5 soluções naturais para sinusite
Saúde

5 soluções naturais para sinusite

abril 30, 2019   •   por Karen Coelho

Quem sofre com sinusite, sabe! A dor é insuportável e, muitas vezes, é limitante. Esta dolorosa inflamação poderá ser causada por fungos, bactérias ou vírus. O tratamento poderá ser mais convencional com o uso de medicação, mas se você tem interesse em conhecer soluções naturais para a sinusite, confira neste artigo.

Crises de sinusite podem ser muito limitantes e com certeza são muito dolorosas. A sinusite inflama os seios perinasais e isso acontece por causa do muco acumulado provocando um quadro de infecção dolorosa. Habitualmente, quem tem crises de sinusite recorre a medicação mais convencional como anti-inflamatório e antibióticos. Mas saiba que há soluções naturais para combater esta doença. Selecionamos 5 soluções naturais para a sinusite.

1 – Limpar bem o nariz

O importante é desobstruir o nariz, para que o muco alojado, pouco a pouco, vá sendo dissolvido. Use água morna e repita essa operação várias vezes ao dia. Esta limpeza também poderá ser feita com recurso ao vapor do chuveiro. Aproveite a hora do banho para amenizar os efeitos desagradáveis da sinusite.

2 – Vaporização

Em casa, você poderá fazer vaporizações com recurso a ervas que tem propriedades anti-inflamatórias como o eucalipto e a camomila. Para isso você precisará de uma bacia com água quente e poderá usar as ervas ou mesmo os olhos essenciais.

O chá de camomila, por exemplo, é um bom remédio para quem sofre de sinusite. As suas propriedades cicatrizante, analgésica e também antisséptica ajudam e muito na diminuição da congestão da mucosa nasal. Em alguns casos, a garganta também fica inflamada e estas ervas poderão ajudar a aliviar este sintoma.

3 – Usando a água do mar

Se você vive perto da praia, uma solução muito útil é respirar a maresia. Inclusive, é uma forma de prevenir o aparecimento da sinusite. Mas em casa é possível recriar o efeito salino da água do mar. Para isso, será somente necessária uma solução de água morna e sal.

Ferva numa panela 200 ml de água, espere alguns minutos e adicione ½ colher de sal de cozinha e misture bem, para que o sal dissolva-se. Você também precisará de um conta gotas para facilitar ao pingar esta mistura no nariz. O ideal é que você pingue, respire com o objetivo de que o líquido chegue até à garganta. Não esqueça de expelir pela boca a solução.

A seguir, com o auxílio de um conta gotas, pingar algumas gotas desta solução no nariz, respirar e deixar chegar à garganta, cuspindo em seguida a solução. A água não deve ser engolida. É recomendável repetir este procedimento, 3 vezes ao dia, até os sintomas da sinusite desaparecerem.

Leia também:

Manipulação de alimentos – 6 cuidados com a higiene da cozinha

Quitosana – o que é e por que emagrece?

4 – Gengibre em sopa

Todos sabemos o quanto as sopas são alimentos reconfortantes e o poder energético do gengibre. Por isso, a mistura, numa sopa de gengibre, na hora do jantar, pode ser bastante revigorante e pela ação anti-inflamatória do gengibre ajudar, de forma complementar, no combate aos sintomas da sinusite, como a inflamação da garganta.

5 – Mas não é sopa!

Espinafre é daquelas verduras que vão bem em todos os tipos de receitas. Até em sopa! Mas neste caso, em que estamos mostrando para você 5 soluções naturais para sinusite, o espinafre aparece, mas em sugestão de suco.

Sabemos, também, que as folhas verdes têm propriedades anti-inflamatórias, e no caso deste suco, não é só o espinafre que combate os sintomas da sinusite: para obter um bom resultado adicione água de coco e hortelã. Este suco atua com um bom descongestionante das vias nasais. Além da propriedade de hidratação da água de coco.

Para prevenir e combater os sintomas da sinusite aposte em receitas naturais.

Não esqueça de curtir e compartilhar este artigo em suas redes sociais!

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário