15 plantas medicinais que podemos cultivar em casa
Alimentos

15 plantas medicinais que podemos cultivar em casa

outubro 24, 2018   •   por Karen Coelho

É sempre bom ter plantas medicinais como auxiliares para usar quando você precisar, mas também seria bom se você pudesse cultivá-las você mesmo, em alguns casos você pode fazer isso mesmo se tiver pouco espaço. Você sabe que pode cultivá-las sem pagar mais por elas?

Existe uma longa lista de ervas medicinais que você pode cultivar em sua casa. Alguns podem ser usados ​​como chás ou condimentos, outros apenas como condimentos, outros apenas como chás de cura ou cataplasmas.

Na farmacopeia popular, cada cultura tem suas plantas favoritas e, de fato, em todos os continentes existem plantas medicinais para doenças comuns que podem nos afetar. No entanto, existem algumas plantas medicinais ou ervas que já são universais porque foram distribuídas em todo o mundo.

Em tempos não tão distantes, essas plantas estavam sempre presentes em pátios e cozinhas, muito recorrendo à cura de problemas estomacais, catarro, insônia, palpitações e até mesmo para os males do amor;

Normalmente, esse tipo de planta não precisa de cuidados especiais, mas pode trazer muitos benefícios.

Nós mostramos alguns exemplos de plantas medicinais e ervas que são realmente fáceis de cultivar em sua casa. Aqui você tem 15 plantas medicinais que você pode começar a cultivar em casa:

15 plantas medicinais que podemos cultivar em casa e melhorar a saúde

15 plantas medicinais para cultivar em casa

  1. Alho.
  2. Manjericão
  3. Aloe Vera.
  4. Aipo.
  5. Arnica.
  6. Erva doce.
  7. Jasmin.
  8. Lavanda.
  9. Camomila
  10. Melissa.
  11. Hortelã
  12. Orégano.
  13. Salsa.
  14. Tomillo.
  15. Cenouras.

1. Alho

Pode ser plantado quase em qualquer época do ano. Ele gosta de luz natural e solo bem drenado. O bom é que o cultivo de alho não vai dar muito trabalho.

Propriedades:

O alho é um alimento com muitos benefícios  e propriedades . Atua como anticoagulante, antibacteriano, antibiótico e antioxidante, além de combater a congestão nasal, entre muitas outras propriedades .

2. Manjericão

É uma planta que vem do sul da Ásia, Indonésia e Índia;

Como plantar

Pode ser plantado em vasos, mantidos em semi-sombra e irrigados em abundância. É reproduzido por estacas (como vemos na imagem) ou sementes, para plantar em solo com boa drenagem, para fertilizar regularmente, é muito sensível ao frio, pode ser cultivado em ambientes fechados.

Propriedades

O óleo contido nas folhas destrói bactérias e insetos. O suco das folhas alivia a bronquite, febre, resfriados, inflamações da garganta e problemas digestivos. Graças ao seu cheiro e leve sabor aromático, é usado como tempero. Contra flatulência e gases, é antiespasmódico. Uma infusão de folhas frescas e gotas de limão acalma dores de estômago e espasmos intestinais. A infusão de suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o suco das folhas com abelhas alivia a febre. O chá de manjericão faz mais leite nas mães. O chá frio é bom para problemas oculares, tanto em enxague quanto em bebida.

Seu maior uso é na luta contra a fadiga e a depressão, por seu valor como ativador do sistema imunológico.

3. Aloe Vera

É plantada em vasos com boa drenagem, não necessita de cuidados excessivos. É uma planta medicinal muito fácil de usar e manter.

4. Aipo

Como plantar

Ele gosta de climas quentes e solo com muitos nutrientes, pode ser plantado em uma panela.

Propriedades.

Tem ação diurética serve para combater a prisão de ventre, alivia a azia, é uma fonte de cálcio, diminui o colesterol, os eletrólitos perdidos reabastecimento em atividade física e tem propriedades anti-inflamatórias.

5. Arnica

Arnica montana é a espécie mais comumente usada em preparações medicinais hoje, no entanto, as outras espécies do gênero  Arnica têm sido tradicionalmente usadas em diferentes partes do mundo.

