5 Estratégias para emagrecer no pós-parto
Emagrecimento

5 Estratégias para emagrecer no pós-parto

junho 21, 2019   •   por Karen Coelho

 Voltar a forma e o mais rápido possível é um desejo da maioria das mães após o parto. Há várias estratégias para que este processo seja vivido de forma natural e sem pressa. A amamentação é um dos mais eficazes, mas há outros. Neste artigo, mostramos para você as estratégias para emagrecer no pós-parto de forma segura e saudável.

Recentemente, somos bombardeados na mídia com imagens de mulheres que após poucas semanas depois de serem mães, já apresentam uma forma perfeita. Para algumas mulheres, este período pós-parto pode ser um momento de angústia e ansiedade e muitas perguntas aparecem: por que eu não consigo emagrecer? Será que o meu corpo vai ficar deformado?

Estratégias para emagrecer no pós-parto

Calma. A primeira coisa a não perder de vista é que foram 9 meses de profundas transformações corporais e psicológicas. E o organismo precisa de um tempo para se reorganizar. Tempo é a palavra-chave deste processo e cada organismo é um, por isso não se culpe, nem fique ansiosa se o seu corpo não é igual ao que aparece nas redes sociais.

Claro que a mulher tem o direito a sentir-se bem com o seu próprio corpo e por isso, neste artigo, selecionamos algumas estratégias para emagrecer no pós-parto que além de serem seguras, são saudáveis. Evite dietas restritivas que poderão influenciar na sua capacidade e amamentação e bem-estar geral do organismo.

1. Não tenha pressa

Para que ter pressa para voltar a sua forma física? Respeite o seu organismo e o seu ritmo, e nesta primeira fase, pós-parto, é natural que o seu bebê exija muito de você. Saiba que você precisa estar relaxada para amamentar e beneficiar da presença do seu bebê.

2. Amamente

Amamentar é só benefícios. Para além de alimentar o seu bebê com o alimento perfeito para o seu saudável desenvolvimento, fortalece o vínculo afetivo com a mãe, emagrece. Conforme a Organização Mundial de Saúde, amamentar durante seis meses contribuirá para perda em cerca de 5 kg. Uma maneira saudável e natural de emagrecer.

3. Respeite as refeições

Uma das melhores estratégias para emagrecer no pós-parto é muito simples: alimente-se. É ilusório pensar que, saltar as refeições, ajudará a perder peso. A recomendação é que no período pós-parto, a lactante alimente-se de três em três horas, portanto seis refeições ao dia. E isso é importante porque contribui para garantir a saciedade do organismo, evitando o consumo de alimentos mais calóricos como carboidratos e açúcares.

Leia também:

Como emagrecer os braços?

4. Hidratação, sempre!

Neste período é essencial um cuidado com a hidratação, sendo recomendável a ingestão de cerca de 8 a 10 copos de água por dia e de preferência longe das refeições. Estar com o organismo hidratado, para além de regularizar as funções dos múltiplos órgãos, auxilia na sensação de saciedade. Se você ainda tem dúvidas como hidratar-se, saiba que para além de dar preferência a água, chás, e águas aromatizadas com limão, ervas frescas como hortelã e até frutas poderão ser incluídas na sua rotina alimentar diária. Vale sempre lembrar que as bebidas gaseificadas não são recomendadas, pela concentração de açúcares e não serem nutritivas.

5. Repouse

Sempre que possível tente dormir, pelo menos oito horas. É óbvio que sabemos que no período pós-parto, quando o bebê ainda é muito pequeno, as horas de sono são muito entrecortadas pelas necessidades do bebê. É um período de adaptação que pode ser muito exigente e contribuir para o aumento da ansiedade.

E por que a ansiedade poderá ser tão prejudicial? Quando o organismo está sob estresse, há a liberação de um hormônio conhecido como cortisol, que dificultam a perda de peso, promovendo o ganho extra de peso. Como sugestão tente conciliar, o mais possível, com a rotina de sono do seu bebê e vá para cama cedo.

Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário