é preciso moderar bastante o seu consumo.

Diferença do açúcar mascavo para o demerara

O açúcar demerara pode ser considerado um tipo intermediário entre o branco e o mascavo.  Ele passa por um processo de refinamento, porém não recebe aditivos químicos em sua fase final de processamento. Com certeza ele é menos pior que o refinado, mas, tem menos nutrientes ainda que o mascavo.

Qual a quantidade diária que podemos consumir?

A Associação Americana do Coração, recomenda que homens consumam no máximo 150 cal/dia de açúcar, enquanto que as mulheres devem consumir no máximo 100 cal.

Portanto, precisamos selecionar melhor os nossos alimentos, saber aqueles que contenham açúcar, para não ultrapassar esse limite.

Segundo dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) “O Brasil é o 4º maior consumidor de sacarose do mundo de acordo com levantamento da Sucden, multinacional do ramo açucareiro, realizado em 2014. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que apenas 10% dos alimentos consumidos por dia venham do açúcar, mas os brasileiros consomem 16,3%. “

Em gramas, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de no máximo 50g por dia de açúcar. O que revela que, por ano, devem ser consumidos até 18,2kg de açúcar.

Porém, o brasileiro consome cerca de 30,0kg de açúcar ao ano, muito acima da média recomendada pela OMS.

Grande parte deste consumo é do preparo dos alimentos dentro da nossa própria casa. Mas, uma quantidade expressiva provém de onde nós nem imaginamos.

O consumo de açúcar no Brasil está distribuído, basicamente assim:

  • Açúcar consumido por alimentos preparados em casa: 16,92kg;
  • Açúcar dos alimentos in natura: 5,77kg;
  • Açúcar adicionado aos alimentos processados: 3,96kg;
  • Açúcar intrínseco dos alimentos processados: 3,42kg.

Estes três últimos, nós acabamos esquecendo de contar na nossa alimentação diária, e assim, acabamos consumindo muito mais do que deveríamos, isso dificulta o emagrecimento e mais, é um grande risco à nossa saúde. Portanto, fique atenta!

 

 

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. Tamiris Martins
    fevereiro 07, 2019

    Adorei o conteúdo! Minha maior dificuldade é tirar o açucar do café e depois dessa matéria vou trocar pelo mascavo! 🙂

Deixe seu Comentário