Como plantar

Gosta de luz, solo argiloso, plantio em uma área isolada ou em uma panela fora do alcance de crianças ou animais de estimação, pois é tóxico.

Propriedades.

É um poderoso anti-inflamatório geralmente usado topicamente para o tratamento de contusões, entorses, inflamações causadas por picadas de insetos e doenças reumáticas.

6. Erva-doce

Como plantar

Cultivar erva-doce é fácil a partir da mesma semente e pode chegar até 2 m de altura, também ama o sol e solo seco e rico.

Propriedades.

Esta planta é um analgésico digestivo. É por isso que os restaurantes indianos colocam pequenos recipientes de sementes de erva-doce na mesa para mastigar depois do jantar. Seu ingrediente ativo é anethole, relaxa os músculos do estômago e facilita a digestão.

7. Jasmim

O jasmim é caracterizado pelo seu perfume requintado e pela multiplicidade de benefícios que a nossa saúde traz para os níveis psíquico e físico.

Como plantar

Os jasmins  são plantas de clima quente, preferem o sol à sombra. O solo deve ter boa drenagem e estar bem nutrido. Temos que encontrar um lugar com espaço suficiente para facilitar o trabalho deles. Vamos colocar uma cerca ou postes para que você possa segurar a videira. Recomenda-se que a distância que colocamos entre cada  jasmim  seja de dois metros e meio.

Propriedades

É usado na medicina natural para eliminar o estresse e a depressão. As flores frescas contêm substâncias com propriedades afrodisíacas e no chá (muito popular na China) acelera o metabolismo que ajuda na perda de peso, na limpeza de toxinas e na digestão.

Sem dúvida, sua maior contribuição é para o mundo da perfumaria, cosméticos e aromaterapia, sendo um dos ingredientes essenciais em muitos perfumes.

8. Lavanda

Como plantar

Plante em vasos com solo bem drenado, gosta do sol.

Propriedades

A lavanda é uma planta medicinal que tem muitas propriedades, enfatiza seus efeitos calmantes e relaxantes, por isso é normalmente usada para tratar ansiedade, insônia, depressão e problemas associados a mudanças de humor. É anti-séptico e anti-inflamatório, aromatiza e serve para manter os insetos afastados, pode ser usado como anti-mariposas pendurando um raminho no armário.

Mas não pára por aí, existem muitos outros benefícios de guloseimas lavanda muitas outras doenças, se usadas em chá, chá ou óleo: chá de lavanda ajuda a melhorar a inflamação dos problemas de bexiga e urinária, panos de água de flores de lavanda reduzir os níveis de dor de cabeça, óleo de lavanda ajuda a aliviar o reumatismo, o tônico de lavanda é freqüentemente usado em aromaterapia para ajudar a relaxar.

9. Camomila

Como plantar

É fácil de crescer, cresce muito bem em qualquer tipo de solo e em pleno sol.

Propriedades

É um bom remédio para dor de cabeça, dor muscular ou dor de estômago. O óleo essencial de camomila contém mais de 120 componentes medicinais.

10. Melissa

Erva-cidreira, erva-cidreira, citronela ou folha de limão é uma erva perene da família Lamiaceae, nativa do sul da Europa e da região do Mediterrâneo.

Como plantar

Hortelã relativa não requer muito cuidado, colocar em semi-sombra, não gosta do frio. É uma planta que se espalha pelas raízes que saem dos galhos, colocando-os no chão cria novas mudas.

Propriedades

Sedativo, antidepressivo, estimulante digestivo, vasodilatador periférico, diaforético, restaurador e relaxante do sistema nervoso, antiviral e antibacteriano. Tome uma xícara de folhas verdes frescas ou secas 3 vezes ao dia para depressão, esgotamento nervoso, indigestão ou náusea. Muito usado na Grécia antiga.

Muito perfumado, é utilizado na culinária para dar sabor a saladas, peixes e pratos doces.

11. Hortelã

Mentha piperita, herbaboa urmenda, hortelã, mentha virdis, erva de intenso aroma verde e refrescante; É tônico, estimulante e estomacal. Não deve ser consumido durante a gravidez nem com menos de cinco anos.

Como plantar

Não requer muito cuidado, colocar em semi-sombra, resiste ao frio, sombra, falta de água e aceita solos com poucos nutrientes. Portanto, as balas são muito fáceis de cultivar plantas com solo fértil e água abundante.

