9 Conselhos que darei para minha filha, se um dia tiver uma
Coisas de blogueira

9 Conselhos que darei para minha filha, se um dia tiver uma

setembro 25, 2018   •   por Karen Coelho

Embora casada há 5 anos ainda não sei se terei filhos, mas se tiver uma filha, com base no que vivi até agora, estes são os conselhos que gostaria de lhe dar:

1. Aprenda a ser verdadeira consigo mesma, mesmo que tenha que nadar contra a corrente

Certa vez li uma frase de Tucídides (um historiador ateniense) que me marcou para sempre: “Para ser feliz, você tem que ser livre. E para ser livre, você tem que ser corajoso”.

Nem sempre será fácil fazer a coisa certa ou fazer o que você acha que precisa ser feito. Às vezes, será difícil escapar da pressão social ou do que os outros pensam ser “normal”.

Você será tentada a ceder às expectativas dos outros sobre você, inclusive eu, incluindo sua família. A partir de agora, minha querida filha, peço-lhe que seja fiel ao seu coração, à sua consciência e ao que você acha que deve fazer. Você terá que ser forte. Mas de agora em diante eu tenho fé.


2. Não deixe ninguém te dizer o que você vale (nem mesmo o cara que você está apaixonada)

Haverá momentos em que as pessoas tentarão passar por você, incluindo as pessoas que você ama. Talvez eles queiram fazer isso de propósito ou talvez não. Na vida, todos estamos nos esforçando e, sem perceber, às vezes, se permitirmos, aproveitamos os outros.

Não me entenda mal futura filha, eu não digo que você não pode confiar. Só estou dizendo que não tenha medo de desenhar limites ou deixar as pessoas saberem quando você se comportou mal.

Nunca acredite em pessoas que te desprezam. Não acredite neles porque eles estão julgando você errado. Mantenha a confiança em si mesma. 

Permaneça firme em suas convicções, mesmo se a pessoa que está subestimando você é o homem por quem você se apaixonou. Sim, mesmo que você não acredite, esse homem bonito e inteligente também pode estar errado.


 3. Seja seletiva com as pessoas ao seu redor e aprenda a desenhar limites

Nossos amigos e casais podem ter uma grande influência sobre nós. Eles marcam nossa vida e enriquecem nosso caminho.

É por isso que convido você a ser generosa com as pessoas e também curiosa.

Pessoas que têm vidas muito diferentes da sua sempre terão algo novo para lhe mostrar e ensinar. Não tenha medo de abordar pessoas diferentes de você.

Aprenda, no entanto, a cercar-se de pessoas dignas de sua confiança e de sua apreciação. Tecer uma rede de amigos genuínos com quem você sabe que pode contar. Essas pessoas farão a diferença em sua vida. Você será mais feliz e seu caminho será mais divertido.


4. Estude sempre

Informação e conhecimento são poder. Estudar enriquecerá a sua vida e também a tornará mais segura.

Valorize sua educação e invista nela. Tente nunca parar de aprender. Seja curiosa e aventure-se em novos campos e assuntos. Se houver um assunto que chame sua atenção que você gostaria de aprender, procure um curso sobre ele.

Estude e cuide do seu currículo. Sua experiência de trabalho apoiará seu custo de vida. Estudar permitirá que você não dependa de ninguém para ganhar a vida.


5. Aprenda a dançar

Dançar é um dos maiores prazeres que existem. Uma daquelas atividades que fazem você mais presente do que nunca.

Aprenda a mover seu esqueleto ao ritmo da música. Ajudará você a se conectar consigo mesma e com os outros, bem como com seu próprio corpo, o instrumento mais poderoso com o qual você poderá contar.


6. Aprenda a dirigir e nadar

Para que você não dependa de alguém aprende a dirigir em breve. Se eu esquecer de te ensinar, pergunte-me se você é muito velho. Isso fará com que você se sinta mais independente e satisfeita. Você saberá que pode chegar onde quiser por seus próprios meios.

E aprender a nadar: como dançar, é um ótimo exercício para a alma e para o corpo e também de grande utilidade. Desta forma, você não terá que rejeitar o convite quando for convidada para aquela festa de verão naquele navio incrível, e você será capaz de sobreviver se um dia o cruzeiro que você tomou naufragar rsrs.

 


7. Atreva-se a ir atrás do que você quer

Siga sua intuição e não tenha medo de ir e encontrar o que deseja. Mesmo que o que você acha que quer seja um sonho grande demais.

Embora a queda possa ser mais dolorosa quando assumimos um risco, a vitória também será sempre muito mais satisfatória.

Será mais doloroso se arrepender do que você não se atreveu a fazer do que o que você fez e não correu bem.


8. Aprenda o valor de ganhar coisas para si mesma

Não há maior satisfação do que conseguir coisas por conta própria. Embora tenhamos que fazer o dobro do esforço.

Se algum dia você se sentir tentada a reclamar porque sente que as pessoas ao seu redor não estão estendendo a mão, não faça isso.

Aproveite esse momento para entender o quão forte você pode se tornar. Continue nadando contra a corrente com felicidade, garanto-lhe que haverá um momento em que, olhando para trás, você não conseguirá acreditar até onde chegou.

9 Conselhos que darei para minha filha, se um dia tiver uma
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário