4 superalimentos mexicanos que o manterão saudável e em forma
Alimentos

4 superalimentos mexicanos que o manterão saudável e em forma

setembro 04, 2018   •   por Karen Coelho

Há tanta conversa sobre superalimentos que parece ser uma moda passageira ou uma tendência nos alimentos. A verdade é que é um termo comercial que inclui um grupo de alimentos com benefícios muito maiores em comparação com outros que comemos com frequência.

Enquanto não há nenhuma base científica demonstrando suas propriedades e benefícios, sua crescente popularidade se deve mais a do termo que anuncia -se como alimentos com nutricionais “super poderes” ou soluções milagrosas para todos os problemas de saúde, incluindo os resultantes de uma dieta pobre, mas também os aliados perfeitos para aqueles que gostam de gastronomia, sempre ansiosos para conhecer e experimentar novos ingredientes, e aqueles muito imersos nas questões de saúde e bem-estar que eles usam regularmente.

É importante reconhecer que outras vantagens que os diferenciam são que eles tendem a ser alimentos com sistemas de produção mais limpos, agroecológicos e até mesmo muitos deles com certificações orgânicas, este é outro motivo para considerá-los superalimentos

Assim, o uso desse termo influenciou a reintrodução em nossa dieta alimentar que sempre existiu, e que foram utilizados até mesmo por diferentes culturas ancestrais ao redor do mundo, promovendo uma melhor nutrição não apenas em termos nutricionais, mas também cultural e gastronômica.

Nosso país tem uma das maiores variedades de alimentos, incluindo muitos daqueles considerados superalimentos. Mas vem do méxico 4 especiais.

Algumas deles tinham sido esquecidos, especialmente pelas novas gerações que cresceram em um mundo cheio de produtos processados e industrializados, que estão se tornando alimentos e pratos preparados em menos comuns da forma tradicional e com ingredientes locais.

Então, nós dizemos quais são quatro desses super alimentos que você deve levar de volta e integrar nos deliciosos pratos que você prepara:

Quelites Mexicano

quelites mecicano

Se há algo realmente nativa do México são os quelites, seu nome vem do Nahuatlquiltil, que é interpretado como a erva comestível.

Como toda a erva, cresce selvagemente, principalmente no milharal, e adapta-se facilmente a diferentes condições.

São centenas de variedades de quelites, alguns deles já deve conhecê-los ou ter comido sem saber, eles são parte de alguns dos pratos mais tradicionais; Sua produção é espontânea e fácil de colher, por isso seu preço é acessível.

Exemplos de quelites são: Verdolagas, agrião, chivitos, papalo quelite, fedegosa, lambsquarters, trevo, Chenopodium Nuttalliae, hoja Santa, Chaya, Romeritos, nabo, pipicha, malva, chipilin, Mozote, epazote, etc.

Por que isso é um superalimento?

Seu valor nutricional é alto, acima de folhas como espinafre e acelga, possuem alto teor de proteína, fibra, ferro, potássio, vitamina C e D, entre outros. Eles também contêm polifenóis e flavonóides que atuam como antioxidantes.

Como consumi-los?

Sua preparação é muito versátil, além dos pratos em que são utilizados e alguns petiscos como sopes, quesadillas, tamales, Tlacoyos etc., eles também são consumidas como um condimento e com fins medicinais. Você pode experimentá-los em saladas, salteados, levemente cozidos, como enfeite ou no suco verde.

Leia também: 7 Alimentos que melhoram o humor

Amaranto

amaranto mexicano

É um dos alimentos que goza de maior popularidade, talvez você já tenha consumido muitas vezes, pois com ele são confeccionados alguns doces típicos como alegrías. Tem sido apreciado desde a antiguidade por várias culturas pré-colombianas por seu alto valor nutricional.

Por que isso é um superalimento?

É proteína de alta qualidade e de fácil digestão para a sua excelente equilíbrio de aminoácidos (150), incluindo lisina, que é encontrado em pequenas quantidades em outros cereais, o que torna ideal para as mulheres em gestação e crianças, ser comparável com o leite.

Tem um elevado teor em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, vitamina A, B, C, D, B1, B2 e B3, folato, os hidratos de carbono que fornecem energia e é livre de glúten.

Como consumir isso?

Como você pode imaginar: sucos, smoothies, smoothies, barras de cereais e barras energéticas; em saladas e vários pratos. Também como farinha para fazer pão, biscoitos e sobremesas. Uma das melhores maneiras de comê-lo é como brotos.

Leia também: Conheça o Alimento Secreto que s Asiáticas Usam Para Perder peso

Chia

quais os beneficios da chia

É hoje um dos alimentos mais consumidos, juntamente com o amaranto, o feijão e o milho. Seu cultivo foi um dos alimentos mais importantes e básicos para as civilizações antigas no México.

Por que isso é um superalimento?

É uma das sementes com a concentração mais elevada de ácidos gordos omega 3, também contém um nível de proteína de alta mais do que quaisquer outros descendentes-, também, fornece cálcio, boro, ferro, magnésio, cobre, zinco, hidratos de carbono, antioxidantes e fibras .

Como consumir isso?

Libera mucilagem quando embebido em água, o que dá uma consistência gelatinosa que torna muito versátil para fazer sobremesas como chia pudim ou geléia, além de ser aspergido sobre pratos e saladas, ou como ingrediente em produtos de panificação. Ele também pode ser usado em todos os tipos de bebidas e, como o amaranto, é recomendado consumi-lo como broto.

Leia também: 10 surpreendentes benefícios das sementes de Chia

Spirulina

spirulina o que é

É uma cianobactéria, embora alguns consideram alga, e, juntamente com o amaranto é considerado por alguns como o alimento do futuro para sua alta concentração de nutrientes e benefícios. 

Não é evidência de que os astecas consumido, de lago Texcoco, e era conhecido como ” tecuitlatl ” que em nauatle significa “produto de pedra”, porque tinha observado que formada apenas em água com elevado conteúdo mineral.

Por que isso é um superalimento?

Contém uma longa lista de vitaminas e minerais, destacando-se os do complexo B, composto por 57% de todos os aminoácidos essenciais com biodisponibilidade total.Ajuda a recuperar a forma física, a energia, a vitalidade e a desintoxicar o organismo. Ele contém antioxidantes como o beta-caroteno, que é bom para a saúde dos olhos e da visão, ácidos graxos essenciais e clorofila. Também ajuda a regenerar a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.

Como consumir isso?

Hoje em dia é fácil encontrá-lo na forma de comprimidos de spirulina prensados, e é consumido como suplemento alimentar, podendo também ser encontrado em pó para ser adicionado a bebidas e sucos verdes.

Comer não é apenas comer, é aproveitar o que consumimos e, por sua vez, dar benefícios ao nosso sistema e às nossas vidas. Uma boa dieta nos dá a oportunidade de viver com maior energia e experimentar o que o mundo preparou para nós.

Leia também: Spirulina o que é e quais sãos os seus benefícios

Gostou deste artigo? Que tal compartilhar com seus amigos!

4 superalimentos mexicanos que o manterão saudável e em forma
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário