7 Benefícios por comer devagar
Emagrecimento

7 Benefícios por comer devagar

maio 01, 2019   •   por Karen Coelho

Aprender a comer devagar para além de ser uma decisão saudável é um truque para quem quer manter o peso, sem engordar. Se você quer descobrir os benefícios por comer devagar, leia aqui, neste artigo, como fazer.

Pode parecer impossível, mas acredite que não é! Vivemos num mundo muito acelerado e sem tempo até para comer. É um fato e inclusive, na maioria das vezes, uma refeição completa é só conseguida na hora do jantar.

Quantas vezes na rua, cruzamos com pessoas que caminham e comem ao mesmo tempo. E mesmo quando estamos em casa, não raras vezes comemos no sofá, um lanche, sem nos preocuparmos muito com o tempo que levamos para consumir os alimentos.

A primeira coisa que você precisa saber é que precisa mudar os seus hábitos alimentares. Uma primeira dica para quem quer experimentar os benefícios por comer devagar é evitar comer sentado na cama ou no sofá. E evite, o mais possível, fazer as suas refeições com a televisão ligada ou mexendo no celular.

Comer devagar só traz benefícios para a sua saúde e bem-estar. Neste artigo, selecionamos 7 benefícios para que você conheça e inspire-se a, já na próxima refeição, mastigar muito bem a primeira e todas as outras garfadas. Claro que também vale para os lanches e frutas em que não usamos talheres. A regra é sempre: pequenas porções.

1 – Emagrece, sim!

Este benefício não é muito difícil de compreender a razão. Quanto mais você demora para degustar a sua refeição, menos você repetirá. Mas não é só esse o motivo. Quando comemos devagar, o sinal que é emitido ao cérebro significando que você está satisfeito chegará antes de você querer repetir a refeição. Assim, você comerá menos.

2 – Digestão favorecida

Quanto mais e melhor os alimentos forem mastigados, mais fácil será a sua assimilação pelo aparelho digestivo. E neste processo, entra a maior produção de saliva, o que é muito importante para evitar situações desagradáveis como azia e refluxo e doenças como gastrite.

3 – Alimentos mais saudáveis

Você poderá comer e mesmo assim não estar nutrido. E para isso é importante ter sempre em vista o consumo de vegetais, legumes, frutas e hidratar-se. Quando você come devagar, é natural a escolha por alimentos mais saudáveis, evitando o consumo de alimentos processados. E isso acontece porque as nossas papilas gustativas são mais estimuladas quando deglutimos, com calma, os alimentos.

4 – Menos líquidos

Ingerir líquidos durante as refeições é uma ação que poderá contribuir para a dilatação do abdômen. Outro dos benefícios por comer devagar é a natural menos ingestão de líquidos durante as refeições. Quanto mais rápido você comer, as chances de você ingerir mais líquidos aumenta.

Leia também:

Técnicas simples que ajudam no processo de perda de peso

5 – Reduz a ansiedade

Como qualquer hábito, poderá levar um tempo para se acostumar. Mas isso não quer dizer que seja impossível e por isso vale a pena tentar aprender a comer com calma. Quantas vezes, engolimos a comida, por pressa, por compulsão, motivados pela ansiedade da vida moderna? Muitas! E isso para além de todos os malefícios, faz com que não sentimos o sabor dos alimentos que consumimos.

6 – Prazer em comer

Comer é sim um prazer. Mas, precisa de tempo e calma para degustar os alimentos. Quanto mais tempo você passar à mesa, maior será o seu prazer em apreciar a refeição.

7 – Comendo de forma correta

Mas há uma forma certa para comer de forma mais lenta? Na verdade, cada pessoa é uma e tem o seu próprio ritmo e inclusive uma relação com a alimentação em que a questão das alergias não poderá ser descartada. De qualquer forma, há uma boa equação conhecida como 30X30.

Por norma, é importante dispor de, pelo menos, 30 minutos para cada refeição. Nada de comer em cinco minutos! E o ideal é que cada porção de alimento deverá ser mastigado, por pelo menos, 30 vezes. Aprenda a comer devagar e beneficie melhor das suas refeições.

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário