Ácido fólico – principais benefícios e curiosidades!

O Ácido fólico, também chamado de folato, ou metilfolato ou também vitamina B9, é uma das vitaminas que compõem o complexo B. É solúvel em água e está presente em alguns alimentos. O folato é encontrado naturalmente nos alimentos enquanto que o ácido fólico é sua forma sintética. Que é encontrada em medicamentos e suplementos.benefícios do Ácido Fólico

Olá meninas e meninos, eu sou a Karen Coelho e hoje eu vou falar um pouquinho sobre o ácido fólico, neste artigo informativo. O folato, forma natural do ácido fólico, é um componente muito importante para a nossa saúde, no geral, mas é mais importante ainda para as gestantes e para as crianças em desenvolvimento. Cabe alertar, ainda que a deficiência de folato é assustadoramente grande hoje em dia e é causa de muitas doenças da atualidade. Confira a seguir mais informações sobre o ácido fólico.

Por que o ácido fólico é tão importante para a saúde?Ácido Fólico vitamina B9

O ácido fólico se faz necessário para muitas funções do Nosso organismo. Como exemplo podemos citar: a síntese e reparação do DNA, multiplicação e desenvolvimento celular, produção de proteínas, formação das hemácias, entre outras. O folato também é muito importante para a manutenção da saúde do coração e do nosso sistema nervoso.

Benefícios do ácido fólicoÁcido Fólico feto

Para as gestantes:

O ácido fólico é muito importante para as mulheres grávidas, pois ele é essencial no desenvolvimento do bebê. Ele atua na formação do tubo neural, que é responsável pelo bom desenvolvimento de todo o sistema nervoso fetal. Ele é necessário principalmente nas oito primeiras semanas da gravidez, quando ocorre a formação do tubo neural. Mas se a gravidez é planejada, a suplementação com o ácido fólico deve se iniciar pelo menos um mês antes.

 

Muito importante para o cérebro:

Ácido Fólico para mulheres grávidas

Da mesma maneira que o ácido fólico auxilia na formação do tubo neural nos fetos, ele também auxilia na manutenção da saúde cerebral desde a infância até a vida adulta. Ele auxilia na capacidade cognitiva, na boa saúde da mente e influencia até na saúde emocional, evitando a depressão, insônia, entre outros. O ácido fólico age como um auxiliar na produção de serotonina, o hormônio neurotransmissor, considerado o hormônio da felicidade. Segundo estudos, grande parte dos casos de depressão tem como um dos fatores a deficiência de folato. Tanto que para o tratamento dessa doença, em alguns casos, é receitada uma suplementação com ácido fólico, associado ao tratamento psicológico.

Benefícios do ácido fólico para o sistema imune: 

As vitaminas do complexo B como um todo são muito importantes para o fortalecimento do sistema imunológico. Assim, o folato é um ótimo auxiliar para a boa saúde de nosso sistema de defesa.

Fortalece as células da pele, unhas e cabelos:

Todas as vitaminas que compõem o complexo B, incluindo o folato, são importantes para a saúde da pele, das

unhas e cabelos. O ácido fólico auxilia no crescimento dos cabelos e das unhas. Combate a formação das acnes e também dermatites, combate a flacidez, controla a oleosidade e dá brilho.

Amigo do coração: Ácido Fólico nos alimentos

O ácido fólico combinado com as vitaminas B6 e B12 formam uma coenzima capaz de reduzir os níveis de homocisteína, que é um aminoácido que faz mal para o coração (afeta o sistema cardiovascular, que é a circulação sanguínea no coração). A homocisteína em excesso impede a renovação das células do coração e também a reparação dessas células, o que acaba endurecendo os vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial. Assim, consumir o folato ou a sua forma sintética, o ácido fólico, é muito importante para o sistema cardiovascular como um todo. O que previne doenças no coração, pressão alta entre outras.

Problemas por deficiência de ácido fólico

Na maioria dos casos a deficiência de folato não apresenta sintomas específicos. Nos casos mais graves pode haver apresentação fadiga sem motivo, falta de ar após esforços leves, dores de cabeça e até mesmo feridas na boca. O diagnóstico é conseguido através de exame de sangue.

Em adultos a deficiência de ácido fólico leva a anemias. Em crianças e adolescentes ela retarda o desenvolvimento e em gestantes causam a má formação do sistema nervoso da criança, além de causar anemia nas mamães.

Pesquisas também apontam para a conclusão de que a deficiência de ácido fólico seja causadora de doenças da mente como depressão, stress crônico, entre outras.

Leia também este artigo – Alimentos que contêm Vitamina B12

Alimentos que contenham o folato (forma natural do ácido fólico)Alimentos que contêm ácido folico

Os alimentos não contêm o ácido fólico em si, eles apresentam o folato. Os alimentos que contêm o folato são principalmente os vegetais de folhagem verde escura. Principalmente a couve, o espinafre, brócolis, agrião e salsa. O Alface apesar de ter as folhas mais claras, também contém o folato. Ele também pode ser encontrado nos cereais integrais, cogumelos, fígado de galinha, ovos e feijões. As frutas que possuem o natural do ácido fólico são a manga, o abacate, laranja, banana, melão e tomate. Outros alimentos que também têm o folato são o germen de trigo e o levedo de cerveja.

Conclusão

O ácido fólico é um nutriente muito importante para a nossa saúde. E hoje em dia, as crianças, que são as que mais necessitam dele, acabam não ingerindo, devido à grande apresentação de comidas industrializadas e da grande repulsa por verduras, legumes e até mesmo frutas. A maioria das refeições se resumem a arroz feijão bife e batata frita, isso quando comem comida. Assim, é muito importante que os pais tenham consciência e ensinem seus filhos desde a infância de que comer de maneira saudável é muito importante. O papel dos pais é muito importante na alimentação e na formação do paladar das crianças. Lembrando que também adultos necessitam do ácido fólico. E se você necessita de suplementação de ácido fólico, não deixe de consultar seu médico.

Atenção: Não faça nenhuma suplementação por contra própria por que isso pode causar efeitos adversos e fazer mal à sua saúde. Qualquer medicação, mesmo que seja a base de vitaminas, deve ser prescrita por um médico especialista!

 

Ebates Coupons and Cash Back

Add Comment

Este Livro Digital Gratuito Vai Ajudar Você conquistar o Corpo dos Sonhos para o Verão de 2018Clique Aqui Agora