Propriedades

Cada uma das diferentes variedades de hortelã tem seus usos na medicina popular, mas, basicamente, é usada como um digestivo e como um sedativo para distúrbios gastrointestinais e para reduzir resfriados.  Estimula os sentidos e melhora o humor. Como uma infusão, é excelente para digerir, tratar resfriados e remover soluços. Também trabalha para aliviar dores de cabeça, enxaquecas ou dores causadas por contusões. Como o alecrim e a cânfora, impede irritações e resfriados da pele, dor de cabeça e dor de dente – mastigando a folha – As folhas em infusão são usadas contra a insônia. Os talos são eficazes contra picadas de insetos.

A hortelã-pimenta é amplamente usada nas refeições, para perfumar salas fechadas, também repele formigas, pulgões e outras pragas comuns nas plantas.

É quase sempre aplicado como uma infusão, embora compressas úmidas sejam usadas para a pele.

12. Orégano

Como plantar

Ela cresce em todos os tipos de climas, eles só precisam de solo úmido fértil. Ele gosta de luz, mas tolera a sombra também. Ele se espalha rapidamente e cresce bem em potes.

Propriedades

É usado para perder peso, promoção do sistema digestivo, tratamento da sinusite, dor de dente. É antibacteriana, antioxidante, antifúngica, anti-inflamatória, anti-histamínico (para auxiliar no tratamento da alergia), alivia doenças de pele, doenças respiratórias combate, é utilizado para tratar a congestão nasal e dores musculares e dores pulmonares aliviar, diminuição da cólica menstrual, alivia o desconforto do estômago, estimulante imunológico. Seu chá alivia tosse, indigestão, cãibras musculares e dores de cabeça e é antifúngico.

13. Salsa

É uma planta robusta e bianual que é cultivada como se fosse anual, sua folhagem é verde brilhante e crespo e é rica em vitamina C.

Como é plantado

Ele gosta do sol, da água e do bom fertilizante.

Propriedades

Potenciador do sistema imunológico, reduz o mau hálito, para consumi-lo basta esmagar algumas folhas e comê-las, aproximadamente uma colher de sopa por dia seria adequada. É excelente para melhorar o cabelo escuro e é um bom antídoto contra a caspa. Aqueles que têm pele muito oleosa podem aplicar um creme anti-acne nutritivo à base de leite de salsa e lavanda e hortelã e salsa. Este tratamento, combinado com uma máscara facial de frequência semanal, pode produzir resultados muito notáveis. Também à base de salsa, são feitas loções para os olhos e contra as rugas e um excelente líquido para limpar a boca.

14. Tomilho

São poucas as cozinhas que não possuem esta erva, que por muito tempo também foi apreciada por suas propriedades anti-sépticas. No século passado e no começo do presente foi usado para acalmar e desinfetar as feridas dos soldados.

Como plantar

Ele gosta do sol, uma boa drenagem, pouca água e terra bastante calcária.

Propriedades

Tomilho continua a ser usado para fazer sabonetes e anti-sépticos e seu papel é importante em muitos produtos de higiene pessoal caseiros. Com ele é feito um tônico facial refrescante e adstringente, um banho relaxante nos pés e um bom aditivo para a água do banho, além de um delicioso xampu.

15. Cenouras

Como plantar

Eles precisam de muita luz e a terra não pode ter pedras ou detritos para que a raiz possa crescer sem obstáculos, o solo que drena bem e fundo para que possa crescer bem.

Propriedades

Distúrbios hormonais, combate resfriados e tem efeitos no funcionamento do intestino: é antidiarreico, mas em excesso, acaba tendo o efeito oposto.

Bom, existem muitas plantas medicinais que podemos cultivar em casa, caso você goste, é uma ótima opção.

 

 

 

 

15 plantas medicinais que podemos cultivar em casa
Avalie este post
Compartilhe!
Karen Coelho
Carioca, advogada, blogueira, coach de emagrecimento, coach de alta performance, analista comportamental do obeso e uma eterna entusiasta da vida. Criei o blog da Karen para poder compartilhar com vocês minha paixão pelo universo feminino.
Deixe seu Comentário