2 passos simples para acabar com os pensamentos negativos!
Coaching de emagrecimento

2 passos simples para acabar com os pensamentos negativos!

dezembro 12, 2018   •   por Karen Coelho

É comum se encontrar presa em uma situação de pensamentos negativos cíclicos. Especialmente se nossa vida é corrida e não temos tempo para fazer aquilo que realmente desejamos fazer. Você já se encontrou na situação de dizer: “Ah, mas fulana parece feliz por que ela tem tempo, ou por que faz o que gosta. Se eu tivesse tempo, também faria assim, também seria feliz”. Ou qualquer coisa deste tipo?

Se sim, eu tenho uma coisa para falar para você. O dia desta pessoa tem as mesmas 24 horas do seu!

Ah Karen, mas eu tenho filhos, trabalho, responsabilidades. Bem, se você continuar procurando desculpas, eu tenho outra coisa para te falar: A sua mente vai continuar encontrando essas desculpas.

Como acabar com os pensamentos negativos?

 

acabar com os pensamentos negativos passo

Nossa mente é poderosa e responde exatamente àquilo que procuramos. E nós podemos utilizar isso para obter sucesso no emagrecimento.

O ciclo dos pensamentos negativos, pode ser comparado a atuação de uma bola de neve: começa a rolar pequena mas, se encontra mais neve pelo seu caminho vai aumentando de tamanho e cresce e cresce enquanto continuar a encontrar neve pela frente. Ficando pesada, densa e quase que indestrutível. Assim são os pensamentos negativos.

Exemplo prático:

Ficamos mal por estarmos mal; nos culpamos por nos culparmos; Ficamos irritados com a nossa irritação e ansiosos com a nossa ansiedade. Concorda?

Pensamentos negativos geram inércia

Tais pensamentos tem um efeito tão grande em nossas mentes, que acabam por nos trazer consequências físicas, ficamos reféns de uma inércia que não sabemos, racionalmente, explicar de onde vem. Esta paralização afeta, principalmente os filtros que nós utilizamos para processar as informações.

Assim como a bola de neve, um pequeno pensamento, inocente, liberado em nossa mente, sem nem mesmo ser de maneira consciente, leva a outro, que leva a outro e quando nos damos conta (ou não) já estamos com a nossa energia lá em baixo, deitadas debaixo do edredom, querendo uma série do Netflix e sorvete de chocolate.

É aqui que entra mais uma sacada: os pensamentos negativos drenam a nossa energia.

Sim, pensar negativo, te afeta fisicamente!

Pensar de maneira negativa afeta nossas emoções, nossos comportamentos, nossos outros pensamentos e até mesmo o ambiente ao nosso redor. Já experimentou compartilhar o ambiente, por um determinado período de tempo com uma pessoa extremamente negativa?

Depois de alguns minutos de convivência, todo o ambiente é contaminado com negatividade, as coisas passam a dar errado e o clima fica completamente pesado.

Como lidar com os pensamentos negativos?

Bom, a melhor maneira de lidar com os pensamentos negativos é através de 2 passos bem simples.

O primeiro passo é tomar consciência dos seus pensamentos.

Mas Karen, se eu tomar consciência não vou estar pensando negativo? Não! Definitivamente não!

Tomar consciência significa enxergar que está pensando negativo. É trazer para a luz do seu sistema racional, aquilo que você está fazendo automaticamente e assim, poder chegar ao segundo passo.

O segundo passo é, reverta o foco.

Tente encontrar algo de positivo, dentro daquela situação em que sua mente encontrou algo negativo. Reverter o polo da sua mente é mais simples do que você imagina. Como eu já falei neste artigo, pergunte à sua mente e ela responderá. Se você perguntar para o seu cérebro, o que de positivo pode haver naquela situação, ele fará todo esforço para encontrar uma resposta para você. E assim seu foco passará de procurar o negativo para procurar o positivo.

Assim como a negatividade contamina, a positividade também. O esforço é o mesmo, os vetores é que são diferentes.

Pergunte para a sua mente quando você pode encontrar tempo para fazer o que gosta. Quando eu posso encontrar tempo para encontrar minha felicidade? Reverta o polo da sua mente.

Pratique esses dois passos e depois me conte como andam os seus pensamentos!

 

Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
1 comentário
  1. Maria Clara Cordeiro
    março 11, 2019

    Incrível sua postagem, eu tenho pensamentos negativos e estou buscando mudar isso e seu post veio na hora certa para mim, encontrei no momento que eu mais preciso.

    Obrigado
    Beijos

Deixe seu Comentário