A melancia engorda ou é realmente boa para perder peso?
Alimentos

A melancia engorda ou é realmente boa para perder peso?

dezembro 06, 2018   •   por Karen Coelho

Uma questão muito importante sobre a melancia, quando o quesito é emagrecimento, é que existe uma crença que esta fruta engorda. Será que é verdade ou é apenas um mito? Confira!

Será que a melancia engorda?

A melancia engorda ou é realmente boa para perder peso? mito ou verdade

Se você está se perguntando se a melancia engorda, a resposta é simples: não, a melancia não engorda. Na verdade, é muito boa para quem deseja perder peso. A melancia é um alimento verdadeiramente muito saudável. E abaixo vamos listar os motivos pelos quais a melancia não engorda e muito mais, faz bem para a saúde e o emagrecimento.

1. Tem pequeno teor de gordura

Como nós sabemos, consumir gorduras ruins ou em excesso, prejudica o processo de emagrecimento. Então é muito importante saber que a melancia, possui um teor quase que insignificante de gordura. Sendo assim, fique tranquilo se a sua dieta necessita de redução deste macronutriente. Com apenas 0,2% de gordura e 0% de colesterol, a melancia está liberada para você.

2. Tem pouquíssimas calorias

Não é segredo que para evitar ganho de peso ou induzir a perda de peso, você precisa de um déficit calórico. Isso significa que você deve queimar mais calorias do que consome. Uma abordagem é se exercitar mais, a outra é comer menos calorias.

Um alívio para contadores de calorias, é que as melancias são aproximadamente 92% de água e água tem pouquíssimas calorias. Um copo inteiro dessa fruta possui apenas 46 calorias é uma pechincha muito saudável. Mesmo para aqueles que constantemente anseiam por açúcar, esta fruta de baixa caloria é perfeita para apaziguar a vontade de comer doces.

Além disso, foi demonstrado que o consumo de água acelera o metabolismo e causa perda de peso em pessoas obesas. Quando comemos melancias, estamos indiretamente consumindo água, o que acabará refletido na balança.

3. Ajuda a Reduzir o armazenamento de gordura e construir músculos

As melancias são carregadas com citrulina, um aminoácido que se torna um aminoácido essencial, a arginina, no corpo. A arginina pode desempenhar um papel importante na perda de peso.

Um estudo científico mostrou que um aumento de arginina na dieta pode reduzir o armazenamento de gordura enquanto aumenta a massa muscular. Não é coincidência, que este parece ser o objetivo universal para a maioria de nós quando tentamos perder peso.

Embora resultados semelhantes ainda não tenham sido comprovados em humanos, podemos esperar que melancias se tornem uma ferramenta conveniente e eficaz para a perda de peso que foi negligenciada e subestimada até agora.

4. Pode servir como lanche antes e depois do treino

Para evitar que seus músculos se sintam doloridos no dia após um treino intenso, você precisa da boa e velha melancia ou do seu suco. Não só é uma bebida refrescante, de baixa caloria e que sacia a sede, mas também ajuda a aliviar a dor muscular devido ao seu alto teor de citrulina. A citrulina reduz a dor ao relaxar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea.

Devido ao aumento do fluxo sanguíneo, a citrulina também ajuda a acelerar o ritmo cardíaco a retornar ao normal em menos tempo, proporcionando um tempo de resfriamento mais rápido. Isso ajudará você a trabalhar mais durante o exercício.

5. Possui muitas vitaminas

Melancias são uma boa fonte de vitamina C. Eles também contêm quantidades surpreendentes de vitaminas A, B5 e B6 e minerais como potássio e magnésio. Este impulso nutritivo fará com que se sinta mais enérgico durante o exercício, o que lhe permitirá ter um melhor desempenho e fazer mais. Os exercícios têm mais resultados acompanhados da nutrição correta.

6. Te Mantém saciado por mais tempo

Alimentos com alto teor de água contêm menos calorias por grama (porque a água tem zero calorias) e são chamados de alimentos de baixa caloria. Estudos têm demonstrado que esses alimentos podem ajudar a controlar a fome, mantendo-a saciada por um longo tempo, reduzindo a ingestão de calorias. Isso significa que você pode comer quantidades maiores sem culpa.

Melancias são 92% de água e uma xícara fornece apenas 46 calorias. Enquanto elas mantêm você saciado, você será menos tentado a comer mais alimentos carregados de calorias.

Alertas:

 – Evitar se melancia tem SII (síndrome do intestino irritável) ou a doença de Crohn ou é sensível à FODMAP comida (hidratos de carbono e álcoois de cadeia curta relacionados que são fracamente absorvidos no intestino delgado).

As melancias são doces, deliciosas e refrescantes. É fácil se deixar levar e comer demais. No entanto, isso irá privá-lo de nutrientes de outros alimentos e também expô-lo aos efeitos laxativos da fruta. As melancias são uma fruta do FODMAP – o que significa que elas contêm carboidratos que podem causar inchaço, gases e diarreia. Embora isso possa não ser uma preocupação para pessoas saudáveis ​​que comem frutas com moderação, pode representar um problema para aqueles que sofrem de distúrbios intestinais, como a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável.

– Não coma demais – você pode sofrer de desconforto intestinal.

Carboidratos não são a única preocupação. O licopeno também pode causar distúrbios intestinais. Embora o licopeno mostre potencial para tratar câncer, doenças cardíacas e degeneração macular (nos olhos), o consumo de grandes quantidades de alimentos ricos em licopeno pode causar desconforto intestinal.

Não siga uma dieta de apenas melancia.

Embora dietas de baixa caloria possam resultar em um ganho de peso visível a curto prazo, não é aconselhável continuar com essas dietas por muito tempo. O estresse que inevitavelmente se acumula com essas dietas aumenta os níveis de cortisol, o que é contraproducente para a perda de peso.

A melhor abordagem para perder peso seria incluir melancias junto com outros alimentos nutritivos em sua dieta. Esta é a base da dieta de melancia que sugere a substituição de alimentos altamente calóricos por melancia. Isso não significa fazer uma dieta radical de apenas melancias. Também é aconselhável limitar-se a 2 xícaras de fruta por dia.

Escolha frutas ou suco de melancia; mas não se esqueça de remover as sementes.

Você pode escolher entre a fruta inteira ou seu suco. Ambos são igualmente benéficos. Dependendo de sua dieta, você pode comer melancia como um lanche saudável entre as refeições, parte de uma refeição ou como uma sobremesa, ou beber suco de melancia como uma bebida para saciar a fome durante todo o dia, especialmente antes do treino. No entanto, evite comer sementes de melancia. Embora sejam ricos em nutrientes, uma pequena porção de 100 gramas (um pouco menos que um copo) contém 557 calorias e 47 g de gordura.

 

A melancia engorda ou é realmente boa para perder peso?
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário